quinta-feira, 16 de julho de 2015

11/07/2015 - Meia maratona de Pinhais - Subway - Curitiba/PR

Meia Maratona de Pinhais - Subway

Fotos da Corrida (by Circuito Paranaense de Meia maratonas)
Fotos da Corrida (by VivoEsportes)


A Meia maratona de Pinhais - Subway fecha a minha 30ª meia maratona concluída desde que comecei a correr em 2009, 6 anos atrás. No começo parecia algo impossível alcançar essa distância, mas a persistência fez com que ela se tornasse a minha distância preferida (21,097 Km). A minha primeira vez foi em 21/03/2010 listadas no link: http://eduhanada.blogspot.com.br/p/meias-e-maratonas.html

Essa prova em específico também tinha uns diferenciais: foi realizada em outro estado, Paraná, e à noite. Minha primeira meia nessas condições. Também tinha opções em percorrer a distância em dupla ou em trio, mas preferi fazer individual pela dificuldade na logística dos postos de troca.

Como a inscrição da prova foi bem barata, R$ 20 (isso incluindo kit com camiseta de manga comprida, bandana e barra de cereal), logo terminaram e com muito tempo de antecedência. As inscrições estavam limitadas e muita gente não pode participar oficialmente.

Daqui da grande Florianópolis foi um ônibus lotado para a corrida em Pinhais/PR. Eu fui antes, pois queria ficar mais descansado, sem loucura de bate e volta. Encontrei com boa parte do pessoal antes da prova, inclusive para pegar o kit. Ainda bem que acabei achando fácil.

A previsão de chuva e frio não se confirmou para a nossa felicidade. Frio até estava um pouquinho, mas nada de chuva. O que ficou de excelente tamanho.

Primeiro largaram os atletas das duplas e trios, os PNE´s, a elite, e só depois os mais de mil atletas que fariam os 21 Km individuais. Engraçado que estávamos todos conversando na parte mais atrás e quando vimos a largada principal já tinha sido dada. Lá fomos nós ver o que nos esperava. Minha meta de meia pelo menos por enquanto é tentar o sub 1h40min.

O início foi bem complicado. Foram praticamente 3 Km correndo pela pista do autódromo, porém com a quantidade de atletas e com a escuridão quase total (não havia iluminação alguma), dava um certo receio de esticar as passadas. Eu mesmo presenciei a queda de um atleta na minha frente. Mas logo se levantou e continuou.

Finalmente ganhamos as ruas de Pinhais. Eu nem estava conseguindo acompanhar o meu pace inicial porque estava tudo escuro. Só percebi que não estava dentro do esperado. Começou então um percurso com várias quebradas entre ruas locais e às vezes super retas.

Pelas ruas tínhamos a iluminação pública. Porém, mesmo assim tínhamos que tomar muito cuidado com as centenas de lombadas que tinham nas vias locais por onde corríamos. A grande maioria já sem identificação e era necessário correr sempre olhando para o chão. Em uma das minhas distrações, quase fui vítima também. Dei uma "trupicada" em uma lombada camuflada e por pouco não fui de cara no chão, por muito pouco mesmo. 

Depois disso corri com bastante receio a alterando até a forma da passada, mais alta. O percurso foi todo pela periferia parecendo bem cidadezinha do interior. O interessante é que os moradores locais iam para fora pra assistir e a criançada fazia a festa esticando a mão pra os atletas darem um tapinha. Isso foi muito legal. 

Garmin - Meia maratona de Pinhais - Subway

Apesar do friozinho fui me hidratando com goles de água em todos os postos. A partir do 9º Km tomei o meu primeiro e único gel. Estava correndo bem e conseguindo manter um bom ritmo, apesar de estar um pouco fora das minhas pretensões. Já havia percebido que seria difícil um tempo melhor por conta das várias quebradas pelas ruas locais e cuidados com o piso.

Até o 15º Km eu não sabia, mas estava dentro do ritmo para fazer o sub 1h40min, mas na corrida confesso que não tinha essa sensação. Também, a partir daí é que o cansaço começa a pesar e as pernas começam a endurecer. Os paces começaram a subir alguns poucos segundos e aí foi ficando difícil. 

Após o 18º Km entramos novamente pelo autódromo. Ufa, agora faltavam somente 3 km. Mas quem disse que seria fácil. Seguimos pela pista indo e vindo, meio desorientado com a falta de iluminação. Não conseguia nem ver pra onde seria a próxima curva e ao longe só víamos os vultos dos atletas, que mais pareciam fantasmas. Foram 3 Km que pareciam não ter fim.

Finalmente, depois de 21 Km entramos na reta final e já travado tentando evitar cãibras nas pernas cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 1h42min25. Do sub 1h40min ficou longe, mas em termos de ritmo foi quase, pois a distância segundo o garmin foi de 21,52 Km. Pelas condições achei que foi bem bom o resultado.

Na chegada encontrei alguns amigos que já haviam chegado. Retirei a medalha, isotônicos, água e frutas, que dessa vez estavam rigorosamente controlados. Não fiquei muito tempo por lá, pois estava mal, com dores no estômago devido ao esforço e tremendo de frio.

Percurso 2015 (21,520 Km)

 Aguardando a largada
 Alguns membros da delegação de Floripa
Uma voltinha pela cidade de Pinhais
 Querida Josie, apoio local e parceria
 Sprint final na reta do autódromo
 Fechando a prova. Tempo líquido: 1h42min25s (21,520Km)
Linda medalha

Local: Autódromo Internacional de Curitiba - PR
Data: 11/07/2015 
Horário: 20:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,520 Km) 

Inscrição: R$ 20,00
Kit: Número do peito, camiseta manga comprida, bandana, barra de cereal e chip descartável.  

