quinta-feira, 2 de junho de 2016

26/05/2016 - Trilha da Lagoinha do Leste - FLN/SC

Trilha da Lagoinha do Leste - FLN/SC

Fotos da Trilha FB

Nesse feriado tinha programado fazer um treino de corrida mais longo para começar a me preparar para a Asics Marathon City no final de Julho. Mas pintou um convite para se juntar a essa turma de loucos e loucas por corridas, em uma aventurazinha diferente na Trilha da Lagoinha do Leste. Já tinha ouvido falar bastante sobre essa trilha e quis ir lá conferir.

O encontro do grupo foi no Pântano do Sul, de onde saímos. Foi marcado para às 7:30 e por pouco não foi abortado, pois durante a madrugada tinha chovido e em alguns locais de Florianópolis ainda continuava chuviscando. Menos mal que por lá tinha parado. Deixamos o carro em um estacionamento bem de frente a subida que dava acesso a entrada da trilha, (R$ 10,00).

Não tinha a menor ideia da distância e do que encontraria pela trilha. Foi bem pra conhecer mesmo. Pela nossa contagem foram uns 35 aventureiros, liderados pelo Marino Casagrande, que já conhecia bem a trilha e se propôs a nos guiar.

Inicialmente partiram todos juntos, subindo uma boa sequência de degraus de terra. Estava um pouco barrenta por causa da chuva, mas pra subir foi tranquilo. Em seguida já começamos a entrar em trilhas com mata mais fechada. Tudo bem estreito e terreno bem irregular.

Como no grupo havia pessoas com mais experiência e outros iniciantes, em uma certa bifurcação, os mais preparados seguiram por um caminho onde se chegaria na praia da Lagoinha do Leste com um percurso um pouco mais complicado. Outra parte do grupo, como eu, fomos pelo trecho mais fechado (só trilhas). Da próxima vez quero ir pela praia. Ambos os caminhos nos levariam ao Morro da Coroa.

O ponto mais complicado no nosso trecho ficou por conta de uma escalada em uma pedra. Na verdade isso só foi possível porque os líderes estavam preparados e já haviam levado uma corda para ajudar na escalada. Caso contrário iria ser muito complicado seguir por esse acesso. Além disso, pra complicar um pouco, um formigueiro dificultou a passagem também.

Vencido esses obstáculos e seguindo um pouco mais à frente chegamos finalmente ao Morro da Coroa. Isso levou cerca de 2 horas e 3 Km desde a nossa partida. Esse foi o ponto de encontro entre os dois grupos. Toda a dificuldade para se chegar foi compensada pela linda paisagem que podíamos avistar lá de cima. As pedras nos mais variados formatos e a natureza ao redor proporcionaram muitas imagens interessantes.

A turma ficou um bom tempo lá por cima para fazer o lanche, descansar e apreciar a linda vista ao redor do Morro da Coroa. Cerca de uma hora e meia. Realmente um lugar muito bonito e que compensou todo o empenho da subida.

Dizem que não é uma trilha muito difícil, mas também não achei nada muito fácil. Na volta foi um pouco mais tranquilo, pois era descida e já tínhamos um ideia um pouco melhor de como era. Eu vim na boa, arriscando até um trotezinho quando era possível, mas mesmo tomando todo cuidado consegui levar uns 3 tombos de bunda no trecho final.

Eu estava com tênis para trilhas com cravos no solado e pelo que pude perceber posteriormente, estava todo preenchido de barro por inteiro. Isso deve ter deixado totalmente liso provocando os meus tombos bobos. Menos mal que nada de muito grave. Só o susto mesmo.

Chegamos com quase 5 horas de passeio no total. Por isso é bom não deixar pra começar muito tarde para não correr o risco de ficar no escuro à tardezinha. Aproveitei pra tomar um bom caldo de cana na chegada da trilha, enquanto aguardávamos o restante do pessoal chegar.

Um pouco do percurso para o acesso ao Morro da Coroa (Vídeo: Luciane Aquino)

Depois uma parte do grupo foi almoçar, alguns foram comer frutos do mar por ali mesmo e eu com mais um pessoal fomos conhecer o Engenho do Vô no Ribeirão da Ilha. Esqueci até de registrar, mas estava muito bom, ainda mais com fome. Buffet livre por R$ 28,90, com direito a uma boa tainha em posta e pirão. Durante a semana o buffet livre é R$ 16,90. Gostei do lugar.