sábado, 6 de abril de 2013

30/03/2013 - 9ª Corrida Rústica de Bombinhas - SC

9a. Corrida Rustica de Bombinhas 
Resultado
Para quem gosta de corridas em terrenos variados essa com certeza é um prato cheio. Apesar de relativamente curta (menos de 10 Km), pudemos correr por asfalto, paralelepípedos, areia e terra. Confesso que não é a minha preferência.

Eu tinha lembranças das edições anteriores, cuja distância era de aproximadamente 11 Km e que culminava com uma boa ladeira na parte final, mas o morro desse novo percurso superou o anterior em muito.

Um acontecimento ainda inédito para mim foi ter participado de uma corrida no sábado de manhã. Acho que foi por causa do feriadão de Páscoa. Eu e o Ênio saímos cedo de São José. Durante o caminho chovia, parava, chovia, parava... Ficamos até na dúvida se a corrida realmente aconteceria. Demoramos pouco mais de uma hora para chegar.

O local da largada foi diferente dos outros anos, bem como o percurso. A camiseta do kit melhorou bastante também. 

A largada estava prevista para as 9 horas. Não tinha a menor ideia do que nos esperava. Ninguém sabia bem ao certo o percurso. A informação que tínhamos era de que os terrenos a serem enfrentados seriam variados.

Inicialmente largamos por um trecho curto de areia, até passarmos por um trilhazinha, e ganharmos as ruas de paralelepípedos. O 1º Km foi tranquilo e dentro do tempo esperado. 

Só que logo no 2o. Km já nos deparamos com um baita morro (de Mariscal). Nunca tinha visto um com esse grau de dificuldade. Como estava no começo optei por não caminhar e tentar seguir mesmo que fosse trotando. No final da subida, já meio aliviado, outra surpresa... mais um pouquinho de morro. Não foi fácil.

Por outro lado, tudo que sobe tem que descer. Mas apesar de parecer ser mais tranquilo, como tinha começado a chover aumentava o risco de escorregar. Estava difícil mesmo era de segurar, principalmente porque a minha dor no joelho esquerdo ainda permanece.

1º Km – 04:24
2º Km - 05:52
3º Km – 04:25
4º Km – 04:40
5º Km – 04:52
6º Km – 06:57
7º Km - 04:55
8º Km – 05:17
970m – 05:03


Após o morro pegamos um trecho de calmaria, um pouco mais regular, onde deu pra desenvolver um ritmo mais normal. Após o  Km entramos pela praia e corremos por cerca de 1 Km pelas areias. Até que para um tipo de piso que eu não gosto não fui muito mal.

Em seguida apareceu o pesadelo parte 2. Se o grande morro já foi difícil vencer enquanto estávamos no início da corrida, agora depois de 5 Km ficou muito, mas muito mais complicado. De todos os atletas que corriam próximo a mim, acho que todos deram uma caminhada nesse trecho. Eu tentei seguir no trotezinho, mas realmente não dava. Meu pace chegou a quase 7 min/Km.

Descida novamente com uma melhora do ritmo até chegarmos a uma subidinha com acesso a uma estrada de chão. Quebra de ritmo novamente e mais um trecho de praia. Nessa parte o desgaste era grande. Já tinha parado de chover e estava ficando mais abafado. 

Fiquei muito contente quando percebi que prova não teria os 10 Km. Estava sacrificante demais aquele final de prova que ocorreu por mais um trecho de areia.

Muito suado e exausto, completei a prova com o tempo líquido de 46min09seg. Não era o melhor dos tempos, mas relativamente tinha ido bem.

Depois de muita hidratação e frutas tive a grata satisfação de conseguir o troféu de  lugar na categoria de 40 a 44 anos. Atualmente esse troféu está quase impossível de conseguir pelo alto nível da categoria.

Pra fechar com chave de ouro, com convite dos amigos Laércio e Carla, fomos a casa do Renato e da Marta para um delicioso churrasco de confraternização com os amigos. Excelente !!!

 Largada. Vai chover !!!
 Morro acima
Trecho de areia
 Corrida em praia tem essas vantagens. Um mergulho pra refrescar.
 Surpresa boa. 4o. lugar na categoria 40-44 anos
Vamos a parte boa...ao churrasco com os amigos

Local: Praia de Bombinhas / SC

Data: 30/03/2013
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 10Km (8,97 Km) 

Inscrição: R$ 30  
Kit: Camiseta e número de peito.

Tempo: 46min09s
Pace: 4:44 min/Km

Colocação: 004 de 012 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 045 
de 096 (masculino)
Colocação: 047 de 127 (geral) 

Um comentário:

  1. Grande Eduardo,
    Parabéns pela conquista do 4o lugar. Esse ano pelo visto, foi bem mais complicado o percurso.

    Um forte abraco.

    ResponderExcluir