sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

20/12/2015 - 4ª Corrida do Natal do Pereba - FLN/SC

4ª Corrida do Natal do Pereba - FLN/SC
Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida FB (by Sebastião Santos)

Vídeo da Corrida do Natal do Pereba - Abraão - Florianópolis/SC

Como já é tradição de final do ano uma das últimas corridas que participo aqui em Santa Catarina é Corrida do Natal do Pereba, organizada pelo nosso grande amigo Analto Romalino da Cunha (o Pereba), que completou a sua 1000ª corrida esse ano. Essa prova também é uma festa de confraternização dos corredores de rua, onde atletas participam vestidos de Papai Noel ou com alguma peça que lembre o Natal.

Pra variar um pouco, a tarde estava chuvosa. Não muito forte, mas molhava. Mesmo assim a presença dos amigos nessa prova foi bem boa. Todos bem animados e já em clima natalino. Para muitos seria a última prova do ano.

Esse ano fui só de meio Papai Noel. Retirei a barba, pois incomodava muito com os fiapos na boca e a calça troquei por uma bermuda de compressão por causa do calor e dos bolsos. Tinha a intenção de filmar boa parte da prova, mas a chuva fina que caía intermitentemente prejudicou um pouco as imagens. Lógico que fui no ritmo de Papai Noel. Só para curtir.

Inicialmente teve a corrida das crianças. O detalhe é que todas as crianças que participam além de receberem a medalha, ganham também um brinquedo do Papai Noel. Todas saem muito contentes

Na largada principal ainda com uma fina garoa eu saí um pouco mais a frente pra tentar registrar esse momento. Agora eu sei como o pessoal da frente sai atropelando. Logo saí pela tangente pra não atrapalhar.

Segui o ritmo que dava pra não me incomodar muito. Estava com o pau de selfie e a GOPRO. Na verdade as pernas estavam bem tranquilas com as várias subidas e descidas. O problema foi o braço que foi cansando aos poucos. 

Foi legal de ver o movimento, principalmente logo após a largada onde os atletas ainda estão todos juntos, formando um grande bloco na subida inicial. Animação total.

Depois fiquei alternando entre trotes, corridas e caminhadas. Não tinha compromisso de tempo algum ou meta. Deixo essa prova pra curtir numa boa só pra acompanhar o bloco dos Papais Noéis. O meu percurso e o meu pace ficaram todos bagunçados por causa disso. Teve trechos que retornei e fiz novamente.


Muitos carros que passavam ao lado buzinavam, acenavam, e alguns paravam para receberem as balas e doces que os Papai Noéis corredores iam distribuindo pelo percurso. As pessoas que passavam ou que aguardavam nos pontos de ônibus também recebiam contentes suas guloseimas.

Ponto que achei super emocionante foi a nossa chegada, quando as crianças se juntaram ao bloco e vieram atrás todas felizes e na maior alegria. Isso foi super gratificante. 

Depois foi só confraternização com os amigos das corridas, com muita cuca, sacolé, frutas e água. É, tinha sacolé !!! Coisa boa no final de uma prova suada. Dessa vez eu esqueci até de pegar a medalha e só deixei pra pegar o troféu no final também.

Ainda teve a premiação que foi feita sob chuva. É legal que todos sobem ao pódio, ou pelo menos todos que permaneceram e não fugiram da chuva. Meus registros ficaram todos com pingos. não vencia de secar as lentes.

Sempre muito bom participar dessa Corrida de Natal. Uma corrida baratinha, super animada, com a presença de muitos amigos, e quase sempre com chuva !!! Deve ser pra lavar a alma e entrar no ano novo zerado !!!

Agora só falta a São Silvestre 2015 e fechamos o ano !!!

Percurso da prova (saída e chegada da setinha verde somente)

 Esse ano sem a barba. Os fiapos entravam tudo na boca.
Dada a largada
Largando. Por outro ângulo.
E vai começar a primeira subida
Lá vem o bloco dos Noéis
 Em outra subida com o Luquinhas (filho do Sebastião)
 Na chegada com a criançada vindo atrás
Chegada com o Fausto

Local: Em frente a casa do Analto - Abraão - FLN/SC
Data: 20/12/2015 
Horário: 16:30 Hs
Distância: 6 Km (5,720 Km) 

Inscrição: R$ 10,00
Kit: Número de peito 
Tempo: 40min43s
Pace: 7:14 min/Km

Colocação: 08 de 08 (45-49 anos)
Colocação: 54 de 60 (masculino)
Colocação: 65 de 83 (geral)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

19/12/2015 - Corrida Coruja 2015 - Jurerê Internacional - FLN/SC

Corrida Coruja 2015 - Jurerê Internacional - FLN/SC

Resultados da Corrida

Depois de mais de 3 anos tive a oportunidade de participar novamente da Corrida Coruja, percorrendo as ruas de Jurerê Internacional, em Florianópolis / SC A distância para a prova era única de 8 Km. Achei uma distância média boa. Nem tão curta, nem tão longa.

A retirada do kit foi realizada somente no dia da prova, na Loja Decathlon da SC-401. Entre outros itens continha uma bonita camiseta regata com os olhos da coruja. 

Indo para o local da prova chovia forte no sábado à tarde. Até fiquei com receio de que a corrida fosse adiada ou cancelada. Mas para a nossa alegria ela cessou e ficaram só as poças d´água. O bom é que deu uma refrescada também, pois o dia estava bem quente.

Expectativas para a prova eu não tinha muito. Ainda mais saindo de um farto almoço de bodas de prata horas antes. Não era para eu comer tanto, mas também não tinha como resistir.

Chegando por lá, logo na entrada de Jurerê Internacional, vimos a arena do evento já bem movimentada com uma boa estrutura. Foram mais de 300 inscritos e muitos levaram acompanhantes e crianças, deixando o local bem agitado. Aos poucos os amigos também foram chegando.

Me preparando para a largada, enquanto aguardava na fila do banheiro químico, conversava com um rapaz que estava a minha frente, Guilherme. Falávamos rapidamente sobre o blog, inclusive gentilmente ele me cedeu a vez para agilizar o meu lado. Depois fiquei sabendo que ele tinha sido o campeão da prova. Excelente !!! Fico muito contente em conhecer pessoalmente os leitores do meu blog e amantes do esporte. É muito gratificante e sempre nos motiva a continuar. 

Depois fui fazer um aquecimento e bater umas fotos, mas não ficaram legais, pois com o cair da noite as poucas que consegui tirar ficaram borradas. Não aproveitei quase nada. Fui me alinhar então para a largada, prevista para às 20 horas.

Larguei no ritmo que normalmente eu faço, mas dessa vez algo estava estranho. Nunca tinha passado um 1º Km tão sofrido. Não sei se foi um pouco do bafo que subiu depois da chuva ou da própria umidade do ar, mas não estava normal.

Até o 3º Km mesmo bastante desconfortável estava conseguindo manter o ritmo. O percurso tinha muitas quebradas e retornos, o que prejudicava um pouco pra manter o pace constante. Não gosto muito das variações.

A partir do 4º Km não estava mais aguentando. Comecei a sentir dores ao respirar e pensei seriamente em continuar caminhando. Realmente era uma situação atípica para mim. Acabei optando por reduzir um pouco o ritmo. A sensação que tinha é de que estava em pace de caminhada. O 4º Km e o 5º Km foram os piores. Por outro lado foi dando uma estabilizada e aquele desconforto foi diminuindo aos poucos.


Precisava arranjar alguma motivação pra continuar em ritmo forte. Como tinha sofrido várias ultrapassagens nos quilômetros anteriores pensei então em tentar alcançar os atletas que passaram por mim. Não tinha mais esperanças de recorde pessoal em distância mesmo.

O ritmo foi melhorando aos poucos novamente e nos últimos 2 Km consegui fazer umas 7 ultrapassagens. Até que foi divertido, mas nada fácil também. Caso contrário acho que só levaria pra terminar a prova mesmo.

A chegada foi bem legal, com um grande corredor humano formado pelo público presente. Cheguei bastante suado, aliás bem mais que o normal. O tempo líquido oficial ficou em 35min24s para os 7,9 Km registrados pelo Garmin. Até que não foi tão mal quanto eu tinha imaginado. Já estava escuro e aqueles bichinhos que ficam rodeando as lâmpadas já incomodavam um monte.

Foram vários copos de água para refrescar e me hidratar. Recebi a medalha, que era de acrílico, descansei um pouco, e fui buscar a Ana Paula. Quando estava indo ela já estava chegando, e fechou muito bem a prova com um excelente tempo. Também está de parabéns pelo recorde pessoal.

Tive que me trocar rapidinho, pois estava ensopado. Logo foi divulgado o resultado geral e por categoria. Foi legal que no final com a chuva dando uma trégua. deu pra encontrar e conversar com vários amigos. Alguns fazia tempo que não via.

Gostei bastante da prova. Tive a impressão da corrida ter um público diferente das que normalmente participo em Florianópolis. Em relação ao percurso, apesar das várias quebradas e retornos na prova foi tudo muito bem orientado pelos vários staffs, e foi tudo pelo asfalto, como eu gosto !!! O ambiente festivo de final de ano também colaborou para que o pré e o pós-prova fossem bem agradáveis.

Percurso 8 Km

 Enquanto aguardava na fila, com Guilherme Gonçalves, o vencedor da prova.
Com a Ana Paula, aguardando a largada
É nóis: Fausto, Lia e Marina
Expectativa para a largada
Paulo e o James. Que categoria mais disputada !!!
 Pelas ruas de Jurerê Internacional 01
 Pelas ruas de Jurerê Internacional 02
 Pelas ruas de Jurerê Internacional 03 - Fazendo muita força
Com a medalha (de acrílico)

Local: Entrada de Jurerê Internacional - FLN/SC
Data: 19/12/2015 
Horário: 20:00 Hs
Distância: 8 Km (7,90 Km) 

Inscrição: R$ 45,00
Kit: Camiseta regata, barra de cereal, pulseira luminosa, número de peito e chip descartável.
Tempo: 35min24s
Pace: 4:29 min/Km

Colocação: 07 de 016 (45-49 anos)
Colocação: 45 de 148 (masculino)
Colocação: 47 de 260 (geral)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

24/01/2015 - Treino de Reconhecimento da Corrida de Revezamento da Ponta do Papagaio


O vídeo de Janeiro/2015 foi feito no treino de reconhecimento do percurso da Corrida de Revezamento da Ponta do Papagaio com a participação de mais de 40 atletas.

Mostra parte do primeiro trecho das modalidades de revezamento e a modalidade de 9 Km individual. Nível de dificuldade alta nesse trecho. 

Depois o percurso fica praticamente pelas praias, porém geralmente com com sol e calor. No treino alguns atletas também percorreram boa parte do trecho de praias. 



Na prova propriamente dita, realizada em 08/02/2015, participei da distância dos 10 Km individual. Para ver como foi Clique aqui.


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

06/12/2015 - JUSRUN - Corrida da Justiça Federal - FLN/SC

JUSRUN - Corrida da Justiça Federal - FLN/SC
Estava sem planos de corridas para esse final de semana, na expectativa de como estaria a minha recuperação de alguns exames de check-up realizados durante a semana. Então a decisão de participar dessa prova foi bem às vésperas mesmo.

Foi uma corrida organizada pela Corre Brasil para o pessoal da área da Justiça Federal, e que também foi aberta ao público em geral. Teve como alternativas as distâncias de 5 Km e 10 Km.

Fiquei interessado na prova porque ela foi realizada na beira mar continental e tinha alternativa de 5 Km. Queria tentar melhorar o meu tempo esse ano ainda nessa distância. Está cada vez mais difícil e essa seria a última oportunidade do ano.

Cheguei ao local da prova bem cedinho para viabilizar a inscrição e retirar o chip. O dia estava fresquinho e chuviscava um pouco. A nossa sorte é que por lá também tinha toda a estrutura de um outro evento, o Food Truck, com as suas tendas cobertas para nos abrigar.

Diferentemente das provas que acontecem na beira mar continental, o percurso para a prova de 5 Km foi feito em 2 voltas e para a distância de 10 Km em 4 voltas. Provavelmente não conseguiram liberação para avançarem na avenida depois da Ponte Hercílio Luz. Bom, mas para mim o que importava era a distância.

Dessa vez consegui me preparar melhor para a largada e fazer um aquecimento por uns 10 minutos. A largada tanto para os 5 Km e 10 Km ocorreu às 8 horas e a chuvinha tinha dado uma trégua. Porém, o ventinho de sempre se mostrava presente.

Largada dada e o pessoal saiu com tudo. Eu fui meio controlado na minha sensação, mas depois descobri que também estava mais forte que o normal. Mesmo na ida com o ventinho contra fiz um pace de 4:09 no 1º Km. Não tinha muito segredo, era corrermos 1,25 Km até a altura da Ponte Hercílio Luz e retornarmos.

Incrivelmente cravei exato o mesmo pace de 4:09 no 2º Km. Começava aí a pintar uma esperança de melhorar o meu tempo nos 5 Km. Sabia que não seria fácil sustentar o ritmo parecido, mas até que não estava tão acabado ainda. No final da 1ª volta dei uma conferida no Garmin e estava beirando 2,5 Km. Muito bom sinal, pois provavelmente fecharia a distância correta. Era também um posto de hidratação, mas dispensei para não perder tempo algum.


Na 2ª volta aquele ventinho contra e o desgaste do esforço inicial já pesavam um pouquinho mais, e fizeram subir uns 10 seg/Km o meu pace, ainda de bom tamanho, pois estava conseguindo alcançar alguns atletas que seguiam a minha frente. Na 1ª volta, pela minha contagem, eu estava em 12º lugar, e já na 2ª volta contava um 10º lugar. Nunca tinha ficado tão bem posicionado assim em uma corrida de 5 Km.

Lógico que me empolguei e fui pra fechar o último quilômetro morrendo, ainda mais sabendo das possibilidades de melhorar o tempo nos 5 Km. E não é que deu !!! Recorde pessoal na distância de 5 Km com 21min08s, e recorde pessoal em prova de 5 Km com tempo líquido de 21min19s. Uma corrida sem muitas expectativas e decidida em cima da hora, mas que me deixou muito feliz com o resultado depois de mais de 2 anos.

Me recuperei um pouco depois da chegada com isotônico e as melancias, peguei a medalha e fui lá tirar algumas fotos e acompanhar os amigos: Marta, Laura, Nilton, Renato e a Clarinha no carrinho. Muito bom. Diversão garantida.

A premiação foi só para os 5 primeiros colocados geral. Não teve por categoria de faixa etária. De qualquer forma fiquei super feliz com a confirmação da minha 10ª colocação geral nos 5 Km, e a 1ª colocação na faixa etária (45-49 anos). Ainda no final ganhamos uma toalhinha dry-fit. Depois como ainda estava cedo foi só comemorar com um belíssimo café da manhã.

Do lado só de feras
1ª volta

2ª volta
Tentando fazer Snap com o Renato, Nilton e a Clarinha
Flagrado fazendo a selfie
O estado da chegada
Fofinha da Clarinha depois de ter corrido
Medalha

Acho que eu mereci  !!!

Local: Beira mar continental do Estreito - FLN/SC
Data: 06/12/2015 
Horário: 8:00 Hs
Distância: 5Km (5,05 Km) 

Inscrição: R$ 50,00
Kit: Camiseta, pote de atum, revista Corre Brasil, número de peito e chip descartável.

Tempo: 21min19s
Pace: 4:13 min/Km

Colocação: 001 de 003 (45-49 anos)
Colocação: 010 de 078 (masculino)
Colocação: 010 de 144 (geral)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

28/11/2015 - 7ª Corrida de Rua Cidade de Angelina / SC

7ª Corrida de Rua Cidade de Angelina / SC


No último dia 28/11 participei da 7ª Corrida de Rua de Angelina/SC, a única prova em que estive presente em todas as edições desde o início da minha vida de corredor, em 2009. Prova muito especial pra mim, cuja a organização é encabeçada pelo amigo Renato Ventura. O Renato também iniciou na corrida naquele mesmo ano e segue promovendo esse grande evento para a cidade, sendo que ela vem crescendo a cada ano. Aquela coisa, uma corrida feita por corredor para corredores.

Esse ano as coisas pra mim foram bem corridas, com a chegada das camisetas dos Loucos por Corridas na véspera (tive que separar tudo) e o Desafio de Robótica da escola do meu filho na manhã da prova. Praticamente não tive tempo para nada. Ainda bem que no final deu tempo pra tudo.

Cheguei em Angelina perto das 14:30, com a largada prevista para às 16:30. Não precisei retirar o kit, pois o Josué e o Enio (Por Falar em Corrida) gentilmente me deram uma força nessa parte. Mas ainda fiquei na função da entrega das camisetas para o pessoal que havia pedido e estava por ali. Por isso, fotos também quase nem tirei. Nem precisava, pois o Fabrício Jachowicz se encarregou de produzir um magnífico trabalho fotográfico de cobertura da prova. As fotos estão disponíveis nos links acima. É só achar e copiar.

Quando cheguei o movimento já estava razoável. Nem deu muito tempo para cumprimentar e conversar com os amigos, pois a maioria estavam ocupados e eu também estava na tensão de entregar as camisetas logo. Nesse meio tempo tive o prazer de conhecer pessoalmente a Ana Paula Marcon, que até então só tinha conversado virtualmente. Às 16 horas guardei as coisas e fui tratar de me aquecer. Apesar de tudo eu tinha um objetivo de melhorar o meu tempo em Angelina e tentar fazer um sub-44.

Pela segundo ano consecutivo o PODCAST "Por falar em Corrida" fez a transmissão ao vivo do evento com mais de 5 horas de narração e inúmeras entrevistas. Até eu fui convidado pra falar algumas palavrinhas. Dá pra conferir a cobertura toda ni vídeo a seguir: 



Antes da largada principal teve a tradicional corrida infantil, praticamente com filhos de grande parte dos atletas. Uma nova geração que se forma e que está cada vez mais disputada. Em seguida, próximo das 16:30 foi feita a largada dos atletas PNE e seus guias, e em seguida todos os outros atletas, tanto para a distância de 5 Km e 10 Km.

Como estava meio corrido não consegui um bom posicionamento para a largada e saí meio no bolo. Eram mais de 500 atletas disputando espaço pelas ruas de Angelina. Largada muito animada com grande concentração do público na praça para assistir.

Aos poucos o pessoal foi se dispersando e foi ficando mais fácil correr. No percurso vimos muitos moradores da cidade que saíam de suas casas com a família e assistiam, aplaudiam e incentivavam os atletas. O rastro deixado pelo colorido dos atletas pela principal avenida de Angelina formava uma bonita imagem.

O percurso da prova é recheado de subidas e descidas. Esses quilômetros iniciais predominam as subidas, mas mesmo assim o meu 1º Km acabou saindo bom. Estranhei que dessa vez comecei a suar já nesse início. Geralmente isso acontece depois de 1,5 Km. Sinal de que mesmo sem a presença do sol estava bem abafado. Pelo registro do Garmin estava 26,1 ºC e com 79% de umidade do ar.

Seguimos no sentido da estrada por onde chegamos na cidade de Angelina, até aproximadamente 2,5 Km onde fizemos o retorno. Só lembro que pra vencer esse retorno tinha uma boa subidinha. A volta já era um pouco mais favorável quanto a altimetria, mas também não foi nada fácil. Enquanto corria deu pra ver alguns amigos que vinham fantasiados no sentido oposto, Chapolin, Chiquinha, vaquinha de Angelina, e até Papai Noel.

Água eu não dispensei em nenhum posto de hidratação e peguei em todos. Nem me lembro quantos eram, mas no total acho que foram 3. Além de me hidratar usava para dar uma boa refrescada na cabeça.


Quase chegando ao 5º Km passamos novamente pela praça de onde partimos e seguimos para o outro lado da cidade. Para aqueles que faziam a prova dos 5 Km havia um retorno logo em seguida que levava ao portal de chegada. Para os de 10 Km ainda tinha quase 2,5 Km pela frente até o retorno. Juro que a vontade que eu tinha era de parar e completar somente os 5 Km mesmo, mas aí não, né ?

Desse lado pegamos mais ruas de paralelepípedo pra complicar um pouco. Parece que as subidas ficaram mais difíceis, mas acho que já era também mais pelo cansaço e pelo abafado. O ritmo caiu bastante nesse trecho, principalmente próximo do retorno que foi em outra boa subida. Até derrubei o cone de tão descoordenado que estava. O pace já beirava os 5 min/Km.

Os dois últimos quilômetros foram se arrastando para acabar mesmo. Já não tinha chances nenhuma de chegar no sub-44. Já fui melhor que isso. Simplesmente não estava rendendo. O consolo é que em relação aos amigos que correm no mesmo ritmo não estava tão mal. Acho que todos sentiam o efeito do calor.

A minha chegada foi bem sem graça. Nem força pra sprint final tinha. O tempo líquido ficou em 45min28s. Durante alguns minutos fiquei parado pra tentar me recuperar da exaustão. Totalmente atordoado. Muito suado e desidratado foram vários copos de água e melancias para repor. Troquei o chip pela bela medalha e completar a coleção das 7 edições.

Fui então me trocar rapidinho e voltei para a praça do evento. Deu para assistir um pouco do sorteio dos vários brindes oferecidos pelos parceiros, como biquínis, mel, camisetas de times de futebol, som para carro e até o licor do Egomar. Como sempre, dificilmente ganho alguma coisa. 

Já mais descansado fui chamado para uma entrevista para o podcast POR FALAR EM CORRIDA dos amigos Enio e Guilherme. Enquanto falava, estava na expectativa da premiação, pois conforme divulgação preliminar meu nome estava na lista.

O resultado se confirmou e fiquei em 5º lugar na categoria de 45 a 49 anos. Finalmente pude comemorar uma premiação nessa prova que há tempos batalhava por ser muito especial para mim. Faltava esse troféu de Angelina !!!.Tá certo que a mudança de faixa etária ajudou um pouco, mas tá valendo. 

Depois fomos todos para o delicioso jantar oferecido aos atletas no Centro Comunitário da cidade. A fila estava grande para entrar, mas compensou. Não só pela comida, mas pela integração com todos os amigos que estavam por lá. Além disso, como já é tradição teve bolo de aniversário do amigo Eduardo Legal, e do aniversário de casamento de 1 ano da Carol e do Paulo Xavier.

Mais uma vez a Corrida de Rua de Angelina foi uma grande festa com a presença recorde de participantes e concluintes. Muitos que não conheciam foram e gostaram bastante. E os que vão sempre não deixam de comparecer. Além disso, quem não pôde ir teve a oportunidade de acompanhar ao vivo pelo podcast POR FALAR EM CORRIDA. Ano que vem tem mais !!! Parabéns Renato Ventura e a todos que colaboraram para o sucesso desse evento.

Todos querendo tirar foto com a vaquinha
Uma parte dos Loucos por Corridas

Uma olhadinha para a foto
Entrevista para o podcast POR FALAR EM CORRIDA
Medalha da 7ª Corrida de Rua de Angelina
5º lugar na categoria 45-49 anos
Depois de 7 edições, finalmente !!!

Local: Praça Central de Angelina / SC
Data: 28/11/2015 
Horário: 16:30 Hs
Distância: 10 Km (9,7 Km) 

Inscrição: R$ 45,00
Kit: Camiseta regata, 3 kits de bafômetro, trail mexicano, super bar e smoothies da Jasmine, amostra de loção hidratante, vale jantar, melzinho, adesivos, número de peito e chip retornável.

Tempo: 45min28s
Pace: 4:42 min/Km

Colocação: 005 de 015 (45-49 anos)
Colocação: 063 de 189 (masculino)
Colocação: 063 de 264 (geral)