domingo, 8 de abril de 2012

11/03/2012 - 19ª Meia maratona de Joinville

19a Meia maratona de Joinville / SC


Essa foi a corrida mais difícil e mais sacrificante de concluir desde que comecei a correr há aproximadamente 3 anos atrás.

Por várias vezes havia decidido não participar dessa que seria a minha primeira meia maratona do ano. Entretanto, como se tratava de uma corrida em um local diferente e, além disso, estava precisando de uma motivação para fazer um treino longo de preparação para meia maratona de Florianópolis a ser realizada daqui a duas semanas, acabei me convencendo a participar. Um outro fator que ajudou na minha participação foi a possibilidade de retirar o kit no dia da prova.

Acordei às 3:30 da madrugada para me preparar e seguir viagem. Tudo ainda escuro e a estrada totalmente tranquila. Foram cerca de 180 Km em 1h50min.

Por volta das 6:45 lá estava eu retirando o kit na Arena Joinville. Encontrei o Nilton, a Laura e o André, e como o estádio estava aberto fomos lá tirar umas fotos no gramado no campo do Joinville pra registrar a nossa presença.

A essa altura o sol já reinava absoluto no céu de Joinville. Nenhuma nuvem a vista. Um tempo que acredito não tinha enfrentado ainda nos meus treinos e corridas. Apesar de estar indo disposto a fazer um longão na boa, sempre ficamos na esperança de melhorar o nosso desempenho.

A corrida teve 3 modalidades de distâncias: 8 Km, 15 Km e a meia maratona (21 Km). A largada foi para todos. Porém, seriam 1, 2 ou 3 voltas pelo circuito, na sequência das distâncias. Na meia maratona foram pouco mais de 200 atletas a participarem.  Como sempre, no embalo da largada, saí mais forte do que devia, concluindo o 1o Km em 4:37. Minha intenção para a prova era correr próximo do pace de 5 min/Km.

Confesso que estava bem preocupado com o calor, mas mesmo assim no 2o e no 3o Km tinha conseguido fazer 4:45 e 4:53, respectivamente. Mas o cansaço chegou muito cedo, junto com a desidratação. Nos quilômetros que se seguiram não consegui mais manter o ritmo do meu objetivo. O incrível que mesmo assim parecia estar fazendo um esforço fora do comum.

Não recusei os copos de água em nenhum dos postos de hidratação. E em todo percurso da corrida ia buscando alguma sombrinha, nem que fosse de uma árvore para dar uma refrescada, mas isso era uma raridade.

Os próximos 5 quilômetros apesar de estarem com o pace mais alto, ainda estavam próximo do meu objetivo, 5:02, 5:07, 5:01, 5:05 e 5:07. Com isso completava a minha primeira volta do circuito. Só de imaginar que ainda teriam mais duas voltas, meu pensamento foi de desistir, pois já estava me sentindo fraco. Por outro lado, ir tão longe e não terminar a meia maratona seria muito frustrante para mim. Tinha que prosseguir, mesmo que seguisse mais lento.

O calvário continuava, mas queria fechar pelo menos os primeiros 10 Km dentro do estabelecido. Apesar do 9o Km ter sido bem mais lento (5:15), consegui ainda fazer o 10o Km em 5:07, totalizando 49min59s. A essa altura não estava mais aguentando mesmo e decidi que, para o bem da minha saúde, iria fazer uma coisa que não tinha feito desde as minhas primeiras corridas: caminhar. Ainda completei o 11o Km a 5:02 e no 12o parei no posto de hidratação para tomar o meu gel, beber água e descansar um pouco. Meu pace subiu para 5:49, mas não tive como evitar. A partir daí meu objetivo passou a ser terminar a meia maratona.

A retomada após a hidratação, que agora tinha passado a ser de 2 copos de água, foi bem difícil pela quebra do ritmo, mas também sentia que não teria outro jeito. Era isso ou parar de vez. Nos 3 quilômetros seguintes adotei a estratégia de caminhar e tomar 2 copos de agua a cada ponto de hidratação. Mesmo assim achei que o tempo não tinha subido tanto: 5:22, 5:35 e  5:42, respectivamente.

No 16o e 17O Km, sem caminhar e sem os postos de hidratação o meu pace já estava bem mais lento, 5:46 e 5:38, semelhante aos trechos em que caminhei. E não tinha jeito, estava no meu limite. Novamente apareceu outro posto de hidratação no 18o Km para a minha alegria, e agora registrando o meu pace mais alto da corrida, 5:56.

Faltava somente cerca de 3 Km para conseguir completar a meia maratona, mas quem disse que seria fácil. Cada quilômetro era uma eternidade e crescia meu receio do organismo não suportar. Durante o percurso vários atletas desistiram, vários foram atendidos pelas ambulâncias, vários passaram mal. Mas como estava no final agora tinha que chegar no coração, inclusive com direito a algumas ultrapassagens finais. O 19o e o 20O Km foram praticamente no mesmo tempo: 5:42 e 5:41. E finalmente, para a minha alegria, o percurso não chegou aos 21,097 Km. Segundo o garmin a distância registrada foi de 20,45 Km. Cravei o tempo em 1h48min51.

Apesar das circunstâncias valeu a pena por mais uma experiência diferente e pelo excelente treino. No final até achei que o resultado não foi tão mal assim. Completei a meia maratona em um tempo menor que o tempo que levei de sair de casa e chegar em Joinville.

Tomei todo líquido possível, conversei um pouco com o pessoal e tomei o rumo de casa, sem conseguir aguardar a premiação. Estava muito exausto, mas feliz por ter me superado e conseguido terminar a prova.

Fui correr ou jogar futebol ?
André e Nilton. Sempre tem uns "Loucos por corridas" 
Largada
Ainda na primeira volta
Procurando uma sombrinha
 
Satisfação do dever cumprido


Local: Arena Joinville / SC 
Data: 11/03/2012
Horário: 8:00 Hs 
Distância: 21,1 Km (20,45 Km) 

Inscrição: R$ 54,00  
Kit: Camiseta, boné, sacola    

Tempo: 1h48min51s
Pace: 5:19 min/Km

Colocação: 16 de 26 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 87 de 166 (masculino)
Colocação: 98 de 203 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário