terça-feira, 17 de maio de 2016

14/05/2016 - Biguaçu Run 5K - Biguaçu / SC

 Biguaçu Run 5K - Biguaçu / SC

Resultado Geral
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Vídeo da chegada (by Luciano Aquino)


Esse final de semana tinha tirado para fazer um último treino teste para ver se teria condições de participar da Maratona do Rio de Janeiro que será realizada no próximo dia 29/05. Mas como acabaram aparecendo 2 corridas por aqui mudei de ideia. Durante a semana decidi participar dessa prova que seria somente de 5 Km pelas ruas de Biguaçu, uma vez que o preço da inscrição era bem em conta, R$ 24 com taxas.

Fui para a prova sem muitos planos e objetivos, somente fazer o melhor. A concentração toda foi feita na Praça Central de Biguaçu, que estava bem movimentada e agitada por conta da festa de aniversário dos seus 183 anos. Várias apresentações, gincanas, food trucks, barraquinhas. 

O kit foi composto somente do número de peito e dos alfinetes, e foram entregues até próximo do horário da largada. Tudo tranquilo. O tempo também colaborou, friozinho e sem chuva. Do jeito que eu gosto.

Me surpreendi com o número de atletas que apareceram para a prova, mais de 220. E muitos deles vindo de cidades um pouco mais afastadas da grande Florianópolis como Lages, Tubarão, Balneário Camboriú. Isso tornou a prova mais disputada também.

Um pouco antes da largada principal foram realizadas as baterias de corridas infantis. Em seguida, próximo das 16 horas foram os adultos, partindo da pracinha. A largada foi bem apertada, pois tinha uma boa quantidade de atletas e o espaço bem limitado. Não consegui sair tão na frente.

Demorei um pouco até conseguir passar pelo portal e fiquei meio limitado ao fluxo inicial devido a quantidade de atletas. Fui tentando abrir caminho desviando e com isso perdi um tempinho e fiz um um esforcinho a mais. Mas até que para o 1º Km não foi tão mal, 4:16 de pace.

Corria mais pelos atletas referenciais a minha volta que olhando para o relógio. Estava conseguindo acompanhar vários deles que sei que normalmente chegam a minha frente. E isso foi legal, pois acabou me forçando um pouco para ficar próximo deles.

Normalmente não pego água no percurso de 5 Km, mas minha boca estava seca e no posto de hidratação peguei um copinho para dar uma molhada, mas sem perder praticamente tempo algum.

Muitos atletas estavam próximos e a alternância de posições eram constantes. Prova curta não tem muito tempo para pensar. De vez em quando dava uma espiadinha no Garmin. Percebi que estava com pace legal, de 4:11 min/Km no 2º e no 3º Km. Mas seguia mesmo era tentando acompanhar o bloco de atletas que vinham juntos.

Apesar do percurso passar por alguns trechos de paralelepípedos e chão de pedrinhas foi bem bom de correr na maior parte. As retas eram extensas e não se quebrava muito pelas ruas secundárias, o que permitia manter um bom ritmo.

Chegando próximo ao fim, avistei a praça de chegada. Já estava dando aquela forçada final pensando que estava acabando, mas para a minha surpresa passamos reto. Ainda tinha mais uma voltinha pra chegar do outro lado dela. Aff...aí foi no puro sofrimento.

A poucos metros da chegada, de repente todos começaram a dar aquela acelerada e pra não ficar muito atrás também tentei ir na cola. O resultado foi um pace de 4:05 no último quilômetro. Acho que nunca tinha feito isso no fim de uma prova. Geralmente estou bem mais morto.

Completei a prova com o tempo líquido de 22min14s. Nada muito fora do normal. Só depois com mais calma fui ver pelo meu Garmin que tinha registrado 5,33 Km a distância total, e a minha passagem pelos 5 Km foi em 20min58s. Nossa, como eu vinha tentando baixar essa marca dos 21 min nos 5 Km. E ela acontece em uma prova sem grandes perspectivas. Ganhei o meu dia e todo o final de semana.

Depois me hidratei um pouco, comi umas frutas, retirei a medalha, e enquanto aguardava a premiação aproveitei um pouco da estrutura da festa de Biguaçu para comer um crepe em uma das várias barracas de comida que se encontravam na praça. Assisti a premiação com os amigos e depois fui para casa rapidinho pra descansar, pois no dia seguinte era dia de K21 Costa da Serra.

Percurso da Corrida Biguaçu Run 5 Km

 
 Pessoal animado: Viliam, Giselle, Lia, Jany e Francisco
 Grupo "Somos loucas por corridas" em peso e de camisetas novas
Corrida das crianças. Ao fundo a igreja de Biguaçu

Chegando. É só virar. (Foto: Lia Lopes)
Projeto Sexto Sentido também participando: 
Eduardo, Ana Carolina, Rosângela e Marco Laurindo
Medalha Biguaçu Run 5 Km

Local: Praça Nereu Ramos - Biguaçu/SC
Data: 14/05/2016 
Horário: 16:00 Hs
Distância: 5Km (5,33Km) 

Inscrição: R$ 24,00
Kit: Número de peito 
Tempo: 22min14s
Pace: 4:10 min/Km

Colocação: 05 de 012 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 52 de 161 (masculino)
Colocação: 52 de 223 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário