segunda-feira, 28 de maio de 2012

05/05/2012 - Corrida Aniversário da Polícia Militar / SC

Corrida Aniversário da Polícia Militar / SC

Essa foi a minha 4ª participação seguida na Corrida da Polícia Militar de Santa Catarina. Lembro-me até hoje como foi sofrida a minha participação na edição realizada em maio de 2009. Era a 2ª vez que participava de uma corrida e apesar de um percurso de aproximadamente 6 Km era realizada entre os altos e baixos do centro de Florianópolis.

Esse ano a novidade foi a mudança do percurso para a beira mar norte de Florianópolis com a distância de 7Km. Isso devido ao caos no trânsito provocado pelos vários bloqueios de ruas que a passagem dos atletas provocava.

Eu particularmente gosto de correr na beira mar por ser plano e mais seguro. Além do que não sou muito amigo das subidas e descidas do percurso anterior. 

O dia estava bonito, mas quente para correr. A largada marcada para as 15:30 atrasou por 35 minutos devido ao excesso de inscrições realizadas na hora. Tivemos a participação de grande número de atletas, principalmente de policiais militares e até do esquadrão do BOPE, pois se tratava de um evento em comemoração ao aniversário da PM/SC. Aliás, esse atraso foi bem providencial, pois o sol foi ficando mais fraco.

O percurso foi todo pela ciclovia da beira mar norte. Largaram aproximadamente 300 atletas em direção ao CIC. Eu não estava nos meus melhores dias. Correr no meio da tarde parece que dá uma certa moleza. Prefiro correr no período da manhã.

De qualquer forma parti com o objetivo de tentar novamente manter o meu pace em 4:30. O 1º Km como de costume foi mais forte, no embalo da largada, feito em 4:18. Mesmo assim estava atrás de vários atletas que normalmente correm em ritmo semelhante. Fiz o 2º e o 3º Km um pouco mais lento que o 1º, 4:29 em ambos, mas o suficiente ainda para me manter dentro do pace objetivo.

A partir de então, comecei a sentir mais o cansaço devido ao calor que ainda se mantinha. Tentava manter o meu ritmo, mas definitivamente estava impossível. Após o retorno próximo dos 3,5Km, consegui ainda completar o 4º Km com pace de 4:35. O esforço aumentava, mas o desempenho não. Em decorrência disso, perdi algumas posições no 5º e no 6º Km, que foram feitos em 4:42 e 4:44 respectivamente.

Definitivamente já estava impossível cumprir o objetivo do pace de 4:30. Ainda tentei forçar um pouco mais no Km final, completando a prova em 31min27s. O pace médio final ficou em 4:33. Não era o melhor dos meus resultados, mas foi bastante satisfatório em relação ao meu desempenho no ano anterior e devido as condições do dia.

Após vários copos de água para hidratação e as tradicionais fotos fui assistir a premiação. Deu pra perceber o alto nível da prova, deixando de fora do pódium vários atletas que normalmente tem presença garantida nas corridas aqui da região. No meu caso, mesmo melhorando o desempenho, a minha colocação na geral foi exatamente igual ao ano passado e na categoria até piorou.Local: Beira mar Norte - FLN / SC.
 
Largada. Olha eu ali.
Linda foto, André. Mesmo estando dirigindo.
Chegada apertada
BOPE completando o percurso cantando e batendo palmas
Fim de festa. Hora do descanso.
Local: Beira mar Norte - FLN/SC
Data: 05/05/2013
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 7 Km (6,91 Km) 

Inscrição: R$ 31,00 
Kit: Número do peito   

Tempo: 31min27s
Pace: 4:33 min/Km

Colocação: 13 de 20 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 92 de 242 (masculino)
Colocação: 99 de 283 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário