terça-feira, 9 de dezembro de 2014

07/12/2014 - Beach & Mountain Challenge - Corrida 7 Km

Beach & Mountain Challenge - Corrida 7 Km - FLN/SC
 
Resultado
Fotos da Corrida (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida (by Sabine Weiler)
Fotos da Corrida (by Beach & Moutain Challenge) 

Beach & Moutain Challenge chegou com uma proposta nova de evento multiesportivo, reunindo em um só dia competições de corridas, natação, stand up paddle e aquathlon. O local escolhido para essa 1ª foi a praia do Pântano do Sul, em Florianópolis.

Normalmente não é da minha preferência esse tipo de prova, que percorre trechos de asfalto, chão batido, trilhas e praias, mas como bom curioso que sou fui experimentar, conseguindo a inscrição com uma amiga. Na modalidade de corridas havia a distância de 7 Km e a de 21 Km, que passaria pelo temido “morro maldito”, tanto na ida como na volta. Após muita análise acabei optando pela distância de 7 Km, sem o “morro maldito”.

A expectativa era grande para essa prova. Muita divulgação na imprensa e nas redes sociais. Todos amantes das aventuras bastante ansiosos.

No dia da prova, como não conhecia bem o local cheguei cedinho. Consegui um lugar privilegiado para estacionar o carro, em uma ruazinha próxima que dava acesso a praia, onde estava montada toda a arena do evento.

Aos poucos muitos amigos foram chegando e movimentando todo o ambiente. Muita gente animada e com total disposição para enfrentar o desafio. Inicialmente a largada das corridas seria às 8 horas, depois do stand up paddle e as outras modalidades no período da tarde.

Um detalhe que achei inconveniente foi a disponbilização da água para hidratação no local da largada/chegada, necessitando de copos que foram distribuídos no kit de participação do evento. O detalhe é que os carros (pra quem foi de carro) ficavam longes e não havia “guarda volumes” oficial do evento. Ou seja, quem não tinha conhecidos para segurar os pertences ficava em uma situação complicada.

A largada atrasou mais de 40 minutos do previsto e ocorreu depois das 8:40. Como estava esquentando a medida que o horário avançava muitos atletas que fizeram a prova de 21 Km sofreram um pouco mais, pois a duração da prova girava em torno de 2 horas. Eu particulamente não tive problemas, pois a prova de 7 Km é mais curta e mais rápida.

Não tinha bem a estratégia para essa prova, pois não tinha referencial algum. Então, era correr o melhor possível nos trechos planos e tentar não caminhar nos morros.

Primeiramente largaram os PNE, dois minutos depois o pessoal dos 7 Km, inclusive eu, e momentos depois os atletas dos 21 Km. Isso foi legal, pois com essa diferença não houve problemas na dispersão, ficando mais livre pra correr na ampla faixa de areia da praia no primeiro trecho, que durou pouco mais de 300m.

Larguei pensando em manter um pace próximo de 4:30 na parte plana, e foi mais ou menos o que fiz até o 3º Km, enquanto estávamos correndo no asfalto. Confesso que o calor já estava me incomodando logo de início. Cheguei já praticamente sem fôlego na parte mais crítica, o morro com a maior subida do percurso de 7 Km.

Desacelerei e tentei subir trotando devagar, mas no meio da subida já com o coração saindo pela boca tive que praticamente parar e seguir caminhando. Já quase no topo do morro (Km 3,8) comecei a trotar novamente e tentei recuperar um pouco na descida que veio a seguir, mas a descida tinha que ser meio freada.

Percorremos mais uns 500 metros e chegamos na praia para voltar. Corremos mais uns 500 metros pela areia e acessamos um trecho de trilhas, subindo por umas pedras. Isso na altura do 5º Km. Foram pouco mais de 250 m, mas também tive que caminhar um pouco para subir.

Após a descida chegamos a praia novamente. Agora era só terminar os pouco mais de 2 Km que faltavam. Pra complicar o vento estava contra e dificultava a retomada do ritmo. Pelo menos era razoavelmente plano.

Não tive problemas com hidratação, pois a minha prova por ser mais curta tivemos água a vontade e gelada. Porém, alguns atletas que fizeram os 21 Km relataram que no finalizinho já não havia mais água e até tiveram que improvisar com a água derretida do gelo, tamanho era a sede no calor que estava fazendo. Ainda no percurso lembrei que na arena da chegada deveria ter copo para a hidratação e, não joguei o meu último fora, levando comigo pra garantir.

Nesse trecho ainda recuperei algumas poucas posições. Pena que eu tinha forçado muito nas subidas. Analisando o garmin percebi depois que após iniciar a subida do primeiro morro corri praticamente todo o restante da prova com o batimento cardíaco superior ao meu máximo, que deveria ser 183 bpm. Foi bem puxadinho. Mas no final valeu a pena.

Completei o percurso com o tempo líquido de 37min01s, segundo a marcação do chip. E conforme o garmin a distância foi de 7,5 Km ao invés dos 7 Km. Dei uma recuperada, me hidratei, comi umas bananas, me troquei e fui pegar a câmera fotográfica pra registrar a chegada dos amigos que estavam fazendo os 21 Km. Todos concluindo bem exaustos, mas felizes por terem vencido o “morro maldito”.

Após a chegada de praticamente todos os atletas teve início a premiação geral e por categoria de faixa etária para os 3 primeiros colocados para a distância de 7 Km. Fiquei muito feliz e um pouco surpreso quando vi o meu nome na 3ª colocação dos 11 atletas da categoria. O esforço valeu a pena, e ainda fiquei a apenas 6 segundos do 2º colocado. 
 
As amigas e jornalistas que correm, Sabine Weiler do programa SC no ar da RIC TV e Helena Vidal do Blog Correndodebemcomavida também correram muito bem e fizeram bons tempos. A Helena inclusive já tinha ido embora e para a sua surpresa teve que voltar para receber o troféu de 2º lugar na categoria. A Sabine depois ainda produziu lindas fotos registrando os bons momentos do evento. Estão de parabéns, meninas.

Após o término da premiação da prova de 7 Km ainda aguardei um pouco a premiação dos 21 Km, mas demorou muito e como estava com sono, cansado e o sol não dava trégua acabei indo embora. Pena que não pude prestigiar e fotografar os amigos.
 
As outras provas do evento seguiram na manhã e no período da tarde.


 Com a galera do Projeto Sexto Sentido (by Sabine Weiler)
  Simone, Laura, eu, Nilton, Helena e Aninha (by Lia Lopes)
   No meio das belas e feras das corridas

Chegando pela praia e com vento contra
  Registrando a premiação dos amigos. Obrigado Sabine Weiler
Registrando a premiação dos amigos por outro ângulo. Valeu, Marcos !!!
 Contente com o troféu de  lugar na categoria 40-44 anos

Local: Praia do Pântano do Sul - FLN/SC
Data: 07/12/2014 
Horário: 8:00 Hs (8:42 Hs)
Distância: 7 Km (7,52 Km) 

Inscrição: cortesia (Preço R$ 120,00 + 2 Kg de alimento não perecível)
Kit: Sacola, Camiseta, viseira, copo para o evento, número de peito e chip descartável. 
Tempo: 37min04s
Pace: 4:56 min/Km

Colocação: 03 de 011 (40-44 anos)
Colocação: 22 de 092 (masculino)
Colocação: 24 de 170 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário