quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

17/01/2016 - 5ª Corrida Cross Country - Garopaba sem stress


5ª Corrida Cross Country - Garopaba sem stress / SC 
No início do ano as corridas de rua por aqui também tiram férias e abrem espaço para as provas realizadas nas praias e trilhas da região. Particularmente ainda não sou muito fã de correr nesses terrenos, apesar de levarem a lindos cenários proporcionados pela natureza. Quando participo geralmente é mais pelo passeio e o prazer de encontrar os amigos.

Como dei um tempinho de fazer treinos longos por enquanto, iniciei a temporada com essa prova de quase 6 km de percurso variado, realizada em Garopaba. Fui levado principalmente pelo passeio em si e por ser na praia. Nada melhor que terminar uma corrida em um dia quente e poder dar um mergulho em uma água refrescante.

Saímos às 6 horas de São José com previsão de viagem de 1h15min mais ou menos. A largada estava prevista para às 8:30. Bom horário para dar tempo de tomar um café na estrada (Engenho) e retirar o kit, que foi entregue no dia, um pouco antes da corrida. Aliás, gostei da camiseta laranja. Bem bonita.

Como ainda era cedo foi tranquilo de estacionar, coisa que seria impossível algumas horas depois. O tempo estava bom e prometia ser dia de praia mesmo. Íamos sofrer um pouquinho com o sol, mas seriam somente pouco mais de 5 Km.

Retiramos o kit e aos poucos fomos encontrando os amigos, uns da região e outros da grande Florianópolis, que também iniciavam a temporada 2016, entre eles: José Cláudio, Valdir, Ademir, Clécio, Adriana, Sidney, Josimar. Entre os participantes eram pouco mais de 90 atletas, sendo muitos deles da região mesmo.

Metas para essa prova eu não tinha, pois era a minha primeira participação e também sabia que teria terrenos variados. Então era tentar fazer o melhor possível.

Na largada saí mais ao fundo e tentei não exagerar no início, pois sabia que encontraria algumas elevações mais pesadas no percurso. Na empolgação acabei saindo mais rápido que imaginei. Pela praia estava muito bom para correr e foi assim até 1,65 Km aproximadamente.

Ao fim do trecho de areia, acessamos uma escadaria com alguns bons degraus que nos levaria a um pequeno trecho de trilhas (aproximadamente uns 300 m). Ainda bem. Lógico que quebrou bem o ritmo ao final do 2º Km, mas dentro das possibilidades até que foi bom. Isso acabou exigindo bastante esforço.


Pegamos então uma grande reta, ida e volta. Deu até pra fazer uma contagem e estava em 23º nesse retorno. Agora o terreno era de chão batido. Até daria pra tentar correr mais forte, mas o esforço feito anteriormente e as elevações no 3º Km e 4º Km quebraram um pouco o ritmo.

Só na parte final, perto do acesso ao trecho da praia novamente deu pra retomar um ritmo melhor. Era um trecho mais de descida e por isso ajudou. Entrando pela praia eu já estava no meu limite de respiração e batimento cardíaco. Até tinha alguns atletas um pouco a frente que poderia tentar alcançar, mas a respiração não deixou, embora as pernas aguentassem.

Foi uma tortura chegar até o portal de chegada sem quebrar o ritmo final. O tempo liquido ficou em 28min15s. Como a distância pelo garmin acusou cerca de 5,8 Km até que ficou de bom tamanho para essa prova, principalmente pelos 3 Km fora da faixa da praia, que eram bem pesados e irregulares.

Na chegada recebi a medalha, bem simples, e só tomei água por causa do forte calor. Não tive vontade de comer frutas. Só muita sede. Depois fiquei assistindo a chegada do pessoal e fui acompanhar a chegada da Ana Paula, que vinha bem pra completar a sua 2ª participação nessa prova.

Em seguida fui tomar um belo banho de mar, pois já estava bem quente. Aliás, a praia já estava lotadíssima e não tinha mais espaço, pois o tempo colaborou bastante. Aproveitamos também para conhecer e fazer umas comprinhas pelas ruas ao redor da praia de Garopaba. 

Um lindo dia de domingo e um excelente passeio. Conhecendo mais uma prova em Santa Catarina. Agora está oficialmente aberta a temporada de corridas em 2016.

Percurso da prova (5,8 Km)
Parada para o café e uma fotinho, é claro.
Cenário da prova
Aguardando a largada
Com o amigo José Cláudio, fera das corridas 
Com a Ana Paula que fechou muito bem a sua 2ª participação nessa prova 
Não tinha como resistir a um banho de mar depois da prova
Praia lotada

Local: Praia dos Pescadores - Garopaba - FLN/SC
Data: 17/01/2016 
Horário: 8:30 Hs
Distância: 5,5 Km (5,8 Km) 

Inscrição: R$ 39,00
Kit: Camiseta e número de peito..


Tempo: 28min15s
Pace: 4:52 min/Km

Colocação: 007 de 013 (45-54 anos)
Colocação: 023 de 061 (masculino)
Colocação: 025 de 091 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário