sexta-feira, 25 de novembro de 2011

20/11/2011 - 5ª Corrida pela vida - Beira mar continental - FLN/SC

5a. Corrida pela vida - Beira mar continental - FLN/SC

Essa foi a 3a corrida na Beira mar continental em menos de um mês. Enquanto ela está fechada para o trânsito de veículos aproveitamos para correr livre e sem preocupações por toda a sua extensão.

O dia amanheceu ideal para se bater um novo record pessoal. Tempo fresquinho, com uma chuvinha bem fina, e praticamente sem vento. Além disso, o percurso é todo plano. E foi com esse objetivo que fui para a corrida. Dessa vez não ia ter desculpas pra não conseguir fazer o meu sub-47 nos 10 Km. Tempo esse que venho perseguindo durante todo o ano.

Chegando ao local da largada logo encontrei alguns amigos “Loucos por corridas” e fomos retirar o chip. O tempo fechou um pouco e começou a chover, mas nada que incomodasse. A largada atrasou um pouco, pois a fila pra entrega dos chips estava grande.

A prova teve duas modalidades de distâncias: 5 Km e 10 Km. Como o percurso de ida e volta tinha 5 Km, os participantes dos 10 Km teriam que fazer duas voltas.  

Na largada, apesar do chip, não havia o tapete para registrar o início, ou seja, seria considerado o tempo bruto da corrida. A minha estratégia dessa vez era ser o mais regular possível dentro da prova, começando em um ritmo mais próximo do meu pace médio e tentando mantê-lo.

Sai um pouco mais atrás e comecei a corrida sem olhar muito para quem estava a minha frente e ao meu lado, mas preocupado sim em manter o pace em torno dos 4:40, que permitiria eu chegar no meu objetivo.

Meu início foi bem tranquilo, sem grandes esforços, e estava me sentindo muito bem. Concluí o 1o Km em 4:30. No Km seguinte consegui manter o pace em 4:32. O melhor de tudo é que estava bem, mas sabia que estava com um ventinho a favor nesse trecho. Chegou o primeiro retorno, que ocorreu em frente ao IF-SC em Coqueiros, e virei junto com o Renato, que me acompanhou um pouco e depois disparou na frente. Ainda assim, o pace se manteve bem no 3o Km, em 4:38. 

Em seguida, entramos novamente na Beira mar continental e por menor que fosse a ação contrária do vento, dificultava o avanço, aumentando a resistência, e consequentemente fez subir o meu pace, indo para 4:52 no 4o Km e 4:50 no 5o Km. Apesar disso me mantive otimista, pois mesmo assim estava conseguindo fazer ultrapassagens em atletas que normalmente chegam na minha frente.

Iniciei então a 2a volta. Novamente no trecho de ida o pace melhorou caindo para 4:42, 4:47 e  4:39, no 6O, 7O e 8O Km, respectivamente. Nesse trecho não tive nenhuma alteração de posição. Consegui me aproximar um pouco de outros atletas que também chegam na minha frente, inclusive o Renato. Fui tentando acompanhá-los de perto para não perder contato, tendo uma motivação a mais na corrida. Mesmo tendo feito o pace de 4:53 no 9o Km (por causa do vento contrário) cheguei um pouco mais perto deles e já sonhava com a possibilidade de alcançá-los. Aguardei até faltar aproximadamente uns 400 metros para tentar um sprint final. Era tudo ou nada, pois eram 4 atletas praticamente juntos.

Prendi a respiração, acelerei e queimei as minhas últimas energias. Consegui passar por todos eles com um enorme sacrifício, sendo que somente o Renato teve gás para recuperação, voltando e chegando um pouco a minha frente. Bastante exausto cravei o cronômetro, mostrando o tempo de 46min28s. O sub-47 eu tinha conseguido, mas restava saber para qual distância. O garmim apontou 9,94 Km. A projeção para os 10 Km seria 46min46s. Finalmente consegui baixar o meu record pessoal nos 10 Km, depois de quase um ano.

Bastante satisfeito recebi a medalha, tomei muita água, muitos iogurtes (acho que uns 4), e comi muitas frutas. Depois assisti a premiação e voltei feliz pra casa por ter conseguido esse novo tempo. Me animei de novo. Agora quero abaixar o tempo na meia maratona, meu próximo desafio.


Não podemos reclamar da vista

Ensaio para a corrida de costas

Quase chegando

Valeu a pena o esforço final

Agora é só alegria

Local: Beira mar continental -  Florianópolis / SC
Data: 20/11/2011
Horário: 8:30 Hs
Distância: 10 Km   (9,94 Km) 

Inscrição: R$ 23,00
Kit: Número do peito, camiseta e chip 

Tempo: 46min28s
Pace: 4:40 min/Km

Colocação: 7 de 10 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 40 de 92 (masculino)
Colocação: 43 de 113 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário