quarta-feira, 16 de outubro de 2013

06/10/2013 - Corrida pela Paz


Essa é a minha 5a. participação seguida na Corrida pela Paz. Foi uma das provas que participei ainda em 2009 e uma das que ajudaram a me motivar para continuar.

Uma vez que ainda não estava preparado para correr os 10 Km, decidi optar pela participação na prova de 5 Km. Novamente com a intenção de tentar bater o meu recorde pessoal na distância.

A inscrição eu ganhei do Podcast "Por falar em Corrida". Legal que a camiseta veio com o logotipo personalizado. Para a participação era obrigatório a utilização da camiseta do evento. Nesse ponto eu não me importo se a camiseta for apropriada para correr e estiver no tamanho certo. No meu caso foi tudo perfeito.

As inscrições tinham se encerrado antes com o total preenchimento das vagas. Muita gente ainda ficou na lista de espera.

Ao contrário da data inicial programada, dessa vez o tempo colaborou e não tivemos problemas com a chuva, o que permitiu um evento bem legal, com a participação de mais de 1.000 atletas concluintes.

Fiquei contente em encontrar o Delmar, que trabalha comigo, e que estreou na prova de 5 Km, concluindo muito bem a sua primeira corrida. 

Tentando não perder muito tempo na dispersão, larguei mais a frente. Eu só acho que exagerei no começo com a empolgação da largada. Isso eu não aprendo nunca. Meu 1º Km foi praticamente o meu melhor tiro de 1 Km (3min58s), que faço normalmente no limite. E ainda faltavam mais 4 Km. Que sofrimento.

2º Km logicamente não foi tão bom quanto o primeiro, mas dentro do esperado. O problema é que a essa altura o folego vai faltando e diminuir o ritmo é inevitável. Parada para beber água nem pensar em provas curtas.

1º Km – 03:58
2º Km - 04:19
3º Km – 04:27
4º Km – 04:43
820m – 03:45


Ainda tentando não sair muito do ritmo fiz o retorno no 2,5 Km motivado. Enquanto estava voltando observava a quantidade de corredores que ainda seguiam do outro lado. Isso fez com que eu não deixasse a vontade de caminhar me vencer.

Porém, no 4º Km mal estava conseguindo respirar e tive que aliviar mais um pouco. Já sabia que recorde pessoal não daria mais. Não consigo ainda sustentar o meu ritmo mais forte após o 3º Km. Sei que é só mais um pouquinho, mas é muito sofrido.

Iria tentar então um sub-22min, que já seria um resultado satisfatório. É sempre bom termos um objetivo para não desistirmos de vez. Consegui concluir a prova em 21min10s. Por um curto espaço de tempo tinha ficado muito feliz pelo resultado, mas durou só até eu ver que o percurso tinha uns 190 metros a menos para completar os 5 Km.

Não dá nada. Eu já estava contente de poder voltar a correr forte, mesmo que por uma distância mais curta e sem sentir dor alguma.

Como cheguei rapidinho em relação ao pessoal dos 10 Km, fiquei assistindo e registrando a chegada dos amigo

Aguardei também pra ver a premiação, que atrasou por conta da falta de pontos de controle entre as distâncias de 5 Km e 10 Km, e que acabou prejudicando a apuração do resultado, Outro ponto que causou polêmica foi a exigência de utilização da camiseta da prova, determinada no regulamento.

Enquanto isso pudemos comemorar o aniversário da nossa amiga Liz, que completava mais um ano de muito sucesso e muita saúde. Tivemos até um bolinho integral. Muito bom, por sinal. Parabéns, minha amiga. A festinha pós corrida estava show !!! Tudo muito saudável.

Largada da Corrida pela Paz
No percurso
Chegada sofrida
O sol estava ficando mais forte e encontramos um cantinho pra nos abrigar
Delmar estreando e ganhando a sua primeira medalha nos 5 Km
Parabéns, Liz. Adorei o bolo e a festinha !!!

Local: Beira mar Norte - FLN/SC

Data: 06/10/2013 
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 5Km (4,81 Km) 

Inscrição: R$ 20,00 (ganhei do PFC)    
Kit: camiseta, chip descartável e número do peito.

Tempo: 21min10s
Pace: 4:24 min/Km

Colocação: 006 de 043 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 046 de 314 (masculino)
Colocação: 050 de 680 (geral)

2 comentários:

  1. Muito bem, amigo ! Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro os planos B quando vemos que o tempo da prova não vai sair da maneira que queremos ou simplesmente pode ser melhor.
    Parabéns pelo esforço retribuído... Chato a distância não ter batido e a desorganização na apuração.
    Bons treinos.

    www.runnerhostil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir