terça-feira, 20 de outubro de 2015

18/10/2015 - Corrida pela Paz 2015 - Florianópolis / SC


Corrida pela Paz 2015 - FLN/SC
Esta foi a minha 7ª participação consecutiva na Corrida pela Paz - No Drogas. A primeira foi em 2009, ano que em que comecei a praticar a corrida e a participar das provas. Foi também a minha 3ª corrida de rua até então.

Na verdade, dessa vez eu não deveria participar de prova nesse final de semana e sim me dedicar aos treinos longos como preparação para a maratona de Curitiba, a ser realizada em meados de Novembro. Não consegui resistir e tive que testar como andava o meu rendimento em provas de 5 Km. Essa seria a única esse ano, “por enquanto”.

Inicialmente programada para a beira mar norte de Florianópolis, teve o seu local alterado, praticamente às vésperas, para a beira mar continental, no estreito, por motivo que ainda desconheço. Particularmente eu até prefiro correr na beira mar continental, mas a mudança em cima da hora e principalmente a mudança de percurso com a prova de 10 Km sendo feita em 2 voltas não agradou boa parte do pessoal. Na distância de 5 Km seria somente 1 volta mesmo. E tinha tudo para ter a distância correta.

A retirada do kit foi na Loja Magazine Luiza no centro de Florianópolis na sexta-feira e no sábado que antecederam o evento. Peguei o kiit do amigo Lúcio de Itajaí e foi tudo bem tranquilo. Para quem era de fora podia enviar email pra organização e retirar no dia.

No dia da prova chegamos em cima da hora. Estava acompanhando a Mari e a Lenir do Projeto Sexto Sentido, que faria a sua primeira prova de 10 Km. Consegui encontrar o Lúcio para entregar o kit faltando menos de 10 minutos para a largada. Já haviam anunciando na barraca de som e tudo. Estava muito cheio e difícil de encontrar alguém. Mas no final deu certo.

As assessorias esportivas marcaram presença em peso, levando grande parte de seus atletas para a prova. É lógico que o preço da inscrição também ajuda bastante, principalmente aqueles que estão iniciando. Lembro até hoje que eu só me inscrevi para a minha primeira prova nos 10 Km da Maratona de Santa Catarina de 2009 porque a inscrição era somente R$ 15 e ganhava camiseta.

Não consegui me aquecer nada. Só o pique de 50 metros para entregar o kit. A minha ideia era fazer uns 2 Km antes de aquecimento. Preferi ir para o portal de largada para não ficar muito atrás. Era muita gente, mais de 1.500 atletas. Primeiro largaram os atletas do projeto sexto sentido, e em seguida o restante da galera dos 5 Km e 10 Km. Por último o pessoal da caminhada de 2 Km. Tinha para todos os gostos.

Como faria somente 5 Km forte optei por correr com a câmera GOPRO na cabeça e fazer o registro do percurso. Minha intenção mesmo era correr forte pra tentar baixar o meu tempo dos 5 Km que é de 21min17s de 2013. Tá certo que não treinei pra isso, mas vai que dá !!!  Fiz até uma coisa que não sei se deveria, mas não tomei o remédio de pressão alta nesse dia. Tenho a impressão que ele me deixa um pouco mais lento na reações.

O dia estava bom. Meio coberto por nuvens, mas não estava nem muito frio e nem chovendo. O percurso era do final da beira mar continental até o IFSC Continente, e retornava, fechando assim 5 Km a volta. Tudo praticamente plano

Larguei no meio da multidão e perdi alguns segundo antes de me posicionar melhor na prova e conseguir correr sem ficar fazendo desvios. A ideia era manter um pace médio próximo da casa de 4:15 min/Km. Não queria cometer o erro de sair muito forte como das outras vezes e sofrer no final.

Na ida pegamos um ventinho contra e consegui fazer o 1º Km e o 2º Km em 4:17 cravados.  Confesso que já estava extremamente ofegante e sofrendo para manter esse pace. Aí veio o retorno em frente ao IFSC, fechando 2,5 Km aproximadamente. Na volta pensei, agora o vento que era contra antes vai ajudar um pouco. Mas não aconteceu. Cravei de novo o 3º Km em 4:17.


Pra recorde pessoal já estava difícil e complicou mais com o meu 4º Km. Estava com a respiração no limite, coração saindo pela boca e já começava a sentir o esforço das pernas. O resultado foi um pace de 4:24, tirando de vez a esperança do RP. Mesmo assim procurei correr forte o último quilômetro e ver como concluiria. Foi no meu limite mesmo.

Cruzei o portal de chegada com 21min25s líquido. Quando olhei para o garmin indicava 4,96 Km. Aí só pra completar os 5 Km corri o que faltava fechando em 21min38s. Não deu, mas senti que poderia ter dado se fosse o dia e tivesse feito um bom aquecimento. Tentaremos em uma próxima. Pelo menos senti que ainda é possível baixar esse tempo, mas só um poquinho.

Descansei um pouco, peguei a medalha, me hidratei e comi um pedaço de melancia. A mesa de frutas estava uma tentação, tanto em quantidade como em variedade. Em seguida fui lá continuar o meu treino, acompanhando a Mari e a Lenir do “Projeto Sexto Sentido” na 2ª volta para completar os 10 Km, e depois fazendo mais 5 Km com a Mari, totalizando 15 Km no final de semana. Tinha que aproveitar que as ruas estavam fechadas ainda.

Quando voltamos a premiação já estava em andamento. Como sempre essa parte sempre foi complicada nessa prova, principalmente pela premiação nas categorias. Foram premiados as categorias por faixa etária até o 5º lugar, tanto na distância de 5 Km e 10 Km. Isso é legal, mas tem que ter um bom controle. Ouvi várias reclamações por troca de posições. Quando saímos ainda não tinha acabado a premiação.

Percurso - 5 Km 1 volta e 10 Km 2 voltas

Pronto para a largada
Indo (5 Km)
Voltando (5 Km)
Lenir e Mari fechando os 10 Km
Parte do treino (10 Km)
Chegada dos 5 Km - Tempo líquido: 21mins25s
Com os amigos Gelson, Jabson, Lu e Lia, depois da corrida e do treino

Local: Beira mar continental do Estreito - FLN/SC
Data: 18/10/2015 
Horário: 8:30 Hs
Distância: 5Km (4,96 Km) 

Inscrição: R$ 33,00
Kit: Camiseta, livro, número de peito e chip descartável.

Tempo: 21min25s
Pace: 4:19 min/Km

Colocação: 006 de 029 (45-49 anos)
Colocação: 091 de 518 (masculino)
Colocação: 096 de 1065 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário