quarta-feira, 2 de março de 2016

28/02/2016 - Corrida Pedra Branca 2016 - Palhoça / SC

Corrida Pedra Branca 2016 - Palhoça / SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Novamente essa foi a minha primeira corrida em asfalto do ano. Bom para testar a velocidade, pois em provas de praias e trilhas os referenciais de pace não se aplicam. Eu particularmente perco muito rendimento nesses pisos irregulares.

Sem treinos muitos longos ainda por causa do calor e da preguiça do início do ano escolhi a distância de 3 Km para essa prova. Queria saber como me comportaria em um teste de cooper (12 min) ou fazer essa prova abaixo de 12 min, uma vez que no ano passado fiz em 12min06s.

A prova com 750 atletas inscritos praticamente teve o dobro de participantes em relação ao ano passado, distribuídos nas três modalidades de distâncias: 3 Km, 6 Km e 12 Km. Cada volta tem aproximadamente 3 Km. Muitos não gostam de fazer a distância de 12 Km por ser em 4 voltas o que a torna cansativa.

A largada prevista para às 9 horas também foi um dos fatores que me fez escolher a opção mais curta. Nessa época, ainda o clima é muito quente. A semana vinha de forte calor, mas no dia da prova com a chuva do dia anterior deu uma boa refrescada e ficou muito bom para correr, para a nossa felicidade.

Fiquei contente que encontrei vários amigos do IFSC participando do evento: Humberto, Edson, Éder, Ismael e a Nádia correndo, a Fabi e a Simone na organização, e o Enio na cobertura da prova pelo Podcast "Por falar em Corrida". Pessoal do IFSC participando cada vez mais.

Na largada me posicionei o mais a frente possível para não perder muito tempo no congestionamento inicial. Dessa vez, para efeito de classificação, nas distâncias de 3 Km e 6 Km utilizaram o tempo líquido registrado pelo chip, inclusive para os 5 primeiros. Nos 12 Km foi pela ordem de chegada mesmo (dos primeiros somente).

Junto com os adultos largaram algumas crianças um pouco mais a frente. Achei meio perigoso, pois qualquer incidente vinha um mar de gente correndo forte atrás. Menos mal que eles corriam bem e acompanharam o ritmo dos adultos. Mesmo assim nos metros iniciais parece que uma moça caiu, mas não foi nada mais grave.

Em relação a minha corrida não tenho muito a comentar. Foi bem curtinha. Para essa distância tem que largar forte mesmo e tentar manter até o final. Eu sabia que no final do 1º Km tinha uma subidinha e saí até um pouco mais conservador.

Comparativo de paces 2015 x 2016
Garmin - Corrida Pedra Branca 2015 - Palhoça / SC

Achei interessante que no meu 2º Km, logo após terminarem os morrinhos e já contando com a descida consegui um pace inédito em uma prova de 3:55 min/Km. Tentei ainda me manter forte na última parte, mas estava bem difícil. Como é complicado correr no limite o tempo todo. É curta, mas é extremamente intensa e exaustiva.

O legal foi que alguns atletas estavam na mesma tocada, o que garantiu a sustentação do ritmo forte até o final. A disputa estava tão grande que no finalzinho sofri 3 ultrapassagens a poucos metros da chegada. Muitos atletas dos 3 Km chegaram no mesmo minuto. Fechei o percurso com o tempo líquido de 11min38s. O desafio do sub-12 foi vencido nos quase 3 Km (2,9 Km mais precisamente). Lembro que quando era mais novo no colegial nos testes de cooper eu mal conseguia fazer 2.100 metros nesse tempo.

Depois fui me hidratar e comer umas melancias na área de recepção dos atletas. Teve ainda várias outras frutas, biscoitos, barras de cereais e isotônicos. Descansei um pouco, peguei a medalha e fui buscar a Aninha, seguindo no sentido contrário. Ela veio muito bem, conseguindo melhorar o seu tempo em cerca de 6 minutos em relação ao ano passado, na distância de 6 Km. Excelente evolução. Eu só melhorei pouco exatos 28 segundos.

Em resumo, a prova foi muito boa, com a forte presença de vários amigos e até dos personagens do Beto Carrero World para animar a criançada. Sem dúvida essa foi a minha melhor performance em termos de ritmo em uma prova. Já achava que não poderia melhorar em provas mais curtas e de velocidade, e que nunca chegaria perto de um pace de 4 min/Km. Me enganei. Essa prova me deu uma injeção de ânimo para esse ano.

Percurso da Corrida da Pedra Branca (2,9 Km cada volta)

 Retirada do Kit na véspera com o elefante-tartaruga
Fazia tempo...Nilton Generini e Renato Ventura
Amigos do IFSC: Ismael, Humberto e Edson
Fazendo força. 
Chegada exausto. Tempo líquido: 12min38s
Completando a prova com a Ana na prova de 6 Km
Simone e a Fabi do IFSC na organização

Local: Passeio Pedra Branca - Palhoça / SC
Data: 28/02/2016 
Horário: 09:00 Hs
Distância: 3Km (2,9Km) 

Inscrição: R$ 40,00
Kit: Camiseta, squeeze, chip descartável, Número de peito 
Tempo: 11min38s
Pace: 4:02 min/Km

Colocação: xx de xxx (categoria não teve)
Colocação: 22 de 087 (masculino)
Colocação: 22 de 194 (geral)

2 comentários:

  1. Pódio numa RP na outra.. 2016 Tá favorável hen! parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luciano. Até que é legal também essas provas mais curtinhas. Às vezes dá uma zebrinha...rs. Mas agora chega..é só no começo da temporada. Preparando pras meias e maratona agora. Obrigado. Abração.

      Excluir