quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

30/01/2016 - Night Run Costão do Santinho 2016

Night Run Costão do Santinho - FLN/SC 

Resultado (Não teve)
Fotos da Corrida FB 

O belo dia de sábado seguia com sol e bem abafado, até que de repente...tudo mudou !!!

Ano passado não pude participar, mas esse ano estava retornando para mais uma prova Night Run Costão do Santinho. Com as distâncias programadas de 5 Km e 10 Km (em duas voltas), optei pela distância mais curta por não ser bem o terreno que estou acostumado. Dessa forma, sabia que sofreria menos.

Retirei o kit na sexta-feira (véspera da prova) na loja Decathlon da SC-401. Esse ano, além da excelente camiseta regata, o kit veio recheado de itens, com destaque para a lanterna de cabeça (headlamp), que com quatro tipos de iluminação ajudou muito os atletas na partes mais escuras do percurso. Por lá encontrei a amiga Sabine, João Paulo, Marcos Vinícius, Ronaldo Urbano e esposa.

No dia da prova procurei sair cedo de casa, próximo das 18 horas. Essa época do ano o trânsito fica complicado e é bom se garantir, mesmo a largada estando prevista às 21 horas. Outra dificuldade também é quanto ao estacionamento. Cheguei perto das 19 horas e não havia mais vagas públicas próximas. Acabei deixando no estacionamento pago de sempre, R$ 20. Pelo menos era o mais pertinho.

Chegando no local do evento já percebemos a grandiosidade da estrutura montada. Várias tendas espalhadas pela praia. Destaque para a quantidade de assessorias esportivas que participaram em peso. A estrutura estava excelente, com tendas de comidas, frutas, cerveja, isotônico, água de côco, açaí, barras de cereais, queijinhos, massagens, muitos banheiros químicos, e até um painel de mensagens para escrever com pincel e guache.

Entretanto, instantes depois, próximo às 19:30, o tempo começou a fechar e em questão de minutos o céu escureceu, começou a ventania e desabou um temporal. Quem já estava por lá teve que se abrigar rapidamente em algum local coberto. Nós conseguimos um lugarzinho em uma das tendas. Todas já estavam lotadas. A chuva forte demorou a passar. 

Confesso que já estava conformado da possibilidade de não ter a corrida, ainda mais com os relâmpagos e raios que começaram a cair com mais frequência. Boa parte da estrutura montada foi ficando comprometida, principalmente a parte elétrica. Todos na expectativa.

A chuva aos poucos foi perdendo força, mas não parou. A organização avaliou os riscos e optou por manter a prova. Porém, algumas alterações foram feitas, entre as principais: não utilização do sistema eletrônico dos chips e definir distância única da prova de 5 Km, mesmo para os que estavam inscritos para os 10 Km. 

A largada prevista para as 21 horas atrasou uns 20 minutos e aconteceu com chuva mesmo. Ficou bonito de ver, pois foi feita sob uma bonita queima de fogos, iluminando os trechos de praia iniciais. A maioria dos atletas usava o headlamp na cabeça, que veio no kit, e realmente foi necessário. Eu preferi levar o meu na mão. Na cabeça eu sabia que logo iria incomodar.

Larguei em uma posição mais intermediária passando pelo portal com pouco mais de 20 segundos. Essa primeira parte foi feita pela praia em areia firme e foi o meu melhor trecho, principalmente o 1º Km. Isso durou cerca de 1,5 Km. Aí começaram os trechos de areia fofa, trilhas e muitas poças d´água. Inicialmente com uma trilha mais estreita acompanhei o ritmo do pessoal à frente.
Trecho de trilhas, areia fofa e poças de água


Mas não tem jeito. Por mais que eu tenha me poupado no trecho inicial logo senti a variação do terreno e a quebra do ritmo. Prefiro correr em ritmo constante. Essa alternância de esforços e mudanças de passadas complicam a minha vida. Meu coração parece que acelera muito e a recuperação é mais difícil. Comecei a sofrer várias ultrapassagens.

Nessa parte da prova a lanterninha de cabeça foi muito útil. Com ela eu já estava tropeçando e escorregando um pouco. Eram muitas poças e difícil saber onde pisar. Se estivesse sem iluminação, com certeza seriam vários tombos. Essa parte tinha aproximadamente 1,8 Km, mas a sensação que eu tive é de que não tinha fim.

O alívio só veio quando avistei a praia novamente. Porém, a essa altura estava bem no meu limite e não consegui retomar um ritmo bom como do início. Tivemos pouco mais de 1,7 Km pela praia novamente. Muito esforço e pouco rendimento. Sempre fico imaginando se tivesse optado por 10 Km (que acabou não tendo). Aqui eu acho que a minha opção vai ser sempre de 5 Km.

Literalmente me arrastando fechei a prova com o tempo líquido de 25min30s, melhorando um pouco o tempo de 2014 (26min22s). Pelo menos isso. Fiquei então esperando a chegada da Aninha. Enquanto isso tentei fazer algumas fotos das chegadas. Mas todas descartadas...sem chances.

A Aninha chegou um pouco depois com um tempo muito bom para a prova. Novamente as tentativas de fotos com a medalha agora foram literalmente por água abaixo. Complicado fazer esses registros à noite e com chuva. Fomos então aproveitar a estrutura do evento. Além de encontrar alguns amigos, comi muito pão de queijo, Polenguinho, macarrão, escondidinho de carne, pera, bolo, açaí com granola, tomei isotônico, água de côco e até peguei uma cervejinha. Tudo com muita fartura. Excelente !!!

Em decorrência das readequações feitas por causa da chuva e sem sistema eletrônico com chip, a premiação foi feita somente para os 5 primeiros colocados geral masculino e feminino para a distância de 5 Km. Não houve as premiações para as categorias e nem para os 10 Km, conforme anunciado antes da largada. Também não teve a divulgação do resultado de todos os concluintes. Manualmente seria muito complicado mesmo.

Em resumo, apesar de todo o transtorno provocado pelo temporal que caiu uma hora antes da corrida, o evento no geral foi muito bom, principalmente para quem foi para curtir e sem grandes pretensões de disputa por pódio. Essa foi a minha impressão. Ano que vem estaremos lá de novo !!!

Ah, o headlamp até que resistiu bem as condições sob chuva !!! Muito bom.

Percurso da prova (5,11 Km)

Retirada do kit na Decathlon com a amiga Sabine e João Paulo de Bauru/SP 
 Kit recheado com destaque para o headlamp
 Muitas tendas de assessorias esportivas
 Arena para chegada dos atletas
 O tempo começando a mudar. Pouco antes do temporal.
 Painel para registros com pincel e guache
Ana Paula também fazendo a sua arte no painel 
Portal da prova
Na parceria da Aninha (enquanto o tempo estava bom)
  Tempo fechado para a largada
 Metendo o pé na água. Aí estava raso ainda.
 Chegando muito cansado. Tempo líquido: 25min30s.
Medalha da prova. Foto: Por falar em Corrida

Local: Praia Costão do Santinho - FLN//SC
Data: 30/01/2016 
Horário: 21:00 Hs (21:20 Hs)
Distância: 5 Km (5,11 Km) 

Inscrição: R$ 64,00
Kit: Sacolinha, camiseta regata, headlamp, caixinha de água de côco, garrafinha de água, saquinho de granola, hidratante, barra de cereal, mini-squeeze, chip descartável e número de peito..


Tempo: 25min30s
Pace: 4:59 min/Km

Colocação: não teve (45-49 anos)
Colocação: não teve (masculino)
Colocação: não teve (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário