segunda-feira, 3 de março de 2014

23/02/2014 - VIII Meia Maratona Internacional de São Paulo

VIII Meia Maratona Internacional de São Paulo
Escolhi essa para ser a minha primeira meia maratona do ano de 2014, pois ainda no final de 2013 tinha conseguido garantir as passagens aéreas bem em conta. Além disso, gostei de ter participado no ano passado e ainda aproveito para visitar os meus pais e irmãos em São Paulo.

Cheguei na véspera da corrida e fui direto buscar o kit no Ginásio do Ibirapuera com a grande ajuda da minha irmã e meu cunhado. No dia da corrida minha mãe e minha irmã me acompanharam até o Estádio do Pacaembu em uma caminhada de cerca de 3 Km. Tivemos que acordar bem cedinho, pois a largada foi pontualmente às 7:15 e teríamos que estar por lá perto das 6:30.

Já em frente ao estádio, no local da largada, a movimentação era grande. Só deu tempo de tirar algumas fotos, fazer alguns ajustes na roupa e acessórios para a corrida, e seguir para o posicionamento na largada. Novamente peguei a pulseira de pace 4:30 e fui me posicionar mais a frente, o que facilita bem no início da prova. 

A largada e a chegada são bem em frente ao Estádio do Pacaembu e apesar da largada ser meio diferente por sair fazendo um grande círculo, promove um excelente visual em uma vista mais aérea.

Meu plano para essa prova era melhorar o tempo do ano passado, que foi de 1h43min51s. Estava bem confiante. Larguei bem consciente, segurando um pouco o ritmo, sem forçar, ciente de que a segunda parte seria mais complicada por causa das várias subidas.

Durante o trecho inicial da Av. Pacaembú é bem tranquilo de correr por ser uma avenida larga em descida bem suave. Muita gente já sai queimando tudo por aí. Difícil é conter.

Saindo da Av. Pacaembú, depois de acessar algumas ruas menores, chegamos no primeiro trecho do Elevado, que já começa alterar a altimetria. Mesmo assim, no início dá pra sustentar um bom ritmo. Fizemos o retorno no final do Elevado e voltamos uma parte. Acessamos então a Av. Duque de Caxias e Av. Rio Branco. Em seguida passamos próximo a Estação Julio Prestes e Parque da Luz, ganhando as ruas da José Paulino. Fizemos o retorno na Rua Silva Bueno e voltamos novamente à Av. Duque de Caxias. Nesse ponto lembro de ter tomado o meu único gel de carboidrato, pois o outro tinha caído pelo caminho. Completei os 10 primeiros quilômetros e a minha sensação e de que que tinham sido razoavelmente tranquilos até então.

O Garmin apitou exatamente quando passei pela placa de 10 Km. Aparentemente bem aferido o percurso. Estava com 1 minuto a menos em relação a essa parcial do ano passado. Parecia estar indo no caminho certo.

Em seguida pegamos as retas da Rua Conselheiro Nebias, Av. Rudge e Av. Marques de São Vicente. Apesar de serem retas eu já estava sentindo um pouco o cansaço e o calor parecia ficar pior. Olhava as placas na rua e indicavam 27 graus. Nessas condições meu pace já beirava os 5min/Km.

Chegamos então ao viaduto do Pacaembú. próximo do 14º Km, e lembrava que tinha sofrido muito a partir daí, pois tratava-se de várias trechos com subidas, principalmente na parte das ruas próximo a Barra Funda, um pouco depois do Memorial da América Latina.  Fazer split negativo nem pensar. Nesse ponto comecei a sentir mais e foi o meu pior ritmo da corrida. 

Já no 17º Km entramos novamente no Elevado. Dessa vez muita mais desgastado, fazia muita força pra tentar manter o pace abaixo de 5 min/Km Não deu. Os segundos foram fugindo e não tinha muito o que fazer com a minha respiração no limite. Ainda entrei na Av. Pacaembú, faltando pouco mais de 1 Km para acabar, com esperança de conseguir melhorar o meu tempo. Mas ela é cruel. É uma subida lenta e que depois de 20 Km não permite dar um sprint para uma chegada mais forte. 

Até esqueci do relógio. Fui chegando meio arrastado tentando ir na onda dos outros atletas. Eis que faltando uns 200 metros ouço a voz do Manoel, um dos primeiros amigos da SEAL que me falou dos benefícios da corrida, ainda quando eu morava em Guarulhos. Foi o impulso que me faltava pra completar a prova. Que satisfação correr em Sampa e ouvir um grito conhecido de apoio.

Nem preciso dizer que cheguei exausto, muito desidratado e um pouquinho decepcionado por não ter conseguido melhorar o meu tempo. Completei a prova com 1h44min33s, pouco acima do ano passado. O Garmin desse ano registrou a distância de 21,420 Km contra os 21,150 Km do ano passado, mas não entendi essa diferença pois o percurso me pareceu exatamente o mesmo. 

Em seguida acabei encontrando o amigo até então virtual, Márcio, diretamente de Manaus. Também amante das viagens e das corridas. Depois fui logo procurar água e gatorade para me hidratar. Foram na sequência 2 saquinhos de Gatorade e 4 garrafas de água. Acho que tinha perdido uns 3 Kg durante a corrida. Reencontrei a minha mãe e a minha irmã que ajudaram a registrar a minha participação. 

Já voltando, pela Av. Pacaembu, ainda encontrei a Eliana Fontenelle, diretamente de Floripa, e que também estava completando a meia maratona. Legal, sempre acabamos encontrando conhecidos, mesmo em outro estado.

Foi bom ver o crescimento do número de concluintes da Meia maratona de São Paulo, que passou de pouco mais de 5 mil atletas no ano passado para quase 6.500 concluintes esse ano. 

Percurso
Vídeo da minha chegada
 Santa Catarina presente na Meia Maratona de São Paulo
 Na largada passamos por onde tem espaço.
 Cheguei !!! Tempo líquido: 1h44min33s
 Iniciando a hidratação. Dá-lhe isotônico.
 Apoio sempre da família, que disseram que vão participar ano que vem.
 Márcio diretamente de Manaus abrindo a temporada de Meias Maratonas também em SP
A recompensa

Local: Estádio do Pacaembu - São Paulo/SP
Data: 23/02/2014 
Horário: 07:15 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,420 Km) 

Inscrição: R$ 76,00
Kit: Número do peito, camiseta, sachês de café, carbogel, tubetes e chip descartável.  

Tempo: 1h44min33s
Pace: 4:53 min/Km

Colocação: 193 de 942 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 1.034 de 5488 (masculino)
Colocação: 1.082 de 6.476 (geral)

2 comentários:

  1. Oi, Eduardo.
    Parabéns pela prova. Que linda sua medalha. Adorei.
    Correr com apoio da família, na cidade de São Paulo, é tudo de bom. Estou viajando para lá semana que vem. Farei a W Run, prova feminina. Estou indo para um encontro das meninas do twitter. Vai ser um festão.
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena. Muito obrigado. Foi sofridinha no final, mas sempre vale a pena !!! Também gostei da medalha. Puxa, que legal, muito bom promover esses encontros. Conhecer o pessoal que normalmente nos relacionamos pelos blogs e redes sociais. Quando vou correr fora também sempre encontro algum conhecido virtual. Muito bom. Espero que você curta bastante por lá, e depois passo no seu blog pra ver como foi !!! Boa prova e boa diversão. Bjos.

      Excluir