sexta-feira, 29 de maio de 2015

24/05/2015 - 3ª Meia Maratona Cidade de São José / SC

3ª Meia Maratona Cidade de São José

Fotos da Corrida FB (coletânea dos amigos)

Minha 3ª participação na Meia maratona Cidade de São José. A vantagem dessa prova é que o local é bem conhecido, por onde eu costumo treinar, e a largada fica a duas quadras de casa. O percurso em si não é dos mais fáceis, principalmente na parte final, depois do 13º Km, com várias subidas e descidas, o que dificulta qualquer meta de recorde pessoal na distância.

A retirada do kit de participação foi na véspera da prova em um concessionária de veículos na Av. Presidente Kennedy, e deu pra ir caminhando com o Gabi. Lá encontramos vários amigos, aproveitamos um farto coquetel oferecido aos clientes e fui recrutado para participar de uma pesquisa sobre a queda de rendimento e variação do equilíbrio em provas de longa distância. Não era teste de pisada. A primeira medição foi ali mesmo, em situação normal.

No domingo, dia da prova, não precisei acordar tão de madrugada, mesmo assim cheguei uma hora antes da largada, prevista para às 7:30. A prova tinha premiação em dinheiro com R$ 2.500 para os campeões, o que trouxe vários atletas da elite. Essa foi uma das maiores premiações em Santa Catarina. Além disso havia também uma grande quantidade de assessorias esportivas, com grandes participações nas provas com distâncias de 5Km e 10 Km.

Como sempre encontramos vários amigos antes da largada e fui fazer a minha segunda medição para a pesquisa. Dessa vez medindo também a glicose. Mal deu tempo de fazer as medições e saí correndo para a largada. Os atletas dos 21 Km largaram às 7:30 e das distâncias de 5 Km e 10 Km, 15 minutos depois.

O tempo estava bom, nem muito frio e nem muito quente. O sol também não estava tão intenso, aparecia tímido de vez em quando. Só não estava melhor que no ano passado, que foi em época mais fria, em Setembro.

Conhecendo o percurso larguei mais contido dessa vez. Sabia que até próximo do 12º Km o percurso era relativamente plano, mas depois a altimetria complicava. Largamos pela beira mar de São José, na altura da Cassol, seguimos em sentido Florianópolis, passando o portal da divisa, e retornamos pela Av. Presidente Kennedy. Esse ano, nessa primeira volta seguimos então até o centro histórico e voltamos novamente pela beira mar, onde acabamos cruzando com o pessoal das provas de 5 Km e 10Km. Passamos pelo ponto da largada com pouco mais de 7 Km.

Iniciamos então a 2ª volta, repetindo o trajeto do início da prova. Agora os atletas já estavam mais espaçados. Não consegui manter o ritmo da 1ª volta, mesmo acompanhando os meus atletas referenciais. Estava perdendo uns 10s por Km. Acho que todos estávamos sentindo. Tomei o meu único gel logo após o 9º Km, sem a menor vontade.

Quanto a hidratação, como sempre, fui pegando um copo de água em todos os postos, e que bom que estavam geladas. Dava umas bicadinhas e jogava o resto na cabeça pra refrescar. Na altura do 12º Km teve isotônico em garrafa. Peguei uma, consegui dar uns 3 goles e tive que deixar o restante da garrafa pelo caminho.
Garmin - 3ª Meia maratona Cidade de São José

Ao chegar novamente no centro histórico dessa vez não retornamos pela beira mar, e seguimos em sentido Ponta de Baixo e Praia comprida. Começava aí a parte mais complicada com várias subidas e descidas. Curioso que eu na altura do 13º Km ainda estava indo e a elite já voltando na altura dos seus 18 quilômetros.

Tinha tentado chegar não tão acabado nessa parte, mas quem disse que adiantou. Toda hora a vontade de caminhar aparecia. Os meus referenciais tinham ficado um pouco mais pra trás e agora a minha briga era com a minha mente. Cansei de contar as inúmeras vezes que pensei em caminhar, mas fiquei muito feliz em vencer essa tentação em todas ás vezes, mesmo nas piores subidas.

Um pouco depois de fazer o retorno no Orionópolis, já perto da Palhoça, o Analto passa por mim voando e vai embora. Até tentei acompanhá-lo um pouco, mas não deu. Não via a hora de chegar na beira mar novamente em um terreno mais plano.

As pernas já começavam a sentir o peso das alternâncias de altitude e junto com a respiração ofegante limitavam ainda mais a manutenção do ritmo. Finalmente beira mar e pouco mais de 1 Km para terminar. Nem conseguia acelerar mais. Só depois do 21º Km, próximo da chegada que deu pra dar um sprint para terminar.

A marca em relação ao ano passado (1h41min27s) eu já sabia que não conseguiria melhorar. Esse ano o meu tempo oficial registrou 1h44min12s (na verdade esse foi o tempo bruto). Acredito que o tempo líquido tenha ficado em torno de 1h44min, pois até o meu registro do garmin eu parei um pouco depois de ter chegado e não larguei tão na frente dessa vez. A distância também aumentou uns 400 metros. Melhor, pois no ano anterior teve menos que os 21,097 Km, que é a distância oficial da meia maratona.

Percurso 2014 (20,940 Km)

Percurso 2015 (21,350 Km)

Mesmo não melhorando o tempo, senti que tinha feito uma boa corrida pelo meu posicionamento em relação aos outros atletas conhecidos na prova. Novamente deu pra ficar na 5ª colocação da minha nova categoria (45-49 anos). Pena que a premiação foi até o 3º colocado. Tá difícil um troféuzinho na meia maratona !!!

No total foram quase 660 concluintes nas provas de meia maratona, 10 Km e 5 Km, sendo que um terço foram dos 21 Km mesmo. Muito legal.

Depois dei uma boa hidratada e fui fazer a última medição da pesquisa. Posteriormente deve sair o resultado sobre o assunto, pois as medições foram feitas em vários atletas. Particularmente larguei com a medição de glicose em 89 e cheguei com 126, sendo que só tomei um sachê de carboidrato, tomei uma garrafa e meia de isotônico e uns 5 copos de água. Não sei como subiu tanto.

Assisti ainda a premiação de vários amigos e amigas, tiramos mais algumas fotos e o bom que a volta pra casa foi a pé e rapidinho !!! Gostei muito da prova e está crescendo a cada ano.

Retirando o kit na Concessionária Hyundai

Passando pelo portal que separa São José de Florianópolis
 Refrescando na Av. Presidente Kennedy
Voltando pelo Centro Histórico de São José 

 Sprint final pela Av. beira mar de São José
 
Chegando. Tempo oficial: 1h44min12s
 Medalha
 
Fazendo a última medição para a pesquisa
Glicose antes 89. Glicose depois 126.

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 25/05/2015 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,350 Km) 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Número do peito, sacola, camiseta, caixinha de achocolatado, e chip descartável.  

Tempo: 1h44min12s
Pace: 4:53 min/Km

Colocação: 005 de 017 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 061 de 171 (masculino)
Colocação: 069 de 220 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário