sexta-feira, 9 de novembro de 2012

04/11/2012 - Corrida de Revezamento Unimed em movimento

Corrida de Revezamento Unimed em movimento
Resultado
Gosto das corridas promovidas pela Unimed. Acho que essa é a minha 3ª participação. Dessa vez, a organização visou promover a corrida em equipes com revezamento de duplas e quartetos, além ambém de ter a opção solo. Eu preferi correr o percurso individualmente, pois seriam 16 Km e serviria como um bom treinamento para a minha possível participação na maratona de Curitiba.

Geralmente eu quase não ganho nada em sorteio, mas dessa vez eu tive uma dupla sorte. Ganhei a inscrição gratuita para a prova em um sorteio feito pelo facebook. Porém, eu já havia feito a inscrição e pago. Menos mal que consegui repassar a inscrição para um quarteto da minha amiga Cláudia.

No domingo pela manhã eu e o Ênio estávamos lá bem cedinho. Já havia uma certa movimentação. O pessoal dos “Loucos por Corridas” foi chegando aos poucos e reuniu boa parte da galera. Segundo a organização seriam esperados mais de 700 atletas entre as várias modalidades, que já estavam inscritos.

Enquanto tirava as habituais fotos e conversava com o pessoal, me chamou atenção uma tenda onde estavam fazendo massagens e aplicação do Kinésio tape. Após saber que era gratuito para os atletas lá fui eu experimentar. Queria saber se isso ajudaria nas cãibras. Fiz a aplicação na batata da perna esquerda e no joelho esquerdo, que estava com uma pequena dorzinha.

Depois da aplicação não tive muito mais tempo e já estava praticamente na hora da largada. Novamente fiquei na posição intermediária, passando pelo portal uns 30 segundos após a largada oficial.

Não dava e nem podia me orientar pelo ritmo dos outros atletas, pois tinha atletas nas modalidades de dupla, quarteto e individual. Logicamente o ritmo de quem correria as modalidades em revezamento seria bem mais forte. Dessa forma eu fui concentrado no meu ritmo objetivo de fazer todos os 16 Km abaixo de 5 min/Km, ou abaixo de 1h18min. Essa seria a minha meta.

Largamos próximo das 7:30 da manhã em uma temperatura bem agradável. Para os atletas que iriam correr os 16 Km, como eu, seriam 2 voltas por um percurso de 4 Km (ida e volta), saindo da praça sesquicentenário e fazendo o retorno próximo ao elevado do CIC.

Em seguida a largada a gente sempre se empolga e sai um pouco mais forte. Mas dessa vez logo reduzi, pois essa não seria uma prova tão curta. Nos primeiros 4 quilômetros consegui manter um pace bom abaixo de 4:40, mesmo após sairmos das sombras dos prédios da beira mar norte que nos ajudou nos primeiros 2 quilômetros contra o sol. Ainda não estava tão quente, mas ele já marcava presença e isso porque a largada foi bem cedo. Isso não seria um bom sinal.
1º Km - 04:31
5º Km - 04:52
9º Km - 04:53
13º Km - 04:59
2º Km - 04:37
6º Km - 04:48
10º Km - 04:50
14º Km - 04:56
3º Km - 04:40
7º Km - 04:44
11º Km - 04:51
15º Km - 04:54
4º Km - 04:36
8º Km - 04:42
12º Km - 04:52
960m - 04:19

Até o primeiro retorno junto ao elevado do CIC que dava uma distância de aproximadamente de 4 Km não consegui pegar água pelo congestionamento de atletas. Já a partir daí, não perdi mais nenhum posto de hidratação. Após o retorno, o ritmo já caiu um pouco, pace subiu uns 10s/Km, pois o tempo começava a esquentar, além de pegar um ventinho contra, e estar preocupado com o restante da corrida.

Estava me sentindo bem na prova e apesar do sol estava conseguindo manter bem o ritmo abaixo dos 5 min/Km. No final da minha primeira volta avistei o Ênio que estava fazendo a prova de revezamento em quarteto. Tentei até me aproximar, mas o ritmo dele era de prova curta e eu não podia forçar muito, pois ainda teria mais uns 9 Km pela frente.

Quem participou principalmente das modalidades de revezamento, encontrou uma boa estrutura, principalmente na passagem da pulseira, onde foram disponibilizadas as tendas por faixa de numeração, tanto para as duplas como para os quartetos. Na passagem da minha primeira volta dava pra sentir a boa vibração dos atletas que já tinham corrido e os que aguardavam a sua vez. Dava até uma reanimada para a segunda volta.

Entrando pela segunda volta, já estava ficando mais quente e novamente após a passagem pelas sombras feitas pelos prédios, encontramos o sol já mais forte. Lembrei-me que não havia passado protetor solar. Mas a essa altura não tinha nada mais a fazer. Não recusava nenhum copo de água, seja para beber seja para refrescar. O ritmo eu estava conseguindo manter abaixo de 5 min/Km, mas agora com uma dificuldade maior.

Já próximo novamente ao retorno no CIC passei pela Denise, que já estava voltando enquanto eu estava indo. Ela estava em um ritmo muito bom e foi bem difícil alcançá-la. Acho que isso aconteceu faltando uns 3 Km para a chegada. A essa altura eu já estava bem desgastado e não tinha mais energia para queimar. Como a Denise estava no mesmo ritmo que eu, conseguimos seguir juntos até o final. Aliás, ainda bem que ela estava lá, pois aquela sensação de querer dar uma paradinha já estava rondando fortemente a minha cabeça. Muito legal a companhia dela, pois um não deixava o outro quebrar o ritmo.

Cheguei bastante suado e bem cansado, conseguindo fechar o percurso de praticamente 16Km (15,960 Km) em 1h16min04s, abaixo dos 1h18min que eu pretendia. Mais do que isso fiquei contente por voltar a correr em um ritmo bom durante todo o percurso.

Tomei mais duas garrafas de isotônicos e não sei quantos copos de água, além das bananas. Estava com muita sede e fome. Fui me trocar e fiquei com o pessoal esperando a premiação. Muito legal ver vários pódiuns dos Loucos por Corridas. Ainda no final teve um sorteio de uns kits da Unimed e um IPAD. O IPAD não ganhei, mas aconteceu um fato incrível. O Enio foi sorteado e ganhou o kit. Enquanto foi retirá-lo pediram para ele sortear um outro nome dentro de uma caixa. E adivinha quem ele sorteou? Eu mesmo. E não foi marmelada !!! Valeu, Ênio.

Além de ter sido um evento muito bem organizado em todos os sentidos, também consegui duas coisas incríveis. Ganhar duas vezes no sorteio, uma para a inscrição e outra para o kit. 
 Tendas de apoio para os revezamentos em dupla e em quarteto
 Presença de muitos Loucos por Corridas
 Completando a primeira volta
 Em algum lugar do percurso
 Lá vem eu e a Denise nos metros finais
 E o kit de brinde vai para...
Todos contentes no final

Local: Beira mar Norte - FLN / SC
Data: 04/11/2012 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 16Km (15,960 Km) 

Inscrição: R$ 52,48  
Kit: Camiseta, squeeze, protetor labial, lixeira para veículo, chip descartável e Número do peito    

Tempo: 1h16min04s
Pace: 4:46 min/Km

Colocação: não teve (categoria 40-44 anos)
Colocação: 37 de 121 (masculino)
Colocação: 39 de 153 (geral)

4 comentários:

  1. Todo cheio de Kinesio Tape. Conseguisse um tempo bom e um kit da Unimed. Ficou bom, né? Pena que não consegui o iPad. Melhor prova do segundo semestre, talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Enio. Apesar de não ter ganhado o IPAD, valeu pelo kit que você me sorteou e também pela energia da prova. Realmente uma das melhores.

      Excluir
  2. Oi, Eduardo.
    Será mesmo que não foi marmelada desta dupla de Loucos por corrida? kkk
    Parabéns pela prova. Eu tbem gosto dos eventos da UNIMED. E pelo jeito você tem motivos extras pra gostar.
    Abração
    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena.
      Se fosse marmelada você acha que a gente não teria combinado de ganhar o IPAD ??? rs. Obrigado. Usei a corrida individualmente como parte do treinamento para maratona. E ainda dei uma sortezinha nos sorteios. Abração.

      Excluir