quinta-feira, 14 de julho de 2016

10/07/2016 - Corrida 21K Trilha das Bruxas - São Pedro de Alcântara / SC

(Foto: Focoradical)
Corrida 21K Trilha das Bruxas - São Pedro de Alcântara / SC 

Resultados

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)


Vídeo da Corrida da Trilha das Bruxas

Abrindo o mês de Julho com o calendário bem cheio e recheado de corridas, iniciamos com uma boa prova de trilhas. Não fui na distância principal de 21 Km, pois além de não estar muito preparado, tenho medo de me lesionar, ainda mais com uma maratona pela frente, no final do mês. Todo cuidado é pouco.

Essa foi a 1ª edição da Trilha das Bruxas, organizada pela ACORSJ (Associação dos Corredores de Rua de São José), realizada no município de São Pedro de Alcântara, cerca de 35 Km de Florianópolis. Para que os corredores de todos os níveis pudessem participar, além da distância individual de 21 Km, tinha alternativas de revezamento em duplas e quartetos, e uma distância mais curta de 7 Km, que foi a que preferi fazer.

A retirada do kit foi feita no dia da prova mesmo até meia hora antes da largada, que estava marcada para as 9 horas, facilitando muito a vida dos atletas que não precisaram se deslocar anteriormente. Pelo que observei a entrega do kit foi tranquila.

Como foi alertado em redes sociais e comunicados pela organização, no dia da prova teria festa e desfiles na cidade. A orientação foi para que os atletas chegassem mais cedo e evitassem possíveis inconvenientes quanto a bloqueios nas ruas e falta de lugar para estacionar. Para garantir cheguei com uma boa folga, perto das 7:15, e olha que já tinha um bom movimento. Toda a estrutura e concentração do evento estava montada na praça central da cidade

Para os atletas que iriam fazer a modalidade de revezamento, foi disponibilizado um ônibus pela organização para levá-los até os postos de troca. Isso facilita muito, pois é uma preocupação a menos para os atletas. Normalmente nas corridas esse transporte fica por conta dos atletas.

As largadas foram realizadas em dois momentos: às 9 horas partiram os atletas da distância individual de 21 Km, juntamente com os primeiros atletas das equipes de revezamento. Cerca de 10 minutos depois largaram os quase 140 atletas dos 7 Km. Como larguei depois deu para filmar o início de prova dos 21 Km.

A área da largada era bem estreita e como eu demorei para me alinhar saí um pouquinho mais atrás. Não muito, mas teve uma importância significativa na minha classificação final.

Não conhecia o percurso, mas pelos comentários sobre a distância de 7 Km imaginava que seria uma corrida plana, percorrendo na sua maioria trechos de chão batido, sem grandes problemas. Mesmo assim, larguei contido e tive que ir me recuperando aos poucos.

O 1º Km até que estava indo em ritmo bom ainda plano e piso de blocos, mas ainda no finalzinho dele comecei a enfrentar as primeiras subidas saindo das ruas. Percebi que a brincadeira não seria tão fácil assim, mesmo para o percurso de 7 Km.

Em seguida iniciou o trecho mais complicado de trilhas e subidas que quebrou totalmente o meu pace. Tentei fazer as subidas em um trotezinho, mas acabei me rendendo a caminhada forte. Era muito esforço para pouco rendimento. Lógico que sofri algumas ultrapassagens. Para a minha felicidade também não pude evitar de meter literalmente o pé na lama ficando com os tênis imundo.

Passando esse 2º Km ficou um pouco mais tranquilo com estradinhas de chão batido. Nesses trechos, com vistas bem mais abertas, já era possível admirar a beleza dos cenários do campo e também correr um pouco mais regular.

Seguimos até cerca de 3,8 Km, quando fizemos o retorno e voltamos. Peguei somente um copo de água no posto de hidratação, mas tiveram pelo menos 2 postos. Bem tranquilo. O pessoal dos 21 Km deve ter seguido bem mais a frente. No blog do amigo Jeffrey Messa tem mais detalhes em relação ao percurso dos 21 Km.



  Vídeo da Luciane mostrando um pouco do percurso da Trilha das Bruxas


Na volta um fato curioso. Passei pela D. Eni que informou que havia um boi solto e que chegou a correr atrás dela. Um pouco mais a frente me deparei com ele também. Na verdade já eram dois. Parados a margem da trilha estreita. Desacelerei um pouco. E agora ? O que fazer ? Para continuar pela estradinha era necessário passar por eles a uma distância de menos de 2 metros. Fui meio receoso, mas eles pareceram somente estar assistindo a passagem dos atletas !!! Ainda bem. Passei tranquilo e acelerei.

Nessa volta eu estava perto de dois outros atletas e tinha a desconfiança de que eles eram da minha categoria. Estava me esforçando para tentar acompanhá-los. Mas em alguns pontos das trilhas eu caminhei novamente, eles me passaram e os perdi de vista.

Faltando pouco menos de 1 Km voltamos novamente para as ruas com asfalto e depois blocos, mais planos. Sabendo que estava próximo do final, dei uma acelerada para tentar tirar o prejuízo. Segui forte nesse trecho até o finalzinho, chegando bem próximo dos atletas que eu havia perdido contato nas trilhas.

Às vezes por comodidade acabamos aliviando nessas condições, aparentemente já definidas, mas dessa vez insisti e acabou valendo a pena seguir firme até o final. Passei pelo portal cerca de 3 segundos atrás do atleta que eu desconfiava ser da minha categoria (e estava certo). Durante essa parte final, lembrei que eu não tinha largado tão à frente como de costume, demorei alguns segundos antes de passar pelo portal e consequentemente ter a leitura do chip. Meu tempo líquido ficou em 38min05s.

Percurso dos 7 Km


Descansei um pouco, retirei a medalha, me hidratei e fui tentar encontrar a Aninha que já deveria estar chegando. Aproveitei para fazer mais algumas filmagens, e já faltando pouco menos de 500 metros ela se aproximou deixando um grupinho para trás com um sprint final de dar inveja, registrado no vídeo.

Após a chegada da Aninha aproveitamos ainda que estava tranquilo para fazer uma boa massagem oferecida pela Elementos Massoterapia que davam aquela força aos atletas com massagens para aliviar as dores nas panturrilhas, muito exigidas nas subidas das trilhas.

A premiação dos 7 Km foi bem rápida e foi realizada enquanto os atletas dos 21 Km e do revezamento chegavam. Para nós, dupla surpresa, eu na 3ª colocação na categoria 40-49 anos e a Aninha na 2ª colocação na categoria 30-39 anos. Ficamos extremamente contentes, pois os dois não tinham muitas expectativas por causa da quantidade e do nível dos atletas. Valeu o fim de semana.

Fazendo a análise depois percebi a importância de se empenhar em um final de prova. Como havia pensado, o atleta que vinha a minha frente era da mesma categoria e só fiquei na frente dele na classificação porque nos últimos metros acelerei o máximo que pude, mesmo sabendo que não chegaria à frente dele. O detalhe foi que no tempo líquido a diferença de 4 segundos me deixou na 3ª colocação, mesmo ele tendo chegado 3 segundos a minha frente. Além disso, fiquei a exatos 11 segundos do 2º colocado da categoria. Moral da história: precisamos acreditar sempre e fazer o nosso melhor !!!

Não deu tempo para ficarmos até a premiação dos 21 Km e nem para aproveitar a festa que estava tendo na cidade. Eu queria voltar para assistir a passagem da tocha olímpica em São José, que passaria em frente de casa.

Igreja de São Pedro de Alcântara
Os bois preparados para puxar o desfile
Com o amigo Jeffrey do blog JMESSA - Corridas (Foto: Jeffrey Messa) 
Passeio no campo (Foto: Focoradical)
Local próximo de onde encontramos os bois (Foto: Fabrício Jachowicz - Focoradical)
Hora da hidratação (Foto: Lúcio Lange Rita - Focoradical)
Pra não perder o equilíbrio na pontezinha de concreto (Foto: Adriane Carmignan - Focoradical)
3º colocado na categoria 40-49 anos
Formação do pódio da categoria (40-49 anos) 7 km, com Queixo e José Roberto
Comemoração em dobro com a Aninha conquistando o 2º lugar na categoria. Arrasou !!!
Troféu e medalha da Corrida Trilha das Bruxas

Local: Praça Central de São Pedro de Alcântara / SC
Data: 10/07/2016 
Horário: 9:00 Hs (9:12 Hs)
Distância: 7Km (7,69 Km) 

Inscrição: R$ 60 
Kit: Camiseta, caixinha de capuccino, número de peito e chip descatável. 
Tempo: 38min05s
Pace: 4:57 min/Km

Colocação: 03 de 013 (categoria 40-49 anos)
Colocação: 10 de 051 (masculino)
Colocação: 11 de 138 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário