segunda-feira, 18 de março de 2013

10/03/2013 - Corrida Rustica Aniversário de São José

Corrida Rustica Aniversário de São José
Resultado
Em comemoração ao aniversário da cidade foi realizada a Corrida Rústica de São José nesse último final de semana. Apesar de ser no mesmo local onde costumo treinar, faz tempo que não participava de uma corrida por lá.

A retirada do kit de participação foi feita na loja Centauro do Continente Park Shopping, na véspera. Pra quem mora por aqui é tranquilo, mas muitos atletas vem de fora e a logística acaba complicando. Tenho o mesmo problema quando vou correr fora. Não vejo necessidade de se colocar a retirada do kit um dia antes para provas com menos de 500 atletas.


O dia da prova amanheceu com sol e a corrida com largada programada para às 9 horas não foi uma das melhores escolhas. Nesse horário o sol já está firme e forte e com um pouco mais de atraso piora ainda mais. Acho que poderia ter sido pelo menos 1 hora mais cedo.

Minha expectativa para a prova era testar meu desempenho nos 10 Km, uma vez que abandonei um pouco os treinos de tiros por causa do joelho e só estou treinando mais em ritmo de prova longa.

Para a prova foram disponibilizadas as opções de 5 Km, e 10 Km (principalmente para quem participa do ranking da ACORSJ). A largada contou com aproximadamente 300 atletas. Na empolgação inicial acabei acompanhando boa parte do pessoal e não foi bem o que eu deveria ter feito. Só depois me dei conta que eles estavam com o ritmo parecido com os meus treinos de tiro. Aí já era tarde. Previsão de muito sofrimento pela frente.

Como já estava quente parece que o cansaço veio mais cedo. Mas mesmo assim consegui terminar a primeira volta (5 Km) em um tempo bom para mim. Só que já estava com a ideia de ficar por ali mesmo. Ao completar a primeira volta parei e caminhei um pouco para beber água e me recuperar um pouco.

Voltei a correr, mas dessa vez o ritmo já era outro. Não estava aguentando. E muitos atletas também estavam sofrendo com o calor e até passando mal. O calor judiou mesmo da turma.

1º Km – 04:13
2º Km - 04:20
3º Km – 04:38
4º Km – 04:35
5º Km – 04:38
6º Km – 04:55
7º Km - 05:00
8º Km – 05:11
9º Km – 04:57
10º Km – 04:40

Já que estava difícil mesmo para tentar qualquer melhora de tempo, decidi mudar um pouco a estratégia. Iria andar um pouco e correr mais forte até cansar. Não estava conseguindo correr continuamente. Acho que foi a melhor coisa que fiz, pois não sofri muitas ultrapassagens e fui mesclando uns trechos de descanso e hidratação.

No total acho que foram 6 caminhadas durante a prova. Coisa rápida de menos de 30 segundos, mas que me permitiram chegar.

No último quilômetro consegui vir até um pouco mais forte, e muito exausto e suado, cruzei o portal de chegada com o tempo de 47min09s. Legal que o percurso fechou os 10 Km certinho. Se fosse em uma prova normal não consideraria um resultado bom, mas pelas circunstâncias até que foi interessante. 

Ainda bem que ao chegar tínhamos disponível uma farta mesa de frutas com direito até a melão e uvas. Hidratação também não foi problema, apesar do forte calor. O duro foi a recuperação mesmo. Fiquei mais de 10 minutos para voltar ao normal.

Na minha opinião, tirando o horário tardio da largada e a retirada do kit na véspera (que me fez gastar R$ 11,00 só de estacionamento), o restante foi tudo muito bom. 

 Sebastião, a Luciana (diretamente do RJ) e eu
 Muitas frutas para os atletas. Tinha até melão e uvas.
 Preparativos para a largada
 Correndo pela beira mar
 Lá vem o Analto me passar !!!
Troféus inclusive para as categorias. Bateu na trave. Fui o sexto na categoria

Local: Beira mar de São José / SC

Data: 10/03/2013
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 10Km (10,01 Km) 

Inscrição: R$ 30  
Kit: Camiseta, número de peito e chip.

Tempo: 47min09s
Pace: 4:44 min/Km

Colocação: 006 de 015 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 059 
de 138 (masculino)
Colocação: 060 de 174 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário