terça-feira, 28 de junho de 2016

25/06/2016 - Mountain Do Costão do Santinho - FLN/SC

Foto: Mário Sérgio Jesus (Focoradical)
Mountain Do Costão do Santinho 2016

VÍDEO DA LARGADA DO 
MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO - 8 Km
 

Esse ano estava com uma enorme dúvida se conseguiria participar do MD Costão do Santinho. É que o investimento é meio pesadinho. Já estava abortando a ideia quando, para a minha surpresa, no dia 12 de junho (dia dos namorados), recebi de presente da minha querida Aninha a inscrição para poder participar da prova na distância de 8 Km. Depois do ano passado fiquei meio traumatizado com as distâncias maiores dessa prova. Ela também iria me acompanhar nessa distância. Amei e nem preciso dizer que fiquei extremamente feliz. Muitíssimo obrigado !!! Tem presente melhor para um corredor ?

O MD Costão do Santinho é uma das provas de montanhas mais lindas com as belas paisagens do norte da Ilha, sendo também considerada a mais técnica do Brasil. O seu percurso passa por diversos tipos de terrenos: bosques, dunas, praias, montanhas, trilhas, estrada de chão, costões, asfalto e muita lama. Tem pisos e níveis de dificuldades para todos os gostos. A aventura é garantida.

O evento começa na sexta-feira (véspera da prova) com a retirada do kit, sempre mantendo um excelente padrão. Só achei que a cor da camiseta poderia ter sido diferente em relação a do ano passado, branca. Também havia para os visitantes uma Expo com produtos esportivos e alguns serviços, vários painéis para fotos e informativos, o simpósio com a presença ilustre do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, e fechando a noite um farto e delicioso coquetel com vários tipos de salgados e doces. O problema de comer tanto é que é na noite véspera da prova.

Uma dica para o pessoal que vai de carro nos 3 dias é estacionar um pouco antes da entrada do Resort do Costão do Santinho (uns 200m antes), na descida que dá acesso a praia. O valor do estacionamento ao lado do evento estava R$ 25 a diária. Em 3 dias fica meio puxado.

Para não deixar ninguém de fora, essa prova conta com 3 distâncias, todas individuais: 8 Km, 22 Km e 42 Km. Ano passado participei na distância de 22 Km e confesso que para quem não está preparado para esse tipo de terreno foi muito sacrificante, principalmente a parte final no Morro das Aranhas. Esse ano não quis repetir porque sofri muito com as cãibras que sempre me perseguem.

O dia da prova estava excelente. Nem muito frio, nem muito quente. Diria que estava ideal para uma boa corrida. Durante os preparativos pré-prova, encontrei o amigo Juan Pablo que curiosamente iria estrear o seu novo pisante para provas de montanhas, "huaraches", que são sandálias criadas pelo povo indígena do México. Vale a pena conferir como foi essa experiência no blog "El Flaco", onde o Juan conta em detalhes como foi.

As largadas para as 3 distâncias foram em horários diferentes. O pessoal dos 42 Km largou mais cedo, às 8:30. Às 9:00 foi a vez dos atletas dos 22 Km, e às 9:30 lá fomos eu e a Aninha com o pessoal dos 8 Km. Tivemos o prazer de largar junto com o padrinho da prova, o Vanderlei Cordeiro de Lima, que decidiu estrear em provas de montanha. É lógico que só vi ele na largada !!!

MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO - LARGADA 42 Km

O 1º Km da prova, saindo da entrada do Resort do Costão do Santinho é o mais tranquilo e onde é possível ainda correr normalmente. Depois acessamos a praia e fomos em sentido ao primeiro morro. Nesse trecho cruzamos com os atletas que estavam fazendo os 21 Km já voltando. A areia estava firme e também facilitou um bom ritmo por cerca de 1,5 Km.

Saindo da praia pegamos uma trilha com areia fofa e com vários pontos molhados. Aí já comecei a ter o ritmo quebrado. Isso durou até pouco mais dos 3 Km. A partir daí acabou a moleza. A trilha foi ficando fechada e as subidas cada vez mais pesadas. Aliás, boa parte desse trecho tive que subir caminhando. Minhas pernas não tinham forças e sentia as panturrilhas queimando. Muitos atletas me passavam como se eu estivesse parado. Além disso, a respiração estava super ofegante e o coração batendo a mil. Que trechinho sem fim !!! E foi cerca de 1 Km somente.

Um pouco depois do 4º Km a trilha se abriu novamente e ficou melhor pra correr, mas não menos difícil, pois eram muitas pedras, lama e agora era descida. Todo cuidado era pouco. Não dava pra soltar o freio. Pelo menos eu, porque o pessoal descia com tudo. Lá de cima tínhamos um belíssimo visual, mas também não tive muito tempo pra ficar contemplando, precisava prestar atenção por onde pisava.


No final da descida do morro, entramos pela praia do Santinho novamente com 5 Km percorridos. Nessa saída tinha um posto de hidratação, mas dessa vez, não usei nenhum deles na prova inteira. Fui a seco do começo ao fim. Agora era hora de correr atrás do prejuízo. As pernas demoraram um pouco até se acostumarem novamente ao plano. Ainda estava tudo duro. Mas aos poucos fui retomando o ritmo e recuperando algumas posições perdidas. Isso também durou somente o trecho de praia, até completar 6,5 Km de prova.

Nos últimos quilômetros, depois de sair da praia, percorrermos por parte da estrutura interna do Resort do Costão do Santinho, com várias quebradas,e escadas e muitas subidas. Paguei meus pecados por lá, até finalmente chegar na frente do Resort. Ainda tinha alguns metros a percorrer. É o tempo de se ajeitar pra não chegar tão detonado na chegada.

Impressionante foi a quantidade de staffs mobilizados em todo o percurso da prova, orientando os atletas mesmo nos trechos mais complicados. Presença também pesada dos fotógrafos que estrategicamente posicionados captavam as belas imagens que o cenário proporcionava.

Cheguei bastante exausto e fui prontamente amparado pela Fran Rasch (Massoterapeuta) da Elementos Assessoria de Eventos MT, cuja equipe prestava assistência aos atletas que chegavam. Excelente a ideia desse serviço na chegada. No meu caso foi só cansaço mesmo. Recuperado em alguns minutos. Na chegada recebemos uma toalha de rosto pra ajudar a dar uma limpadinha no estrago.

Na área de hidratação tivemos a disposição, muitas frutas, barras de cereal, água, isotônico, água de côco, biscoito, e vários tipos de sucos. Além disso, tinha a área de massagens, mas eu não pude ficar muito, pois queria ver a chegada da Aninha. Segui no sentido oposto a chegada e não demorou muito ela apareceu. Eu ainda cheio de coisas na mão consegui acompanhá-la até a entrada do funil de chegada. Fez uma excelente prova.

Completei os quase 8 Km com o tempo líquido de 52min41s. Não tinha noção como tinha me saído, mas depois conferindo o resultado vi que não tinha ido tão mal quanto imaginava, ficando em 30º na geral e 3º na categoria 45-54 anos. Pena que a premiação nos 8 Km foi só para os 5 primeiros na classificação geral.

Depois ainda ficamos assistindo um pouco a chegada do pessoal dos 21 Km. Só não deu pra ver a chegada dos 42 Km, pois tive que ir embora. Mas imagino o desgaste e a superação dos guerreiros concluintes. Ainda não tenho essa coragem.

Para encerrar o evento, no domingo, foi o almoço de premiação. Vários amigos foram premiados com lindos troféus nas diversas categorias, entre eles: Jany, Ojânio, Marcos Vinícius, Juan Pablo, Ronaldo Urbano, e a Luísa campeã geral dos 42 Km. Todos de parabéns. Ah, o Vanderlei foi o 3º colocado na prova de 8 Km, e gentilmente cedeu a sua posição no pódio para os próximos. Conforme registrado no meu relato do Mountain Do Costão do Santinho 2015. ele voltou esse ano e estreou em provas de montanhas.

Depois da entrega da premiação foi só comemorar com os amigos, e lógico, comer muito, com destaque para as delícias de sobremesa. Para quem não foi ou não pôde ficar para o almoço sugiro repensar para o ano que vem !!! Prova com excelência em matéria de organização de evento esportivo. Tudo muito bem planejado e com enorme preocupação com os atletas. Adorei esse presente !!! E recomendo.

Percurso 2016 - 8 Km (7,89 Km)

Retirada do kit: Laura, Nilton, Aninha, eu, Fabiana e Jacks 
(Foto: Jacks Morgado)
Kit do MD Costão do Santinho 2016
Massagem pré-prova com Rose Horus da Elementos Assessoria Eventos MT
 Tietando o Vanderlei Cordeiro de Lima
Com o Juan Pablo estreando o novo pisante
Chegando com a Aninha e a amiga Luísa (campeã dos 42 Km).
Antes da largada com a Aninha e a amiga e jornalista Sabine Weiler
Iara, Aninha, D. Eni, Lia e eu
(Foto: Eni Griss)
Prontos para a largada
 Descendo (Foto: Focoradical)
 Descendo II (Foto: Focoradical)
 Voltando pela praia (Foto: Emanuel Karl Galafassi - Focoradical)
Contorno para a reta final (Foto: Jefff Severino)
Cheguei !!! Tempo líquido: 52mim41s 
(Foto: Christian Schmidt Mendes - Focoradical)
Medalha na mão. Esse ano não quis encarar também aquele morro lá atrás.
No almoço de premiação com Lia, Jany e Aninha
(Foto: Jeff Severino)
Brinde as amizades e conquistas: Laura, Nilton, Lia, Jany e Aninha
Até o Nilton se rendeu a uma foto com o Vanderlei 

Local: Resort Costão do Santinho - FLN/SC
Data: 25/06/2016 
Horário: 09:30 Hs 
Distância: 8 Km (7,89 Km) 

Inscrição: 295,00 (Último lote) - Presente
Kit: Sacolão, camiseta, boné, bandana, gel, squeeze, lenço umedecido, gel de carboidrato, saches diversos, toalha (pós prova), chip descartável e número de peito.  

Tempo: 52min41s
Pace: 6:41 min/Km

Colocação: 003 de 044 (categoria 45-54 anos)
Colocação: 025 de 157 (masculino)
Colocação: 030 de 355 (geral)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo relato Hanada!!! A prova foi toda perfeita, seja pela grande organização, seja pelo lindo percurso... e que percurso!!! Meu primeiro MD Costão do Santinho... 21km de muitas emoções, e com a certeza de que muitos outros farei... e com força, fé e foco para a distância principal!!! E quanto a surpresa da Aninha para você... realmente não tem presente melhor para um corredor, hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcos. Que prova essa, hein. Posso dizer que aproveitei bem todos os 3 dias. Puxa, fiquei muito feliz com o seu resultado. O primeiro MD Costão e já conquistar esse belo troféu. Meus parabéns, também. Eu ainda preciso preparar as minhas pernas para as distâncias maiores...rs. Pois é, foi uma bela surpresa e emocionante !!! Abração.

      Excluir