sexta-feira, 9 de março de 2012

26/02/2012 - 16ª Corrida da Praia da Pinheira - Palhoça / SC

16a. Corrida da Praia da Pinheira - Palhoça / SC


A dúvida pairou durante toda a semana. Seria uma boa participar de duas corridas em um mesmo dia, querendo ainda ter um bom desempenho?

A Corrida da Praia da Pinheira não estava nos meus planos, e nem tinha certeza se realmente iria ocorrer. Na véspera pensei comigo mesmo: só iria se não chovesse. E como não choveu lá fui eu, e o Ênio. Como estávamos com receio de não encontrar o local da largada saímos cedo. Mas foi bem fácil de achar. O Analto, o Clécio e o seu Antônio já estavam por lá. E de atletas conhecidos foi só, além do Diogo e do Célio que chegaram depois.

A largada foi dada às 9:30 com 14 atletas, sendo 3 da categoria feminina. O percurso seria de 6  Km, saindo da ponta da praia até o Hotel do Espanhol. Pelo pessoal que estava participando já imaginava chegar entre os últimos. Mas também não tinha problema. Ia conduzir a corrida sem forçar muito, pois a noite iria participar de uma outra de 10 Km.

O tempo ajudou e não estava muito quente. A areia da praia também colaborou, pois estava bem firme. Na largada, aquele discurso de correr tranquilo, sem forçar muito, logo foi esquecido. Todos já saíram disparando na frente, inclusive as mulheres. Pra não ficar muito para trás tive que acelerar também. Até consegui quase cair em uma passagem por um canalzinho que cortava a areia.

O primeiro quilômetro ainda na empolgação foi concluído em 4:27. Normal se fosse em uma corrida no asfalto. Mas já sentia um certo esforço adicional para poder acompanhar alguns atletas que seguiam a frente. Logo também comecei a sentir a ação do vento contra, que se prolongou entre o 2o e o 3o Km. Isso fez elevar um pouco o pace na ida, subindo para 4:48 e 5:02, respectivamente.

Não teve distribuição de água durante o percurso. Talvez por ela ser curta. Já na volta contamos com o vento a favor e o pace voltou a diminuir, 4:43 no 4o Km e 4:36 no 5o Km. Acho que tentar acompanhar o Clécio ajudou nesse pace. Consegui completar o percurso em 25min38s, mas sabia que a distância estava longe dos 6 Km. Conferido posteriormente com o garmin foi de 5,39 Km.

Senti que tinha feito uma boa corrida dentro das minhas possibilidades e poderia até brigar pela quinta colocação na geral, mas aí já seria um nível de esforço bem maior... De qualquer forma deu pra garantir um belo troféu na categoria, que já fez valer o dia, para mim e para o Ênio.

Ainda teve a corrida para as crianças, que aguardavam ansiosamente e disputaram com muito empenho as primeiras colocações para ganhar o seu troféu também. Pena que meu filho não quis ir.

Valeu muito a pena o passeio e o aquecimento para a corrida da noite. Dia 21 de abril teremos outra etapa em Palhoça.

Esse foi o percurso
Preparação para a largada
Troféu da categoria 40-44 anos
Grande participação das crianças
Eu e o Ênio: valeu a pena o passeio

Local: Praia da Pinheira - Palhoça / SC
Data: 26/02/2012
Horário: 9:30 Hs
Distância: 6 Km (5,39 Km)
 

Inscrição: Gratuita 
Kit: não tinha    

Tempo: 25min39s
Pace: 4:45 min/Km

Colocação: 1 de 1 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 7 de 11 (masculino)
Colocação: 7 de 14 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário