quinta-feira, 26 de novembro de 2015

21/11/2015 - 2ª Corrida Vamos Vencer o Câncer - São José / SC

2ª Corrida Vamos Vencer o Câncer - Beira mar São José / SC


Depois da Maratona de Curitiba eu não tinha mais nada programado, exceto as corridas de Angelina e de São Silvestre. Como a 2ª Corrida Vamos Vencer o Câncer foi promovida por um conhecido que batalha bastante por essa causa decidi participar, além é claro de ser pertinho de casa. Essa prova também foi válida pela última etapa do ranking da ACORSJ (Associação dos Corredores de Rua de São José).

A corrida foi realizada sábado à tarde. A retirada do kit foi na arena do evento no mesmo dia algumas horas antes. Tudo tranquilo O dia estava abafado e com um pouquinho de vento. Objetivo na prova não tinha, pois além de ser disputadíssima o tempo não favorecia para tentar bater alguma marca. E vindo de uma maratona, um sub-45 nessas condições já estaria de muito bom tamanho.

O evento teve uma boa estrutura com tendas de café, frutas e hidratação. O bom de correr novamente pertinho é que podemos reencontrar os amigos e amigas. Fazia um tempinho que não via vários deles.

Como opções de distâncias tinha os 5 Km de participação (uma volta) e de 10 Km (duas voltas). Inicialmente teve a corrida infantil um pouco antes da principal. 

A largada foi próxima das 17 horas. Como não tinha meta em vista larguei sem grandes preocupações pra me posicionar na saída. Já tinha programado não me matar muito no início, pois o forte calor iria elevar muito rápido o meu batimento cardíaco, e quando isso acontece o restante da prova fica muito comprometido. E assim fiz no meu início.

Largamos pela pista dos veículos com uma faixa fechada para os atletas e seguimos no sentido do Centro Histórico de São José. Nessa primeira parte eu fui administrando pra não me desgastar muito e sofrer no final, pois sei bem como o calor me prejudica. Complicado mesmo foi ver todo mundo disparando na frente, mas me contive.

Fizemos o retorno no final da beira mar com quase 2 Km. A volta foi pela ciclovia e pegamos um ventinho contra, mas refrescante. É o trecho onde costumo treinar normalmente. Nessa parte comecei a recuperar um pouco das minhas posições. Tinha ficado um pouco pra trás e estava conseguindo manter um ritmo constante, enquanto alguns já sofriam com o calor.

Seguimos até a altura do Posto da Polícia Federal, perto da divisa com Florianópolis, onde fizemos o 2º retorno para entrarmos novamente pela pista de carros e passar pelo ponto de largada/chegada. Isso fechou a 1ª volta. Para os atletas dos 5 Km a prova terminava por ali com aproximadamente 4,9 Km. Nessa parte o meu rendimento começou a cair um pouco mais, mas nada fora do normal.


Passei para abrir a 2ª volta, aproveitando para pegar um pouco de água para hidratar. Legal que consegui ainda manter um ritmo razoável e aos poucos fui me aproximando do pessoal que normalmente corre à minha frente. Alguns deles sentindo também o calor, até mais que eu.

A parte final foi bem interessante. Consegui me aproximar do amigo Paulo Henrique e do Fernando Ortis que estavam logo a minha frente. Foi bom, pois eles acabaram me puxando nessa reta final. E sem combinar fizemos uma chegada juntos.

Fechei a prova com o tempo líquido de 44min28s. Como já previsto pela minha passagem na 1ª volta não deram os 10 Km. Pelo meu garmin ficou registrado 9,82 Km. Esse resultado não renderia pra mim nem um bom sub-45, mas fiquei feliz pelo resultado dentro da prova, pelas condições climáticas. Nem vou reclamar que vinha de uma maratona porque não senti influência disso.

Na minha categoria com faixa etária de 45-49 anos fiquei em 5º lugar, mas a premiação era só até o 3º lugar. Porém, para a minha felicidade ainda teve a premiação do ranking da ACORSJ de 2015. Não tinha botado muita fé antes, mas devido ao meu posicionamento dentro dessa última corrida consegui sair da 7ª posição e passar para a 4ª posição. Fiquei muito feliz com um troféu inesperado e do ranking de 2015 ainda. Valeu a pena esse esforço nessa etapa.

Percurso - 5 Km 1 volta e 10 Km 2 voltas

 Com Nilton Generini (CorridasSC) e Enio Augusto (Por falar em Corrida)
Foto do Enio pra ver se estava tudo combinando
 Galera top animada: Ronaldo Urbano, Paulo Henrique e seu Ademir
 Completando a 1ª volta pela beira mar de São José



 
Chegada muito legal. Juntos, eu, o Paulo Henrique e Fernando Ortis
 Premiação do Ranking ACORSJ 2015 - 4º Lugar
Troféus da prova e do Ranking

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 21/11/2015 
Horário: 17:00 Hs
Distância: 10 Km (9,82 Km) 

Inscrição: R$ 44,00
Kit: Camiseta de algodão, número de peito e chip descartável.

Tempo: 44min28s
Pace: 4:32 min/Km

Colocação: 005 de 012 (45-49 anos)
Colocação: 032 de 092 (masculino)
Colocação: 032 de 103 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário