quinta-feira, 24 de março de 2016

19/03/2016 - 5ª Jaraguá Night Run 2016 - Jaraguá do Sul / SC

5ª Jaraguá Night Race

Minha primeira participação na Jaraguá Night Race aconteceu meio em cima da hora e sem muito planejamento. No último dia de inscrição decidimos correr em um local diferente. Incentivado pelos amigos Lucas e Andréa, que não economizaram elogios a beleza do percurso da corrida, Parque da Malwee, partimos para conhecer e correr por mais uma cidade em Santa Catarina.

Jaraguá do Sul fica a aproximadamente 180 Km de São José e leva cerca de 2 horas e meia de carro. Como a prova acabaria tarde e provavelmente estaria muito cansado optei por ficar por lá, ao invés de fazer um bate e volta. Isso porque consegui uma reserva no Hotel Mercure Jaraguá do Sul de última hora com condição bem interessante. Recomendo para as próximas e vale a pena.

A prova contava com as distâncias de 5 Km (com premiação geral somente) e 10 Km (com premiação geral e por categoria de 10 em 10 anos e até o 3º colocado). A retirada do kit para moradores de outras cidades foi entregue no dia da prova até um pouco antes da largada. Isso facilita muito para quem é de fora. Uma das facilidades que me fez participar também.

Na tarde que antecedeu a prova desabou um temporal em Jaraguá do Sul. Eu já estava imaginando mais uma corrida debaixo d´água. Ultimamente tem se tornado comum. Mas próximo do horário da largada, às 18:30, ela foi dando uma trégua. Retiramos o nosso kit, que veio bem recheado de brindes, com camiseta bonita de boa qualidade e com destaque para o vale açaí e vale chopp para o pós-prova.

Eu e a Aninha,chegamos antes para conhecer um pouco do parque, muito bonito por sinal. Pena que estava ainda chuviscando e não deu pra explorar muito. Lá encontramos os amigos da grande Florianópolis: Marina, Elza, Jabson e Juciana, Andréa e Lucas.

Às 18:30 foi dada a largada e a chuva tinha parado. Eu não fazia ideia do percurso e a sua altimetria. Só vim a descobrir durante a prova. Larguei no pelotão do meio e tive dificuldades no início, pois o caminho era estreito e com o piso molhado dificultava o posicionamento ideal para correr. Isso durou pouco mais de 1 Km, pois depois acessamos a parte externa do parque e seguíamos ao seu redor. Nesse trecho o piso era de asfalto e a pista bem mais larga.

No momento da prova não percebi que tinha largado tão forte nos primeiros 2 Km. Não deveria ter feito isso. Ainda mais sem saber o que iria encontrar pela frente. Fui bem até a entrada novamente no parque com aproximadamente 2 Km de prova. A partir daí começaram as curvas e os altos e baixos dentro do parque. Complicado de manter o ritmo.

Os postos de hidratação estavam um pouco depois da entrada novamente no parque e tinha isotônico e depois água. Peguei os dois e fui bebendo do jeito que dava.

Tentei ir no ritmo que alguns atletas iam ao meu lado, nem olhava para o relógio. A parte do parque estava bem escura (fazendo jus ao Night Race). O bom é que a organização disponibilizou staffs com lanternas pelos trechos principais, caso contrário seria escuridão total. Eu tinha levado até a head lamp, mas decidi não correr com ela.

Aos trancos e barrancos completei a 1ª volta, que pra complicar acabava com uma boa subidinha. Como iria fazer os 10 Km fiquei imaginando os perrengues que encararia de novo na 2ª volta, e agora mais cansado. Os atletas dos 5 Km já ficavam por ali.

Aliviei o ritmo na parte do asfalto para não chegar tão acabado no trecho do parque. Mesmo assim o pace subiu um pouquinho em relação a 1ª volta. Não teve como. E ainda pra me matar de vez, na reta final de chegada já imaginando o fim da prova e dando aquele sprint pra tentar ganhar um última posição, descubro que ainda tinha mais um trecho até retornar a linha de chegada. Foram os 200 metros finais mais exaustivos e sofridos da prova.

Já sabia que seria impossível fazer um sub-45min em uma prova dessas. Cheguei com o tempo líquido de 45min26s. Porém, a distância também ficou aquém dos 10 Km, 9,69 Km pelo registro do meu garmin. Cheguei bem acabado e levei alguns minutos pra me recuperar com água, isotônico e melancias.

A Aninha chegou um pouco depois cumprindo o seu objetivo de fazer em menos de 1 hora. O percurso com certeza não foi o ideal para essa tentativa, mesmo assim conseguiu. E novamente ficou entre as TOP 20.

O pós prova foi o melhor, com os vale chopp e vale açaí, e a confraternização com os amigos. Ainda encontrei a amiga Daniela na chegada, também de Floripa, o Rui da Veiga, conhecido das corridas, e a Fernanda Fernandes do IFSC Itajaí, que acompanhava o seu pai na corrida. Muito legal em se tratando de uma prova fora. Assistimos a premiação com o Paraíba sagrando-se campeão novamente na prova de 10 Km e o Jabson conquistando o 2º lugar da categoria, e levando o seu pai que recém tinha chegado do Piauí para compartilhar esse momento.

Foi bom mesmo ter optado em ficar por lá, pois do jeito que estava seria complicado voltar no mesmo dia à noite. Muito cansativo e até perigoso. Deu pra aproveitar bem o passeio e a corrida em mais um município de Santa Catarina.

Percurso da Jaraguá Night Race

 Kit recheado
Registrando a bela paisagem
 Reconhecimento do percurso da prova com a Aninha
 Amigos da grande Florianópolis
Prontos para a largada, ainda um pouco claro e sem chuva
 Escurecendo no trecho dentro do parque
Dentro do parque
Depois da chegada na hidratação

Local: Parque da Malwee - Jaraguá do Sul / SC
Data: 19/03/2016 
Horário: 18:30 Hs
Distância: 10 Km (9,69 Km) 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Camiseta, pacotinhos de arroz, arroz integral e massa, vale açaí, vale chopp, whey bar VO2, carb up, barrinha de banana, numero de peito personalizado e chip descartável.


Tempo: 45min26s
Pace: 4:42 min/Km

Colocação: 011 de 035 (40-49 anos)
Colocação: 049 de 133 (masculino)
Colocação: 052 de 189 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário