domingo, 13 de novembro de 2011

05/11/2011 - 1ª Corrida Volta do Balneário - FLN/SC

1a. Volta do Balneário - FLN/SC

Esse final de semana tinha dobradinha de corridas, e como sempre, uma no sábado à tarde e a outra no domingo de manhã. Melhor que a de sábado era somente de 5 Km.

Grande expectativa para essa corrida. Era a oportunidade de tentar consolidar um tempo abaixo de 23 minutos em uma prova de 5 Km. Meu objetivo era chegar em 22min30s. Para conseguir isso eu precisaria  manter uma pace em torno de 4:30 ao longo de todo o percurso, coisa que eu só tenho conseguido manter até o 3o Km.

Saí um pouco mais cedo de casa para pegar o kit da Corrida de domingo no parque de Coqueiros. Lá encontrei o Sebastião e o Ênio, que depois seguiu comigo para a corrida da Volta do Balneário.

Chegando lá, retiramos o kit, que era composto de uma sacola com squeeze e uma camiseta regata de algodão. Para essa prova era obrigatório o uso da camiseta do evento. Ainda bem que eram somente 5 Km, pois o dia estava quente e a malha não era muito apropriada para correr.

Inicialmente, às 16:00, foi dada a largada para a caminhada com aproximadamente 20 atletas participando. Após uns 10 minutos foi a vez do pessoal da corrida de 5 Km. Eu estava decidido e planejado em tentar manter o pace em 4:30 mesmo em todo o percurso e para isso precisaria dosar nos quilômetros iniciais.

Conforme planejado antes da corrida, fiz tudo errado novamente. Larguei pensando que estava indo bem tranquilo durante o 1o Km. Aparentemente eu estava razoavelmente confortável, mas logo descobriria que não estava tanto assim. Ao completar o 1o Km olhei para o relógio que registrou um pace de 4:00. Por um lado fiquei contente, mas aí lembrei que isso era um dos melhores tiros que eu já havia dado. Ressalto  que o vento nesse trecho era forte e estava a meu favor.

Uma vez que estava com um crédito de tempo poderia e deveria reduzir o ritmo na sequência, mas tentando manter no pace médio de 4:30. Foi o que consegui no 2o Km, ainda com o vento a favor. Agora só faltavam mais 3 Km, mas que para mim foram uma eternidade.

O 3o Km, já pegando um trecho na volta com o vento forte contra, o pace subiu para 4:51. O meu nível de esforço já estava no máximo. E ainda estava com esperanças de chegar no meu tempo objetivo.

Aí veio o banho de água fria. Nunca imaginei que o vento contra poderia comprometer tanto a minha corrida. Além de eu estar já no meu limite, me exigia um esforço cada vez maior. A essa altura a idéia de parar e continuar andando foi ficando cada vez mais forte. Puxa, mas andar em uma corrida de 5 Km não estava no meu script. Consegui a duras penas continuar trotando, mas já com um ritmo quebrado. Resultado, pace de 5:22 no 4o Km.

O 5o e último Km não foi diferente, porém o percurso entrou por várias ruas cortando um pouco a ação contrária do vento. Como já vinha bastante desgastado, não havia muito mais o que fazer. Ainda consegui completar esse Km final em 4:59. Curioso foi que o GPS fechou os 5 Km exatamente embaixo do portal de chegada. Medição exata.

Completei a prova em 23min48s. Graças aos dois últimos quilômetros meu tempo foi muito além do que eu almejava. Fiquei um pouco decepcionado comigo mesmo, mas tem dias que o nosso rendimento não acompanha a nossa expectativa. Fica para a próxima.

Após muita água para hidratação, aproveitei que havia uma tenda de massagens e fui dar uma relaxada nas pernas. Fiquei mais um pouco para assistir a premiação, mas como demorou muito só vi parte dela. Tinha que descansar para o dia seguinte, pois teria outra prova logo de manhãzinha.

Renato divulgando e promovendo a grande Corrida de Angelina

Devidamente uniformizado para o corrida

Ao fundo o nosso cartão postal

O vento estava tão forte que me empurrou lá pra trás

Finalmente cheguei. 5 Km cravados

Recurso panorâmico da câmera da Marta

Local: Balneário do Estreito -  Florianópolis / SC
Data: 05/11/2011
Horário: 16:00 Hs
Distância: 5 Km    

Inscrição: R$ 30,00 
Kit: Número do peito, camiseta e squeeze  

Tempo: 23min40s
Pace: 4:46 min/Km

Colocação: 6 de 20 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 40 de 104 (masculino)
Colocação: 44 de 156 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário