sábado, 14 de dezembro de 2013

08/12/2013 - Corrida Internacional da Cidade de Guaruhos / SP

Corrida Internacional da cidade de Guarulhos
Resultado
Fotos da Corrida
Morei por mais de 25 anos na cidade de Guarulhos e nunca havia participado de uma única corrida rústica pelas suas ruas. E agora, após 5 anos desde que comecei a me apaixonar por esse esporte, teria a chance de fazer a minha estreia.

Com a intenção principal de visitar meus pais e a minha avó que completava 85 anos, tive a oportunidade de encaixar 2 corridas em São Paulo, essa de Guarulhos e a de New Balance Excellent Series 15 Km, prova nova com qualificação por tempo. Acabei optando pela de Guarulhos pelo preço e pela própria logística de deslocamento.

Cheguei no sábado pela manhã e fui direto retirar o kit. Deu para dar uma relembrada no velho Bosque Maia, que já estava todo enfeitado com árvore e decorações de Natal. A camiseta do kit já estava em ritmo de copa do mundo: verde e amarela.

No dia da prova a logística foi bem tranquila, pois a largada ficava somente a 5 quadras da casa dos meus pais. Minha mãe também foi e deu aquela força. 

A impressão inicial que eu tinha era de que iria enfrentar um percurso relativamente plano baseado na parte que eu conhecia. Mas a história foi bem diferente.

A largada foi dada na seguinte sequência: elite feminina, elite masculina, os cadeirantes e por fim o pelotão geral que mesclava os atletas das provas de 5 Km e 10 Km. A largada do pelotão geral demorou um pouco e só ocorreu às 8:20. O sol já estava começando a aparecer e ficava mais quente.

Larguei mais a frente pra não ficar tão preso. Eram mais de 1500 atletas. Até que consegui me conter no 1º Km. Estava pensando em manter um pace de 4:30 o mais regular possível.

Mas logo no 2º Km já deu pra perceber que as coisas não seriam fáceis. Avançávamos para um lado da cidade que eu pouco conhecia e mal percebia que subíamos levemente. Não consegui repetir o mesmo ritmo inicial e nem próximo do meu objetivo. E olha que estava me esforçando. Muito estranho, pois já estava próximo do meu limite. Isso ocorreu também no 3º Km.


Quando imaginei que as subidas estavam no final me aparece a pior delas. Aquela que vem para acabar com qualquer esperança de melhorar o tempo na distância. Praticamente andei, sem força e sem fôlego para ir mais rápido. O resultado foi um desastroso pace de 6:04 min/Km. Definitivamente não fui feito para as subidas, tenho que focar mais nesse tipo de treinamento em morros.

Passada a pior parte que durou apenas alguns minutos, a lógica seria conseguir retomar o ritmo normal, mas quem disse que isso foi possível. O desgaste inicial foi tanto que mesmo para manter o meu pace normal, próximo dos 4:30, ficou complicado. Acabei fazendo essa segunda parte praticamente me arrastando sem conseguir encaixar um ritmo normal e cadenciado de corrida. Além do mais, mas algumas elevações também surgiram o que ajudou a quebrar mais ainda. 

Na reta final, dessa vez sem sprint nenhum, passei pelo meu primo, Chumbinho, que estava assistindo e veio acompanhar a espoa Kazumi. Ela correu quase a prova toda um pouco a minha frente. Nem sabia que eles iriam para a corrida e acabamos nos encontrando. Muito legal. A Kazumi está de parabéns, pois fez uma excelente prova e conquistou o 1º lugar na categoria. Preparadíssima para a São Silvestre.

Não teve jeito. A minha previsão de concluir a prova próximo dos 45 min ficou bem longe. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 48min41s. Tem dias que não são dias. Acho que foi o meu pior tempo na distância dos últimos anos. Decepcionado pelo tempo, mas conformado pela colocação geral. Razoável.

Na chegada me hidratei bastante, pois já estava quente, peguei a medalha, muito linda por sinal,o kit lanche e fui encontrar a minha mãe e os meus primos. Tivemos que sair rapidinho, pois tínhamos outro compromisso. Não consegui ver a premiação e nem os sorteios que tiveram. Espero que não tenha sido sorteado em nada.

Essa é uma das provas que terei que voltar para me vingar.

Retirada do Kit no Bosque Maia
Com meu pai, momentos antes de sair para a corrida
Chegando
Com a minha mãe no Bosque Maia, local da largada da corrida
Enfim, chegando...
Gostei da medalha

Local: Em frente ao Bosque Maia - Guarulhos/SP
Data: 08/12/2013 
Horário: 08:20 Hs 
Distância: 10Km (10,08Km) 

Inscrição: R$ 35,00
Kit: Sacola, camiseta, chip descartável e Número do peito    

Tempo: 48min41s
Pace: 4:50 min/Km

Colocação: 032 de 115 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 160 de 743 (masculino)
Colocação: 167 de 891 (geral)

Um comentário:

  1. Vc está surpreendendo hein !! Ótimo estar em família ainda mais apoiando !!! Feliz Natal e um ótimo 2014 de muitas corridas !!!

    ResponderExcluir