Tempo: 1h42min25s
Pace: 4:45 min/Km

Colocação: 024 de 094 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 225 de 803 (masculino)
Colocação: 239 de 1004 (geral)

quarta-feira, 8 de julho de 2015

05/07/2015 - 9ª Corrida Volta a Lagoa da Conceição - FLN/SC

 Corrida Volta a Lagoa 2015

Resultado
Fotos da Corrida

Essa é uma das poucas corridas que consigo participar desde que comecei a minha vida de corredor em 2009. Com essa edição completei 7 participações seguidas e isso torna-se interessante para poder fazer um comparativo evolutivo ano a ano, mesmo que o percurso tenha sofrido algumas alterações.

Como é tradição o trajeto principal basicamente dá a volta pela Lagoa no seu trecho aproximado de 10,5 Km. Para essa distância havia opções: individual e duplas. Ainda teve como prova alternativa a distância de 4 Km, com percurso concentrado no condomínio das proximidades. Ao contrário do ano passado que ela foi realizada no sábado pela manhã, esse ano voltou a ser domingo.

Meu objetivo desse ano era ainda tentar melhorar o meu tempo de 2012 (48min45s). Ano passado bati na trave com o tempo de 48min55s. Como está difícil melhorar agora. Cada segundinho parece uma eternidade.

Esse ano achei a temperatura e as condições climáticas ideais para a prova. Estava friozinho e sem sol e nem muito vento. A largada da prova principal foi pontualmente às 9 horas, com intervalo de alguns minutos para os atletas dos 4 Km. Fui me alinhar para a largada mais em cima da hora por isso saí no bloco intermediário, o que não foi tão ruim, pois as ruas eram largas no início facilitando a dispersão.

Na parte inicial com o percurso mais plano deu pra desenvolver um bom ritmo, muito semelhante ao do ano passado. Coloquei esse comparativo na tabela a seguir. Nesses primeiros 2 Km podemos contemplar bem o visual da Lagoa da Conceição. Para facilitar um pouco esse ano estava com calçadas novas. Acabei correndo por elas.

Como já conheço bem o percurso e sei da dificuldade do morro do Badejo, um pouco depois do 6º Km, corri forte nesse início, mas não no meu limite. A ideia era chegar um pouco melhor pra encarar o morro e não caminhar. Que a subida quebra o ritmo não tenha dúvida, mas dessa vez consegui subir mais constante e ao contrário do ano passado que fui sendo ultrapassado, esse ano fui chegando próximo dos outros atletas que seguiam mais a frente. Cheguei no topo bem cansado, mas dessa vez senti evolução.

                         

A descida por outro lado é bem forte e eu não costumo mais descer a toda, pois martela muito o joelho. Vou mais contido. Nessa parte os outros atletas abrem um pouco, mas com a volta ao plano a gente consegue encostar novamente.

Postos de hidratação me lembro de pelo menos 2. Peguei água em ambos. Um pouco para beber e um pouco pra molhar a boca e a cabeça. O percurso depois do morro do Badejo segue meio com altos e baixos, mas nada com grandes variações. 

Sentia que estava em um ritmo bom, próximo de vários amigos que normalmente correm a minha frente, só não sabia se iria aguentar por muito tempo. Dessa vez o trecho final foi alterado não sendo pela tradicional chegada pela avenida, e sim pelas ruas mais tranquilas do condomínio. Isso afetou e alterou um pouco a distância.

No finalzinho, o Bruninho, filho do amigo Sebastião, emparelhou. Foi legal que chegamos mais fortes e juntos. Com certeza esse ritmo final com essa puxada do Bruninho foram importantes no tempo final e fez eu ganhar alguns segundinhos.

Cruzei o portal de chegada com o tempo líquido de 48min32s. Estava estabelecido o meu novo recorde da prova. Até esperava que fosse melhor, mas com uma diferença de 200 metros a mais registrado pelo garmin por conta da alteração no final do percurso, a melhora não foi tão significativa. Poderia ter até caído da faixa de 48min, mas fica pra tentar no ano que vem.


Percurso Volta à Lagoa 2015 - 10,72 Km

Na chegada uma boa estrutura aguardava os atletas. Havia café quentinho, caixinha de cappuccino, muitas frutas, água, além das massagens pós-prova. Entreguei o chip que era retornável e retirei a medalha. Depois teve aquela confraternização com os amigos, assisti a premiação e tiramos mais algumas fotos. Prova muito boa e já tradicional em Florianópolis.

Galera ainda agasalhada antes da prova. Friozinho bom. 

Trecho inicial com passagem pela Lagoa (2 Km)
Tentando me hidratar sem perder o ritmo
No meia da prova, apertando o passo.
Chegada com o Bruninho, filho do Sebastião. Viemos juntos nos últimos quilômetros.
Mais uma vez testando e aprovando o coolbelt
Bom público. Assistindo a premiação.
Passando pelo mirante para ver de cima o local da prova

Local: Lagoa da Conceição
Data: 05/07/2015 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 10Km (10,72 Km) 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Camiseta, cappuccino em caixinha, número de peito e chip.    

Tempo: 48min32s
Pace: 4:32 min/Km

Colocação: 009 de 027 (45-49 anos)
Colocação: 061 de 230 (masculino)
Colocação: 064 de 319 (geral)