segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

21/01/2012 - Night Run Costão do Santinho I9

Night Run Costão do Santinho I9

Essa foi a minha primeira corrida oficial do ano de 2012. Correr na areia não é a minha preferência e nem o meu forte por isso optei por correr na categoria de 5 Km ao invés dos 10 Km como de costume.

A Night Run Costão do Santinho é uma das poucas corridas realizadas no período da noite, o que é bem conveniente nessa época do ano devido ao forte calor que faz durante o dia. Também não poderia deixar de ser, pois enquanto tem sol, a praia ainda fica repleta de banhistas.

A retirada do kit foi feita na academia I9. Deu um certo trabalho para quem foi de carro, pois em época de temporada o centrinho dos Ingleses fica cheio e nas redondezas da academia não havia local fácil para estacionar. Mas deu tudo certo. De kit na mão fomos em direção à praia do Costão do Santinho.

Cheguei cedo, e pude curtir um pouco do visual da praia, que ainda não conhecia. Muita gente aproveitava o sol e o forte calor. Aos poucos o sol foi se pondo e a temperatura foi ficando mais agradável para a corrida. Porém os banhistas aproveitaram até os últimos momentos de sol, o que provocou um pequeno atraso na largada. Isso fez com que a iluminação das tochas colocadas na areia orientando o percurso da corrida se destacassem na noite. Muito bonito.

Como era a primeira prova do ano e realizada no Costão do Santinho, praticamente todos os loucos por corridas estavam por lá, inclusive o Paraíba (que venceu a corrida de 10 Km), o Egomar e a família, que vieram de Blumenau. Aproveitando também para curtir a praia.

A largada foi dada por volta das 20:15 com os atletas da prova de 5 Km tendo que dar uma volta e os de 10 Km duas voltas. Para incrementar um pouco o percurso teve um “S” no final da praia, fazendo um zig-zag, que deixou um rastro de atletas em uma formação bem interessante. Foram mais de 500 atletas participando.

Eu larguei posicionado mais à frente para tentar seguir no meu ritmo mais forte, pois seriam somente 5 Km. Na areia como o meu ritmo cai um pouco, pretendia fazer um pace em torno de 5 min/Km, De início, talvez empolgado com a primeira prova do ano fiz o 1o Km em 4:23. Durante a prova eu nem havia percebido, pois estava tudo escuro, mas sentia que estava correndo mais acelerado que o normal. No 2o Km já veio a cobrança pela saída mais forte e fechei em 4:50.

Recorde pessoal em prova na areia sei que é praticamente impossível, mas estava fazendo o meu máximo. Até que quase no final do 3o Km na parte do “S”, por uma falha de operação no Garmin, consegui parar o tempo, e consequentemente perdi todo registro posterior. Isso eu só fui descobrir depois de ter chegado.

No 4o Km, já um pouco recuperado do cansaço inicial, devo ter melhorado um pouco o ritmo. O Renato encostou e fomos juntos até o final “para mim”, pois pra ele ainda tinha outra volta. Sinceramente naquele ritmo eu não teria aguentado outra volta.

Cruzei a linha de chegada com o tempo bruto de 22min29s (lógico que quando tinha avistado o relógio acelerei pra ficar abaixo de 22min30s). Meu tempo líquido foi de 22min24s. Se o percurso tivesse os 5 Km mesmo teria sido praticamente o meu melhor tempo em corridas, mas o registro do Garmin do nosso amigo Enio foi de 4,75 Km. Mesmo assim achei muito bom o resultado com o pace de 4:43 em piso de areia.

A vantagem de se fazer a prova de 5 Km é que chegando mais cedo ainda têm fartura de água, isotônico, frutas, frozzen e pães da Wickbold de todos os tipos com requeijão, sem grandes filas. A fome já estava grande.

Aguardei para ver a entrega da premiação e se não sobrava um brinde do sorteio. Dessa vez não deu nada. Depois, exausto da corrida e ansioso por um bom banho pegamos o caminho de casa. Para minha infelicidade tudo congestionado. Resultado, só cheguei em casa no dia seguinte, 2 horas depois de ter saído.

Gostei muito da estrutura da prova, em um local muito bonito, e com uma galera muito animada, vinda de várias partes do Brasil. Até o resultado da corrida saiu rápido. Tomara que tenhamos novas edições. A I9 e os seus colaboradores estão de parabéns.

Na chegada ainda com a praia cheia
Eu e o Ênio fingindo que estávamos alongando
No portal de largada com o Resort Costão do Santinho ao fundo

Revendo os amigos na nova temporada 2012
Chegando depois dos quase 5 Km

Local: Costão do Santinho - FLN/SC
Data: 21/01/2012
Horário: 20:00 Hs
Distância: 5 Km  (4,75 Km)  

Inscrição: R$ 30,00 
Kit: Regata, gel, pulseira número do peito e chip 
  
Tempo: 22min24s
Pace: 4:43 min/Km

Colocação: 05 de 018 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 56 de 178 (masculino)
Colocação: 60 de 325 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário