quinta-feira, 1 de março de 2012

12/02/2012 - 4ª Corrida Rustica Iceport Portonave - Navegantes / SC

4a. Corrida Rustica Iceport Portonave - Navegantes / SC

Com essa corrida completei a minha 100a participação. Nunca imaginei que um dia iria chegar a tanto. Ao concluir a minha primeira prova em Abril de 2009, nos 10 Km da IX Maratona de Santa Catarina, nem sabia se iria participar de uma próxima. Mas consegui vencer a minha inércia e me manter na prática desse esporte até o momento.

Nesse final de semana tinham várias corridas simultaneamente em Santa Catarina, o que acabou dividindo os vários integrantes do grupo “Loucos por Corridas”. A corrida de Navegantes eu já conhecia do ano passado. Sabia que seria bem pesada por ser toda realizada na areia e debaixo de muito sol e calor. Esse ano não foi diferente.

Tenho que ressaltar que foi uma das melhores corridas em relação ao custo e benefícios. Começando pela redução no preço da inscrição, de R$ 30 do ano passado para R$ 10 e mais uma lata de leite Ninho. Caso muito raro de acontecer. O kit também melhorou em relação à qualidade da camiseta e ao chip, que dessa vez era o descartável, semelhante ao utilizado na São Silvestre. Parece um detalhe bobo, mas todo corredor sabe da dificuldade que é ter que retirar o chip no momento da chegada.

As inscrições não puderam ser feitas na hora. Esgotaram-se durante a semana. A largada estava prevista para as 8:45 Hs. A essa hora o sol já estava firme e forte. Mais de 450 atletas largaram. Metade iria fazer a corrida de 5 Km e a outra metade de 10 Km. Sabendo da dificuldade que tenho em correr na areia e também no calor, decidi fazer uma corrida bem conservadora para os 10 Km. Ia largar mais devagar e tentar acelerar aos poucos. Fiz exatamente o contrário.

Na empolgação da largada me posicionei mais a frente para não ficar muito preso e acabei não saindo tão conservador assim. Quando olhei para o garmin registrando o 1oKm vi o tempo de 4:36. Já sabia que ia pagar por isso. Minha estimativa era fazer os paces em torno de 5 min/Km. Reduzi um pouco o ritmo, mas mesmo assim continuei um pouco mais rápido que o planejado. Fiz os 3 quilômetros seguintes em 4:48. Acho que mantive esse ritmo pela sensação de sofrer várias ultrapassagens e não querer ficar muito para trás.

Durante o percurso havia vários canais cortando o trajeto. Ano passado eu desviava de todos e procurava um ponto mais estreito para atravessar sem molhar muito o tênis. Esse ano eu meti o pé na água e fui em frente. São alguns segundos e esforços poupados. O pessoal dos 5 Km fez o retorno nos 2,5 quilômetros. Nós, dos 10 Km, seguimos retos e encaramos mais 2,5 quilômetros a frente, pelo menos era isso o esperado. Completei o 5o Km em 4:49 e teoricamente deveríamos estar voltando nesse ponto. Porém, o retorno não chegava. Ele veio somente quando completamos 5,25 Km. Nesse ponto aproveitei para pegar um copo de água pra me hidratar. Estava muito quente e o primeiro posto de água eu tinha desprezado.

Se já estava me sentindo muito cansado, o pensamento de que a prova teria mais de 10 Km me deixava mais desanimado ainda. O retorno foi bem mais complicado. A redução do rimo foi inevitável. Enquanto corria as margens do mar a vontade era de pular na água e ficar por ali mesmo. Fechei 6o Km em 5:09 e o 7o Km em 5:05, já acima dos 5 min/Km. O esforço era grande para vencer a vontade de parar e seguir andando. Outro posto de hidratação apareceu para mais uma refrescada.

A essa altura as trocas de posições eram as mínimas. Cada atleta tentava se sustentar e levar a corrida até o final. Vinha ainda com um objetivo em mente. Fazer os 10 Km abaixo de 50 min, que pra mim seria um resultado bastante satisfatório pelas dificuldades. E veio o 8o Km concluído em 5:05, o 9o Km em 5:11, e o 10O Km em 5:08. Nesse ponto os 10 Km tinham sido vencidos em 49min27s. Mas ainda tinha aquela diferença de quase 500 metros para acabar.

Já extenuado e tentando uma última motivação para chegar, avistei um atleta a minha frente que estava reduzindo o ritmo. Acelerei um pouco mais tentar alcançá-lo. Só consegui me aproximar a poucos metros da chegada. Ele já estava praticamente cambaleando e eu não devia estar muito diferente. Entramos pela areia fofa que eram os metros finais. Consegui passá-lo, mas também outros dois atletas passaram por mim. Concluí a prova com o tempo de 51min43s. Ano passado tinha feito em 52min01s, mas agora não sei se eram os mesmos 10,46 Km.

Depois soube que quatro atletas passaram mal durante a corrida e que dois deles tinham sido encaminhados para o hospital, tamanho foi o calor e o esforço na areia. Inclusive um deles era o atleta que ultrapassei no final. Aparentemente não foi nada de grave. 

Nunca tinha tomado tanto líquido na chegada e como estava na praia não pude deixar de dar um merecido mergulho pra refrescar antes de voltar para casa.

Para fechar com chave de ouro, a organização da prova ainda ofereceu uma boa premiação em dinheiro, sorteio de brindes, um dos mais originais e bonitos troféus para até o 5o colocado de cada categoria, e bonitas medalhas para todos os concluintes. Além disso, o resultado já estava disponível no site quando cheguei em casa. Lembrando que a inscrição foi somente R$ 10.

Alongamento um pouco antes da largada
Largada
Sofrendo 2 ultrapassagens no final
Cheguei exausto
Minha 100a. corrida concluída

Local: Praia de Navegantes / SC
Data: 12/02/2012
Horário: 8:45 Hs
Distância: 10 Km (10,470 Km)
 

Inscrição: R$ 10,00 + 1 lata de leite Ninho 
Kit: Camiseta, saquinho porto treco, número do peito e chip descartável    

Tempo: 51min48s
Pace: 4:57 min/Km

Colocação: 12 de 18 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 91 de 171 (masculino)
Colocação: 98 de 204 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário