quinta-feira, 15 de novembro de 2012

10/11/2012 - Corrida Rustica de Balneário Piçarras / SC

Corrida Rustica de Balneário Piçarras / SC

Depois de uma estréia meio traumática em 2009 esse ano pude participar novamente da Corrida Rústica de Balneário Piçarras. Naquela época eu ainda estava iniciando na prática do esporte e me lembro de ter sido a pior corrida que tinha feito até então. Tinha sofrido bastante para completá-la. Confesso que ficou uma certa frustração na época. Eu queria voltar um dia para desfazer essa frustração.

No dia da corrida, por motivo de saúde do meu filho, quase não pude seguir viagem para participar. Mas acabei conseguindo ir de última hora, pois ele já estava melhor e aparentemente não teria problema.

A viagem levou cerca de 1h10min partindo aqui de São José. Ainda bem que foi tranquila, apesar de intercalar trechos com e sem chuva. Até pensei que teríamos que correr ensopados, mas ainda bem que ela parou em Piçarras e tivemos tempo seco. Chegando por lá encontrei vários amigos, tanto da grande Florianópolis como da região, e que já não via há algumas corridas. Aí rola aquela sessão de fotos.

A inscrição foi gratuita para os membros do grupo Loucos por Corridas e a organização da prova ficou por conta da ACORSUL, representada pelo Zeca e o Paulo Machado, que não mediram esforços para promover o evento. O percurso teve que sofrer uma alteração de distância devido ao avanço do mar em uma parte do percurso. Foi necessário reduzir o percurso dos 8,5 Km iniciais para 7 Km aproximadamente. Isso significava que ela seria uma prova um pouco mais rápida.

Como a distância do percurso teve que ser alterada, reduzindo a quilometragem, não daria para comparar o tempo em relação à 2009. Então estabeleci o objetivo de fazer um pace médio em torno de 4:30 min/Km. Tarefa nada fácil para mim.

Cerca de 110 atletas fizeram a largada ás 16 horas, em frente ao Hotel Imperador. Eu saí mais atrás do que o de costume. Foi legal, pois nessa corrida tive a oportunidade de não ser ultrapassado por ninguém, pelo menos que eu me lembre. Por outro lado ir alcançando os outros atletas vai te dando uma motivação a mais.

Inicialmente seguimos pela avenida à beira da praia. Percorremos uns 500 metros e depois viramos a direita para acessar uma rua paralela à praia por onde correríamos os próximos 3 Km. O 1o e o 2o Km consegui manter um pace bom de 4:24, mas apesar do trecho ser retilíneo apresentava uma certa inclinação que minava aos poucos o pace inicial.   
1º Km - 04:24
4º Km - 04:32
7º Km - 04:26
2º Km - 04:24
5º Km - 04:37
90m - 00:22
3º Km - 04:33
6º Km – 04:42

No 3o e 4o Km o gás já não era o mesmo e o ritmo caiu um pouco, mas ainda estava dentro do objetivo. Peguei água no posto de hidratação que se apresentou em seguida. Fiz o retorno, ganhando novamente a avenida da praia. Nos quilômetros que se seguiram eu já estava bem exausto. Tinha ficado contente por ter passado bem melhor pelo ponto que me fazia recordar da corrida de 2009, onde o trecho era de terra e pedrinhas.

Ganhando o 5o e o 6o Km as forças já estavam se esgotando. O que me mantinha motivado era alguns atletas que seguiam a minha frente e que eu queria ultrapassar. Gosto de colocar essas pequenas metas na corrida para me motivar. Aos poucos ia conseguindo passar por eles, mas o pace já não era o mesmo de antes.

No último quilômetro para complicar um pouco, o piso estava todo irregular e tínhamos que fazer vários pequenos desvios durante o caminho. Mesmo assim eu apertei um pouco o ritmo para conseguir fazer uma última ultrapassagem, que ocorreu nos metros finais. Isso permitiu que eu quase chegasse no meu objetivo final de pace médio de 4:30. Faltou bem pouco.

Completei o percurso com o tempo de 31min59s, e com a distância apontada pelo Garmin de 7,09 Km. Meu pace médio ficou em 4:31, ou seja, 7 segundos a mais do que eu havia me proposto. Parece pouco, mas eu já estava no limite. De qualquer forma gostei do resultado, por estar conseguindo prolongar esse meu pace médio em provas com uma distância maior.

Na chegada, dei uma boa hidratada e também saboreei uns belos pedaços de melancia que estavam a disposição dos atletas. Aguardei para assistir a premiação que foi bem legal, pois quase todos os amigos conquistaram o seu troféu. Fim de premiação e aproveitei pra comer um crepe antes de pegar a viagem de volta. Tinha que descansar cedo, pois no outro dia de manhã já teria outra corrida: Track & Field Run Series, novamente com percurso curto e rápido.

 Fausto Egídio comemorando 50 corridas, Anselmo, Paraíba e Paulo Machado
 Largada
 Chegada
 Dessa vez cheguei bem melhor

Local: Balneário Piçarras / SC

Data: 10/11/2012 

Horário: 16:00 Hs 
Distância: 8,5Km (7,09Km) 

Inscrição: Gratuito   
Kit: Número do peito    

Tempo: 31min59s
Pace: 4:31 min/Km

Colocação: 9 de 17 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 43 
de 91 (masculino)
Colocação: 43 de 110 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário