quarta-feira, 6 de junho de 2012

27/05/2012 - 1ª Corrida das Mães dos Perebas

1a. Corrida das Mães dos Perebas

Ainda eufórico com a quebra de recorde pessoal nos 5 Km pela manhã, lá fui eu para a dobradinha no período da tarde. Mais uns 6 quilômetros entre os morros do Abraão e Coqueiros. Por causa do Ironman e da corrida do SESI, não tivemos um grande número de participações.

Eu fui mais para participar, pois tinha me esforçado ao máximo de manhã. Pretendia correr numa boa. Mas quem disse que depois da largada isso aconteceu. Ainda larguei mais para trás sem forçar muito no começo, mas vendo o pessoal disparar na frente não quis ficar muito para trás.

A pretensão de correr tranquilamente foi ficando para trás. Comecei a me animar e a recuperar as posições que fui perdendo no começo. Já passava pela minha cabeça a possibilidade de conseguir diminuir o meu tempo nesse percurso, que era de 27min12s.

O 1º Km, apesar de ter ficado para trás, foi concluído em incríveis 4:22. Não entendi direito. O pessoal deve ter largado mais forte do que o normal em uma subida. No 2º Km, que também apresentava um morro considerável em frente a AABB, o pace foi para 4:31.

Mais um morro pela frente e logo estava fazendo o retorno na lombada eletrônica de Coqueiros, em frente a uma escola. No ponto exato do retorno olhei para o relógio e vi o tempo cravado de 13 minutos. Era a minha melhor parcial até hoje e se conseguisse repetir o primeiro trecho seria o melhor tempo.

O 3º Km, completado pouco depois do retorno, registrou 4:34. Consegui repetir o mesmo pace no 4º Km que passava pela parte ainda sem os morros acentuados.

Veio o 5º Km e não consegui manter o mesmo ritmo. Já cansado da primeira parte, tinha que encarar agora as subidas nada amigáveis a essa altura da corrida. Sabia que era esse ponto o que determinaria a minha quebra de recorde nesse percurso. Forcei o mais que pude, e mesmo com todo o esforço o pace subiu para 5:02.

A partir daí nem quis olhar mais o cronômetro. Ia entrar no quilômetro final e consequentemente enfrentar o pior dos morros em condições de extremo cansaço. Pra variar um pouco, aquela sensação de querer caminhar na subida veio com toda a força. Mas dessa vez consegui superar. Depois era só a descida para a chegada. Soltei o freio e fui do jeito que dava. Travei o cronômetro e só instantes depois consegui ver o meu tempo: 26mn32. Para mim foi simplesmente fantástico, pois já fazia quase 2 anos que não conseguia evoluir nesse percurso e dessa vez consegui abaixar 40 seg.

Depois escolhemos a medalha, tomamos refrigerante e saboreamos um delicioso cachorro-quente, além das frutas, oferecido pela organização. Consegui mais um troféu pela 2ª colocação na categoria, mas o que me deixou mais contente mesmo foi a melhora do tempo no percurso. Duas corridas no dia e dois recordes pessoais quebrados. Final de semana proveitoso.
Chegada com tapete vermelho
Aguardando a largada
 
 Posicionado para a largada
Chegada
 A recompensa: 2o. lugar na categoria

Local: Abraão - Florianópolis / SC
Data: 27/05/2012
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 6 Km (5,77 Km) 

Inscrição: R$ 10,00  
Kit: não tem.    

Tempo: 26min32s
Pace: 4:36 min/Km

Colocação: 2 de 3 (categoria 41-45 anos)
Colocação: 10 de 25 (masculino)
Colocação: 10 de 27 (geral)

2 comentários:

  1. Parabéns em dose dupla Eduardo. Daqui de São José dos Campos e Região sempre estamos acompanhando os amigos da linda ilha de Florianópolis.
    Em breve estaremos juntos novamente!!!!

    Abraços, Ronnie.
    ronniealves.blogspot.com.br
    facebook.com/Corredoresdovale
    facebook.com/groups/142456209170534

    ResponderExcluir
  2. É muito recorde para uma pessoa só. Dois no mesmo dia. Onde você vai parar? Quero ver um 3:30 na maratona, este ano haha. Ok, ok. Talvez. Mas... baita tempo nos morros do Abraão. A foto da chegada ficou demais. Quem tirou parece profissional. Parabéns pela evolução em 2012.

    ResponderExcluir