sábado, 6 de dezembro de 2014

30/11/2014 - Final Estadual do Circuito SESC de Caminhadas e Corridas - FLN/SC

Final Estadual do Circuito SESC de Caminhadas e Corridas - FLN/SC
Esse ano novamente a final estadual do Circuito SESC ocorreu no domingo que sucedeu a corrida Vale das Graças, em Angelina. Por isso tive que optar por participar da distância de 5 Km ao invés dos 10 Km. Ficaria muito pesado uma outra prova de 10 Km em pouco mais de 12 horas de diferença.

Na verdade o que eu gostaria mesmo era tentar bater o meu recorde pessoal na distância. Normalmente as condições são favoráveis para isso, com percurso plano e reto. Só dependendo das condições climáticas. Porém, tinha consciência de que não tinha mais treinado velocidade desde a preparação para a maratona, ha cerca de 3 meses.

Essa prova é bem disputada, pois reúne os principais vencedores das etapas do circuito SESC realizadas por todo o estado de Santa Catarina durante o ano, ou seja, o nível da prova é bem forte. A arena do evento é uma das melhores de estrutura por aqui, com várias tendas com serviços de massagens, medições, dicas de nutrição, fotos, entre outros.

Como cheguei cedinho e ainda estava sem filas aproveitei para fazer uma massagem, que aliás, caiu muito bem para dar uma boa relaxada. Segundo a massoterapeuta eu estou com vários nozinhos na lombar. Deve ser mesmo. Foi bom enquanto durou, mas ao final já estava bem perto do horário da largada. Guardei as minhas coisas rapidamente e fui me alinhar para a largada, aproximadamente às 7:30.

Eu queria largar mais a frente, pois a prova de 5 Km é rápida e é melhor não perder muito tempo com o congestionamento inicial. Tinha analisado os meus paces do ano passado e observei que o meu 1º Km tinha sido muito rápido e depois complicou para sustentar o ritmo. Esse ano pretendia sair com um pouco mais de calma.

A largada dos 5 Km e dos 10 Km foram juntas, saindo da tradicional ponta da beira mar continental. O pessoal da frente disparou com tudo e eu até que consegui me segurar e não ir no embalo da maioria. Apesar de ser forte para mim, o pace (4:17 min/Km) ficou bom e era por aí que eu queria manter. Estava sentindo um pouco abafado.

No 2º Km mantive o meu ritmo e estava me sentindo bem, seguindo no sentido da ponte Hercílio Luz, onde faria o retorno no Km 2,5. A essa altura já estava recuperando boa parte das posições perdidas no início da prova. Após o retorno, até completar o 3º Km o pace seguia estável,com muito esforço.

Mas o que era doce se acabou.O vento contra acabou com a minha alegria e complicou o meu final de prova, quebrando totalmente o rimo no 4º Km. Foram praticamente 20 segundos a mais nesse quilômetro. Muito esforço e pouco rendimento. E assim foi até o final da prova. Chegando quase morrendo.

O tempo líquido ficou em 21min39s, que seria muito bom se o percurso tivesse dado os 5 Km, mas deu por volta de 4,94 Km pelo meu garmin. Menos mal, pois pelo ritmo dificilmente iria bater meu recorde pessoal de 21min25s. Acho que se o vento contra não estivesse tão forte daria uma boa briga.

No resultado final do masculino uma curiosidade. O Paraíba que venceu a corrida de Angelina nos 10 Km na tarde anterior, venceu a prova de 5 Km do SESC. E o Ricardinho que venceu a prova de 5 Km de Angelina, venceu a prova de 10 Km do SESC. 

Depois, fui descansar um pouco, tirar umas fotos dos amigos que terminavam os 10 Km, aproveitar um pouco da estrutura de serviços nas tendas e assistir a premiação. No finalzinho o Clécio e a Andréia vieram me avisar que eu estava na capa do boletim do SESC-SC do mês de Novembro. Era da corrida do ano passado. Bem legal. Valeu !!!

Cada vez mais gosto dessa prova.

 Cedinho, com sol e vento forte 
Várias tendas de serviços 
 Depois da largada com o Jeffrey (by Laura Generini)
 Agora na reta final (by Laura Generini)
 Com as feras: Iolanda, Viviane e Paraíba
 Estavam quase todos em Angelina também
Capa do boletim do SESC de Novembro (by Andréia Gomes Menezes)

Local: Beira mar Continental do Estreito - FLN/SC
Data: 30/11/2014 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 5Km (4,94 Km) 

Inscrição: R$ 20
Kit: Sacolinha tipo mochila (bem legal), Camiseta, número de peito e chip descartável. 
Tempo: 21min39s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 09 de 047 (40-44 anos)
Colocação: 45 de 244 (masculino)
Colocação: 46 de 437 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário