domingo, 5 de outubro de 2014

28/09/2014 - Corrida pela Paz - No drogas


Foto: Alexandre Santiago
2ª  Corrida pela Paz - NO DROGAS - 2014 - FLN/SC
Por muito pouco não consigo participar da minha 6ª Corrida pela Paz - NO DROGAS. Gosto muito dessa prova, pois essa foi uma das minhas primeiras quando iniciei em 2009 e também pela sua causa, que já ajudou muita gente a trocar o vício das drogas pelo vício saudável das corridas.

Primeira vez que meu filho iria sozinho comigo para uma corrida e tinha um certo receio de ele não conseguir acordar muito cedo ou não ter com quem ficar durante a prova. Eu queria que ele fosse pra participar pelo menos da caminhada, mas ele preferiu ficar na chegada me esperando. Foi até bom, pois o tempo estava meio chuvoso.

Contando com a ajuda das amigas Andréia e Marta que estavam participando de staffs na chegada da prova e em um local mais reservado e coberto, pude então ir correr efetivamente a prova nos 5 Km despreocupado, pois estava em boas mãos. Bom que as provas de 5 Km são rápidas e em menos de 25 minutos já estaria de volta.

Preparações anteriores e aquecimento não teve. Foi tudo em cima da hora. Normalmente essa seria a prova para eu tentar um recorde pessoal na distância por ser em terreno plano e com temperatura agradável, mas não estava preparado psicologicamente dessa vez. 

A prova teve as modalidades de distância de 5 Km, 10 Km e caminhada de 2 Km. Pouco mais de 1.500 atletas largaram, partindo do Trapiche e seguindo em sentido da UFSC. O inconveniente foi que não havia o tapete para registrar o momento da passagem pelo portal da largada e quem saiu mais para trás perdeu muito tempo com o congestionamento inicial.

Eu consegui sair mais a frente e não tive grandes problemas. Por outro lado, larguei na empolgação inicial que eu sempre tento conter. O 1º Km foi até dentro do esperado e seria a média que eu deveria seguir, mas foi somente esse. Não estou mais acostumado a correr tão forte essas provas curtas. 

No 2º Km ainda razoavelmente confortável consegui cadenciar um pouco o ritmo ao mesmo tempo que buscava recuperar algumas posições do pessoal que disparou na frente. Logo veio o retorno, próximo dos 2,7 Km e optei por não me hidratar durante a prova. 5 Km vai rapidinho e poderia tomar na chegada.

Como é de costume, nessas provas curtas o 4º e o 5º Km foram aquela tortura pra não diminuir muito o ritmo. Consigo manter bem até os 3 Km iniciais. Depois disso, o esforço é muito grande e preciso reduzir um pouco para o coração não explodir. Posteriormente com o Garmin deu pra ver que corri com média de 184 bpm e com picos de 192 bpm, quando o meu máximo deveria ser 179 bpm.

Menos mal que a prova é curta e o sofrimento logo acaba, mas durante parece uma eternidade. Os amigos dizem que a gente sempre está sorrindo durante a corrida mesmo nesses limites. É isso que geralmente as fotos mostram ou aparecem. Tenho sorte que não divulgam as fotos com cara de sofrimento e esforço...rs.

Na reta final, a volta pela beira mar é bem legal, pois podemos ver o pessoal vindo do outro lado. Não fica tão monótono e vamos encontrando vários amigos. O duro mesmo foi descobrir que não eram 5 Km e sim, 5,4 Km praticamente. Pode parecer pouca a diferença, mas em ritmo forte complica um pouco.

Fiz o máximo que deu no dia. Cheguei com o tempo líquido de 23min39s. Na verdade eu estava mais preocupado em achar logo o Gabi. Tadinho, estava me esperando ansioso. Ficou comportadinho e veio até me contar quantos já tinham chegado.

Recebemos Red Bull na chegada e a medalha foi entregue mediante a devolução do chip que era retornável. Bonita medalha por sinal !!! 

Como cheguei cedo por ter feito a prova de 5 Km, ainda pude aproveitar bem a farta mesa de frutas que impressionou muitos aos atletas que lá chegavam pela beleza do arranjo. Peguei a parte boa ainda, pois depois disseram que não sobrou nada.  

Em seguida fomos ver a chegada dos outros atletas. Não pude ficar para a assistir a premiação, pois começou a chover mais forte e tivemos que ir embora. Pena não ter encontrado muitos amigos e amigas que também estavam por lá. Mas fiquei contente por ter dado tudo certo no final e ter concluído a minha 6ª participação seguida na Corrida pela Paz.

Depois fui lá pagar as promessas para conseguir tirar o Gabi cedo da cama !!!


 Arranjo da mesa de frutas para recepciona os atletas
Quase tudo pronto. Galera fera.
  Indo (Foto: Josué Lange)
Voltando (Foto: Sabine Weiler) 
 Reta finall
 Chegando. Tempo líquido: 23min39s (5,39Km)

 Vista aérea da chegada (Drone)
 Com o Gabi na chegada
  Bonita medalha

Local: Beira mar Norte - Trapiche
Data: 28/09/2014 
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 5Km (5,39 Km) 

Inscrição: R$ 25
Kit: Camiseta, caneta, caixinha de band-aid, número de peito e chip. 
Tempo: 23min39s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 08 de 041 (40-44 anos)
Colocação: 61 de 496 (masculino)
Colocação: 66 de 990 (geral)

2 comentários:

  1. Fala Eduardo, parabéns pelo blog e pela prova. Também participei, mas na de 5km. Encontrei o grupo no Facebook como me indicou. Abraço, saúde e boas provas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eric. Muito obrigado. Eu também participei na de 5 Km. Que bom, seja bem-vindo ao grupo. Lá tem bastante troca de informações sobre as corridas principalmente aqui de SC. Nos vemos em alguma corrida por aí. Abraço e bons treinos.

      Excluir