terça-feira, 10 de abril de 2012

18/03/2012 - Corrida Rustica Beira mar de São José - Aniversário da cidade

Corrida Rustica Beira mar São José / SC - Aniversário da cidade


Mais uma corrida no meu local de treino: beira mar de São José. Essa foi válida pela 1a Etapa do Ranking da ACORSJ, e fazia parte das comemorações do aniversário da cidade de São José, que completava 262 anos.


A minha expectativa era a melhor possível, pois o tempo estava ficando mais ameno nos últimos dias e o percurso normalmente é todo plano. Cenário ideal para brigar por mais um recorde pessoal. Esse cenário não se confirmou, como descrevo mais a frente.


A largada, prevista para as 9 horas da manhã, foi realizada às 9:15, debaixo de um forte calor. Foram mais de 150 atletas entre as categorias  de 5 Km (1 volta) e 10 Km (2 voltas). Todos largaram juntos. Tivemos uma saída um pouco atípica, com várias curvas a direita e a esquerda até alcançarmos propriamente a beira mar de São José.

No meu 1o Km fui tentando acompanhar o Ênio e quando percebi estávamos fechando em 4:20. Não era pra sair tão forte, mas não é fácil se segurar na largada. Consegui manter ainda em bom ritmo o 2o Km com 4:27.  Já no 3o Km saímos do trecho totalmente plano e pegamos umas subidas em direção ao centro histórico de São José, de onde retornamos. Mesmo assim consegui concluí-lo em 4:38.

Novamente voltamos ao percurso plano, mas como sempre, o cansaço começou a aparecer, juntamente com o forte calor. Com o 4o Km e o 5o Km concluídos em 4:41 e 4:51, respectivamente, consegui fechar os primeiros 5 quilômetros em 22min57s. Tempo bom se tivesse conseguido mantê-lo próximo na segunda parte da corrida.

Por mais que me esforçasse para manter o ritmo e alcançar outros atletas, não tive como manter os paces iniciais e foram subindo com diferença de mais de 20 seg/Km, 4:46 e 4:49 no 6o e no 7o Km. Essa diferença de segundos parece pouco, mas no final da corrida faz a diferença.

O 8o e 9o quilômetros foram os mais complicados com o pace subindo para 4:51 e 4:52 respectivamente. Apesar disso consegui sustentar a minha posição e me aproximar de alguns atletas que seguiam a minha frente. Se o calor estava me castigando, igualmente prejudicava os outros.

No 10o e último quilômetro, decidi queimar as minhas últimas energias e forcei um pouquinho mais para conseguir fazer duas ultrapassagens. A terceira eu até tentei, mas o gás acabou na reta final. Aliás, passei pelo 10o Km com o tempo de 46min57s. Entretanto pelo GPS tivemos mais 160 metros pela frente e o tempo final ficou em 47min36s. Recorde pessoal não deu, mas considerei um bom tempo devido as condições climáticas.

Não consegui comer nada, só beber. A sede na chegada era muita. O bom é que tivemos distribuição gratuita de Red Bull. Aproveitei e mandei logo dois pra dentro. Como estavam bem gelados caíram muito bem.

Na premiação, antes de anunciarem os vencedores da corrida, foi entregue os troféus do Ranking da ACORSJ do ano de 2011. E, para minha surpresa, tinha ficado em 2o lugar. Valeu a pena a participação durante todo o ano passado. Foi o maior troféu que ganhei até hoje. Esse ano a disputa será mais acirrada, mas estamos na luta.

Homenagem dos "Loucos por Corridas" ao casal 21 K - Juliana e Guilherme
Uma das curvas da largada
Outra curva da largada
Partindo para a segunda volta
2o. do Ranking 2011 (categoria 40-44 anos)
Esse foi o maior

Local: Beira mar de São José / SC 
Data: 18/03/2012
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 10 Km (10,16 Km) 

Inscrição: R$ 30,00  
Kit: Camiseta e número do peito    

Tempo: 47min36s
Pace: 4:41 min/Km

Colocação: 7 de 11 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 51 de 94 (masculino)
Colocação: 53 de 105 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário