quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

15/02/2015 - 2ª Corrida da Fantasia - Balneário Camboriú - FLN/SC

2ª Corrida da Fantasia - Balneário Camboriú/SC
Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

16/02/2015 - Matéria do Jornal do Almoço - Corrida da Fantasia - 26 seg.
 Jornal do Almoço - Corrida da Fantasia

15/02/2015 - Matéria do Site da Fundação de Esportes de Balneário Camboriú

Ainda tentando entrar no ritmo e com o início da temporada quis repetir a minha participação na 2ª Corrida da Fantasia realizada nas praia de Balneário Camboriú, e testar uma prova mais curta (5Km), pois estava sem treinos longos durante o mês de Janeiro.

Acabei decidindo e fazendo a minha inscrição somente 3 dias antes. Depois fiquei sabendo que era possível até fazer a inscrição na hora, quando da retirada do kit, mas provas em lugares mais distantes não dá pra arriscar.

A corrida foi realizada no domingo de carnaval e Balneário Camboriú estava repleta de turistas. Cheguei um pouco mais cedo, perto das 17 horas, e já não tinha local próximo para estacionar o carro. Optei por deixar o carro novamente no Shopping Atlântico, que também estava super cheio. Antes porém, conferi o horário de funcionamento e especialmente nesse dia ficou aberto até às 23 horas.

Ainda no shopping encontrei com os amigos "Loucos por Corridas" da grande Florianópolis, Lucas, Andréa, Lia, e Marina que já aguardavam o início da prova bem animados e arrumando as suas fantasias.

A largada estava prevista para às 20 horas, já perto de escurecer. A praia ainda estava razoavelmente cheia. Pouco antes da largada minha irmã Jaqueline, meu cunhado Yukio, e um amigo de São Paulo Alexandre e a Juliana também chegaram para prestigiar.

Foi montada uma arena fechada para os atletas e para evitar o acesso do público em geral. Também serviu de local da concentração dos atletas e preparação das fantasias. A grande maioria dos atletas entrou no clima e se fantasiou. Tinha um bloco inclusive formado por umas 10 mulheres maravilhas. Muito legal.

Como objetivo eu iria tentar melhorar o meu tempo do ano passado que tinha sido de 22min18s. Sabia que seria difícil, pois não me sentia tão bem preparado como antes. O percurso, como no ano passado foi todo em areia, mas em areia firme, boa para correr. Conforme o regulamento era necessário correr com pelo menos um item de fantasia. Eu fui com uma peruca e um nariz de palhaço que piscava.

Procurei largar mais a frente e saí forte tentando chegar logo a faixa de areia mais firme. Pelo jeito todos pensaram a mesma coisa, pois o pelotão da frente disparou. O duro é que acho que me excedi no esforço inicial. Não devia ter saído tanto na empolgação. 

Primeiro fomos em sentido Barra Sul por cerca de 1 Km. A praia ainda tinha um certo movimento e era frequente a necessidade de desviar do público. Por outro lado muitos assistiam a corrida e se divertiam com a passagem dos atletas fantasiados.

O retorno chegou rápido no final do 1º Km. Meu nariz de palhaço ficou pro lado e foi do jeito que deu. Na volta passamos pelo ponto de largada onde estava a concentração do público que dava aquele incentivo aos atletas.


Até esse ponto eu consegui manter um ritmo razoável e dentro do esperado, mas a partir de então não teve jeito. Estava com o coração saindo pela boca e mal conseguia respirar. Por muito pouco não cedi e comecei a caminhar. Só não fiz isso porque a medida que ia correndo o público na praia ia dando força e brincando com o palhaço. Foi legal ver as crianças assistirem admiradas a nossa passagem.

Seguimos então no sentido norte até o local onde estava montado o palco para o show do RPM que se apresentaria um pouco mais tarde. Confesso que estava me arrastando. Não conseguia manter o ritmo. Aos poucos o gás foi acabando e até um cachorro que participava com o seu dono me ultrapassou. E sumiu na minha frente !!!

Fiz o retorno na ponta norte e voltei mais devagar ainda. O pace já estava próximo dos 5 min/Km e nada da respiração voltar ao normal. O jeito era tentar terminar a prova sem andar. Não sei porque mas essas provas de 5 Km são as mais sofridas pra mim. Curto e intenso.

Próximo do portal de chegada deu pra ensaiar um sprint final, mas nada que melhorasse o tempo. O que deu pra fazer foi um tempo líquido de 24min18s. O número de atletas ficou próximo de 140 concluintes, sendo que teve muitos pipocas. Só pra ter uma ideia, pela minha contagem tinha 32 atletas na minha frente e na classificação oficial final apareço em 28º. 

Chegando na arena uma boa estrutura para recuperação nos aguardava com isotônico, água, várias frutas de excelente qualidade. Tudo muito bom. 

A medalha deixou um pouco a desejar. Percebi somente bem depois que ela era exatamente a mesma do ano passado, somente com a fita diferente. Bem que poderiam ter mudado e colocado a data e a distância da prova.

Assistimos um pouco a premiação e amiga Lia conseguiu trazer um troféu para a grande Florianópolis. Está de parabéns. Depois foi tentar fazer um lanchinho por lá, o que não foi nada fácil pelo grande movimento, e finalmente voltar para casa.

Entrando no clima
Loucos por corridas em Balneário Camboriú
 Super protegido - Umas 10 mulheres maravilhas !!!
Família e amigos prestigiando
 Preparação para a largada
Anoitecendo

Chegando e perdendo o nariz
Missão cumprida. Tempo líquido: 24min18s
Medalha

Local: Pça. Almirante Tamandaré - Balneário Camboriú / SC
Data: 15/02/2015 
Horário: 20:00 Hs
Distância: 5 Km (5,23Km) 

Inscrição: R$ 80,00
Kit: Camiseta, barra de cereal, chip descartável, Número de peito 
Tempo: 24min18s
Pace: 4:40 min/Km

Colocação: 07 de 21 (40-49 anos)
Colocação: 26 de 73 (masculino)
Colocação: 28 de 138 (geral)

Um comentário:

  1. Adorei os modelitos da galera, lindos e divertidos. Pena que Floripa não tem um evento assim por aqui :(

    ResponderExcluir