domingo, 22 de setembro de 2013

14/09/2013 - Meia maratona internacional de São José / SC

Meia maratona internacional de São José / SC
Corrida para testar as minhas atuais condições depois do tratamento e fisioterapia na perna e no joelho esquerdo. Era para ser um treino forte para a maratona de Santa Catarina, mas diante das circunstância foi um teste para o meu retorno.

Ganhei a inscrição de uma grande amiga corredora e que não pôde participar no dia, a quem sou muito agradecido. Acabei optando pela distância de 6,5 Km para não correr o risco de ter que ficar pelo caminho.

A corrida foi no quintal de casa por onde costumo treinar. Bem familiar. Fui a pé para o local da largada. Confesso que chegando lá me bateu aquela vontade de fazer a meia maratona (21 Km), que era a prova principal e que a maioria participaria.

Encontrei vários amigos. Inclusive o Luiz Eduardo e a Mariana da clínica Nura, responsáveis pelas sessões de fisioterapia na recuperação da minha lesão. Recomendo, pois graças a essas sessões estou podendo voltar aos poucos. Aproveitei e fiz a aplicação do kinésio tape, uma espécie de fita que serve para dar maior firmeza nos locais das lesões.

Também encontrei o Gustavo, um outro amigo do trabalho que estava retornando as provas e foi muito bem. Também participou da prova de 6 Km.

A largada aconteceu às 8 horas com os atletas de todas as modalidades de distância ao mesmo tempo: 6,5 Km, 10 Km e meia maratona. Esqueci que queria correr mais forte e acabei ficando um pouco mais para trás, o que fez com que eu perdesse um tempinho até passar pelo portal. Em provas curtas os segundos são mais importantes. 

Mesmo tendo largado meio encaixotado e tendo que fazer alguns dribles acabei fazendo um bom primeiro quilômetro. Pensei, pelo menos esse tempo que fiquei parado das corridas não prejudicou muito o meu início. Acho que foi a empolgação de poder correr mais forte novamente.


1º Km – 04:09
2º Km - 04:26
3º Km – 04:35
4º Km – 04:39
5º Km – 04:55
6º Km – 04:47
450m - 02:13

2º Km que passou pela Av. Presidente Kennedy (primeira vez que participo de uma corrida por essa avenida), ainda consegui me manter no pace abaixo de 4:30 min/Km.  Porém, a partir daí, a falta de treinos começou a pesar e não consegui sustentar o ritmo do início. 

No 5º Km que a coisa complicou de vez, pois começou um trecho de morro. A essa altura eu já estava bem sem fôlego e por muito pouco não caminhei. Fazia tempo que não corria no meu limite de esforço. Da minha perna eu nem lembrava e ainda bem que ela também não me fez lembrar dela.

O alívio veio com o acesso a beira mar de São José novamente. Tudo plano e percurso conhecido consegui não parar e concluir a prova abaixo dos 30 minutos pretendidos: 29min40s, e com a alegria de ter sido o 9º colocado geral da corrida de 6,5 Km.

Como cheguei bem cedo, deu tempo para fazer uma bela massagem e aproveitar os serviços que a organização disponibilizou, como fotos da chegada, hidratação, brindes e até chip de celular. Aguardei ainda a chegada dos amigos e a premiação, e saí bem contente com o meu resultado e por não ter sentido nada. Mas por enquanto vou ficar nas quilometragens menores, de olho na maratona de Curitiba.

 Aplicação do Kinesio Tape no joelho e na perna esquerda
 Mariana e Luiz Eduardo da Clínica Nura, que cuidaram da minha recuperação
 A poucos instantes da largada
  Que bom voltar a correr pertinho de casa (Av. Presidente Kennedy)
Eu e seu Ademir (não consigo acompanhá-lo: corre muito)
Uma merecida massagem na perna esquerda

Local: Beira mar de São José - SC

Data: 15/09/2013 
Horário: 8:00 Hs 
Distância: 6Km (6,450 Km)  

Inscrição: R$ 66 (ganhei)   
Kit: camiseta, 2 caixinhas de nescau, chip e número do peito.

Tempo: 29min40s
Pace: 4:36 min/Km

Colocação: xx de xx (categoria 40-44 anos)
Colocação: 09 de 44 (masculino)
Colocação: 09 de 87 (geral)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

07/09/2013 - Corrida da Independência - Palhoça/SC

Corrida da Independência - Palhoça/SC
                                        Fotos da Corrida
Essa prova marcou o meu retorno ao mundo das corridas após quase um mês sem participar de uma. Pra mim foi mais um recorde pessoal nos últimos 4 anos: ficar sem participar por tanto tempo.

Na verdade nem era para participar de uma corrida ainda, e sim retornar aos treinos com uma quilometragem baixa e em ritmo de trote. Porém, como essa corrida era de 4,5 Km achei interessante voltar e entrar no clima. O duro seria me conter.

A prova aconteceu à tarde começando pela corrida das crianças que já é tradicional e reúne atletas mirins da região. Em seguida foi a vez dos adultos largarem e ganharem as ruas de Palhoça. Foram pouco mais de 50 atletas participando, mas de excelente nível.

Eu consegui largar mais devagar e me segurar durante o 1º Km, mesmo naquela adrenalina comum da hora da largada. Dessa forma fui ficando para trás. A minha intenção inicial era correr com pace próximo de 5:30.

O percurso da prova foi pelas ruas do município de Palhoça, próximo a praça central.
1º Km – 5:26
2º Km - 5:09
3º Km – 4:55
4º Km – 5:01

810m – 3:55

Aos poucos fui aquecendo, e meio que naturalmente o ritmo foi aumentando. Eu, que tinha ficado tão para trás e ouvia até a sirene do carro da polícia na minha cola, comecei a tentar fazer algumas ultrapassagens. 

Meu pace já estava na casa dos 5 min/Km. Porém, o medo daquela dor voltar rondava a minha cabeça. Esse medo até que foi bom, pois por mais que eu sentisse que dava pra correr mais rápido consegui me segurar.

A prova foi muito rápida e em pouco mais de 24 minutos já cruzava a linha de chegada, 24min26s para ser mais exato. Nunca cheguei em uma corrida tão inteiro, pois geralmente chego no meu limite. Dessa vez fui bem mais tranquilo e a recuperação foi muito rápida.

Me hidratei, comi algumas frutas e fiquei até o fim para assistir e registrar a premiação dos amigos. Terminei muito contente por não sentir nenhuma dor. Ficou só no medo mesmo.

Preparação para a corrida das crianças
Crianças em ação
 
 Uma foto surpresa com o Maurício
 Quase metade do percurso
Felicidade na chegada: sem dor na perna esquerda
Local: Praça central de Palhoça - SC

Data: 07/09/2013 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 4,5 Km (4,81 Km)   

Inscrição: R$ 20   
Kit: Não teve.

Tempo: 24min26s
Pace: 5:05 min/Km

Colocação: 06 de 07 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 29 de 44 (masculino)
Colocação: 31 de 50 (geral)