terça-feira, 24 de maio de 2016

22/05/2016 - Corrida Rústica 3 Corações - São José / SC

Foto: Lia Lopes
 Corrida Rústica 3 Corações - São José / SC

Resultado Geral
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Vídeo da chegada (by Por Falar em Corrida)


A Corrida Rústica 3 Corações, promovida pela ACORSJ e patrocinada pela "3 Corações", foi realizada na Beira mar de São José e contou com as opções de distância de 5 Km e 10 Km. A novidade ficou por conta de um percurso diferente para as duas distâncias e a premiação por categoria na distância de 5 Km, de 10 em 10 anos.

Como a última semana tinha sido muito boa e eu consegui melhorar a marca dos 5 Km na corrida de Biguaçu, me empolguei e queria ver se correndo em casa e em um percurso bem plano conseguiria repetir ou até melhorar esse tempo. Essa era a expectativa.

A entrega do kit foi realizada no dia da prova até meia hora antes da largada. Veio bem recheadinho, com camiseta, pacote de café, pacote de isotônico em pó e caixinha de capuccino. Achei legal que o número do peito também foi personalizado com o nome e sobrenome. Até onde vi a entrega foi bem tranquila.

O dia amanheceu fechado e chuvoso, o que deve ter afugentado alguns atletas. Porém, a grande maioria esteva por lá, participando ou marcando presença e prestigiando o evento e os amigos. Confesso que estava ali, mas sem aquela vontade normal de correr como de costume. Talvez a chuva e frio tenham sido os culpados disso.

Enquanto me aquecia fui pego de surpresa pelo Enio e pelo Guilherme do PODCAST "POR FALAR EM CORRIDA" para um entrevista rápida. E em Julho devo ter o prazer de participar de uma gravação do programa. Para quem não conhece, o POR FALAR EM CORRIDA é o podcast que aborda todos os assuntos referentes ao mundo das corridas, além de divulgar e promover o esporte de uma maneira informativa e descontraída. Vale a pena conferir: http://porfalaremcorrida.com/.

A largada prevista para às 8 horas teve um pequeno atraso de uns 10 minutos, pois no horário previsto começou a desabar um temporal e esperaram abaixar um pouco a intensidade. Teve gente que até largou dos "boxes" (das várias tendas de serviços e assessorias que serviram de abrigo). Tanto os atletas dos 5 Km e 10 Km largaram juntos.

Eu consegui me posicionar à frente. Largamos já molhados e de início várias poças de água já fizeram encharcar todo o tênis. Normal. Já estou ficando acostumado. Saímos em sentido do portal de divisa entre São Jose e Florianópolis. Atravessamos o portal e um pouco mais a frente, com cerca de 1 Km de prova, entramos à esquerda para fazer o retorno e voltar pela Av. Presidente Kennedy. Estou conseguindo me controlar melhor nesses inícios de prova. Mesmo sofrendo várias ultrapassagens mantive o ritmo que julgava ser o ideal para as minhas condições.

Pela avenida fui conseguindo recuperar algumas posições, principalmente de alguns atletas que dispararam com tudo na largada. Por isso é importante o controle inicial. Aquela empolgação toda dificilmente passa dos 3 Km. Seguimos pela Av. Pres. Kennedy por mais ou menos 2,5 Km até chegar ao Bistek Supemercados. Nesse ponto os atletas da distância de 10 Km seguiram reto. Os atletas dos 5 Km como eu, viraram à esquerda para retornar pela beira mar de São José.

Nesse trecho, onde estou muito acostumado a correr, já quase fechando o 4º Km, não consegui mais sustentar o pace inicial. Perdi alguns segundinhos, mas era o melhor que conseguia fazer. Não tinha mais de onde puxar o ar, embora as pernas ainda estivessem bem. Provas curtas o limitante fica na respiração mesmo, pelo menos para mim. Isso porque ainda vinha na mesma tocada com outros dois atletas, me esforçando para não ficar para trás.

Estava eu já no meu limite pensando que os 5 Km estavam terminando e que seria só virar para a linha de chegada e eis que vejo que havia mais um trecho a ser percorrido. Pode parecer pouco, mas esses 530 metros que tivemos que percorrer foram os mais complicados. Tivemos que seguir um pouco mais a frente pela beira mar e depois retornar para a chegada. Morri !!!

O tempo liquido da prova acabou ficando alto, 23min48s para os 5 Km, mas a distância registrada pelo Garmin foi de 5,53 Km. Mesmo assim minha passagem pelo 5º Km ficou em 21min31s. Bem acima dos 20min58s da corrida de Biguaçu. Deixei a tabela de tempo de Biguaçu para poder comparar como foi o pace a cada quilômetro nas duas corridas. Deu pra notar claramente que nessa última ao invés de aumentar o ritmo acabei reduzindo um pouco, principalmente nos dois últimos quilômetros.
Garmin da Corrida Biguaçu Run 5 Km. Uma semana antes.


Na chegada recebemos uma bonita medalha e estava disponível aos atletas o serviço de massagem, muitas frutas, água, isotônico, além das caixinhas de cappuccino e café quentinho da principal patrocinadora e que deu nome ao evento, 3 Corações.

Assisti e fiz alguns registros da premiação. Depois eu o Enio seguimos para um merecido café da manhã com muita proteína. Também nem precisava tanto assim. Foram somente 5 Km, mas estava muito bom !!!

Em resumo, a Corrida Rústica 3 Corações procurou inovar na questão do percurso, saindo da beira mar e seguindo pela Av. Pres. Kennedy, sem dar aquelas tradicionais 2 voltas para o percurso de 10 Km. Entretanto nos 5 Km a distância ficou um pouco acima (cerca de 10% a mais). Poderia ter sido mais exata. A retirada do kit no dia da prova também facilitou bastante a vida dos atletas, e a premiação para as categorias tanto nos 5 Km e 10 Km deixou o nível alto nas duas distâncias.

Percurso da Corrida Rústica 3 Corações - 5 Km

Kit recheado e com número do peito personalizado
 Frio e chuva, mas o pessoal lá: Renato, Enio e Márcio.
 Tentando não ficar pra trás. Últimos quilômetros. 
(Foto: Lia Lopes)
 Chegando sem sprint. 
(Foto/vídeo: Enio Augusto - POR FALAR EM CORRIDA)
Metros finais. 
(Foto/vídeo: Enio Augusto - POR FALAR EM CORRIDA)
 O estado que cheguei
(Foto/vídeo: Ana Kátia)
 Medalha bonita

Local: Fundação Municipal de Esporte e Lazer - São José / SC
Data: 22/05/2016 
Horário: 8:00 Hs (8:09 Hs)
Distância: 5Km (5,53Km) 

Inscrição: R$ 50,00
Kit: Camiseta, pacote de isotônico Power Ade, de café 3 Corações, caixinha de cappuccino, número de peito personalizado e chip descartável. 
Tempo: 23min48s
Pace: 4:19 min/Km

Colocação: 06 de 012 (categoria 40-49 anos)
Colocação: 20 de 073 (masculino)
Colocação: 21 de 223 (geral)

Um comentário:

  1. Muito bom! Sem os metros a mais não ia ser um tempo de todo ruim.
    Você ainda correu mais de 5 km. Eu nem corri e comi tanto quanto você haha.
    Vamos para a próxima!!!
    E os vídeos ficaram sensacionais!!! O cara que filmou é dos bons. :D

    ResponderExcluir