sábado, 10 de março de 2012

26/02/2012 - 15ª Corrida do Carteiro - São José / SC

15a. Corrida do Carteiro - São José / SC


Essa foi a primeira corrida de rua do ano. Todas as outras até agora tinham sido na areia da praia ou na escada.
No período da manhã eu e o Ênio havíamos encarado uma corrida de quase 6 Km, e ao mesmo tempo em que sabia do desgaste dessa prova tinha a expectativa de conseguir melhorar o meu tempo do ano anterior.

Uma das características dessa corrida é que devido a oferta de premiação em dinheiro muitos atletas de elite costumam vir de vários estados, e dificilmente sobra alguma coisa para o pessoal de Santa Catarina.

Esse ano as inscrições para a comunidade se encerraram bem cedo com aproximadamente 200 vagas, e muitos atletas locais acabaram ficando sem poder participar. Não teve inscrição no dia.

A largada, prevista para as 18 horas atrasou um pouco, o que não deixou de ser bom, pois o sol e o calor foram perdendo intensidade. Dessa vez o percurso foi invertido em relação ao ano passado, mas também seriam duas voltas para completar os 10 Km. Não havia prova de 5 Km.

Como havia participado de outra corrida de manhã, a estratégia era largar moderadamente e tentar acelerar durante a prova. Como sempre não segui a estratégia. Ainda larguei um pouco mais atrás, mas com a empolgação inicial fiz a primeira parte da prova abaixo do que deveria, virando os 5 primeiros quilômetros com pace inferior a 4:40, respectivamente 4:23 / 4:38 / 4:36 / 4:34 / 4:37.

Se continuasse nesse ritmo teria ficando extremamente contente. Durante o percurso várias foram as ultrapassagens e poucas às vezes em que fui alcançado. Na segunda volta com as posições mais definidas e com a chegada do cansaço não consegui mais manter o pace abaixo dos 4:40, mas também não deixei escapar do 4:50. Vinha brigando com o relógio e com alguns atletas por posições.

No início a gente não sente muito o cansaço provocado por esforços anteriores, mas quando ele chega fica bem difícil manter o ritmo. O paces que se seguiram foram 4:41, 4:45 e 4:49, no 6o, 7o, e 8o Km. Faltando esses 2 quilômetros finais bateu aquela vontade de diminuir o ritmo e ir andando, mas o pensamento contra-ataca fazendo a gente não ceder, principalmente por faltar tão pouco. O esforço é cada vez maior para manter o ritmo, mas a sensação da proximidade do fim também nos empurra. No 9o Km novamente repeti os 4:49 e o 10o acho que não fechou, mas vinha em um ritmo bom de final de prova.

Cruzei o portal de chegada com o tempo de 45min41s. Já havia percebido que não tinha fechado os 10 Km, confirmado posteriormente os 9,83 Km pelo Garmin. Então fui conferir o pace, e para a distância foi o meu melhor desde então, 4:39 min/Km.  Em relação ao ano passado também consegui diminuir de 46min34s para 45min41s. O percurso foi o mesmo, só que invertido. Apesar da discreta melhora gostei muito do resultado pelas circunstâncias.

Na chegada tivemos uma belíssima mesa de frutas, com direito a barras de cereais e muito isotônico e água. Olhei um pouco a premiação, que praticamente ficou toda com o pessoal de fora e voltei pra casa para um merecido descanso.

Aquecimento com Renato e Egomar
Aquecimento com o Sebastião
Posicionando para a largada
Completando a 1a volta
Local: Beira mar São José / SC
Data: 26/02/2012
Horário: 18:00 Hs
Distância: 10 Km (9,83 Km)

Inscrição: 1 lata de leite em pó 
Kit: camiseta e número de peito    

Tempo: 45min41s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 12 de 21 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 73 de 156 (masculino)
Colocação: 87 de 213 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário