quinta-feira, 28 de julho de 2016

24/07/2016 - Meia Maratona Caixa de Brusque 2016

(Foto: Fabrício Jachowicz - Focoradical)
Meia Maratona Caixa de Brusque 2016


Ano passado não pude participar da meia maratona de Brusque, mas esse ano resolvi colocá-la no calendário novamente como parte final de um treinamento final para a Asics Marathon City, em São Paulo, na qual pretendo fazer os 42 Km no próximo fim de semana. Como não tive muito tempo para a preparação fui para essa prova após um treino longo de 33 Km, realizado 3 dias antes.


Sei que não é o ideal e que não chegaria 100% para a meia, mas mesmo assim eu tinha intenções de tentar baixar o tempo de 2014, de 1h39min51s. Ainda que encarando essa meia como um treino gosto de ir para as provas com um objetivo. 

A entrega dos kits completos foi feita na véspera (sábado). A organização deixava como opção a retirada do kit no dia da corrida, mas somente o chip descartável e o número do peito. Nós gostamos de receber o kit inteiro (com camiseta e outros brindes), e pudemos contar com a ajuda do amigo Fausto Egídio da Confraria das Corridas para retirá-los, o meu e da Aninha. Particularmente ainda acho que poderia ser entregue o kit integral no dia também para os atletas que vem de outros municípios.

Fomos para a Brusque de madrugada, horas antes da prova, com expectativa de estarmos por lá às 7 horas (uma hora antes da largada). A chegada na Arena Brusque foi meio preocupante. Os acessos principais todos fechados, e pior, sem sinalizações alguma. Estava tendo a "Festa dos colonos" na cidade junto ao local da largada. Tentei dar uma volta, mas as ruas estavam todas interditadas. Encontramos outros atletas perdidos também e no final conseguimos deixar o carro ao lado da rodoviária e acessar a arena pela Av. Beira Rio. Início bem agitado.

Pegamos o kit com o Fausto que já estava por lá, encontramos alguns amigos rapidamente, e fomos levar os pertences no guarda-volume, pois já estava quase na hora da largada. Tudo muito corrido. Encontrei a amiga do Instagram Kátia Fonseca de São Paulo, que veio passear e fazer a sua 40ª Meia maratona. Ela tem um blog, Web Corrida, e também fez o relato da prova e da sua viagem. Foi um prazer conhecê-la pessoalmente. 

Além dos 21 Km a prova tinha como alternativa as distâncias de 5 Km e 10 Km. Os 10 Km era feito em uma volta e os 21 Km em duas voltas com mais um trechinho. Como tinha premiação em dinheiro o nível dos atletas também foi elevado. 

O tempo estava firme, apesar de fresquinho, com condições boas para se correr. Enquanto colocávamos o chip um fato curioso que notamos foi a cola fraca que se desprendia facilmente. Tivemos que usar um alfinete para garantir a fixação do chip ao tênis. Problema resolvido, fui me alinhar para a largada e já estava cheio. Fiquei um pouco mais atrás. 

A largada ocorreu perto das 8 horas inicialmente para os atletas dos 10 Km e 21 Km e, em seguida, os de 5 Km. Eu iria tentar rodar a meia maratona com pace médio próximo de 4:40 min/Km, mas tinha consciência que o final seria complicado.

Como sempre, o início da prova acaba sendo um pouco mais forte e deu pra ficar dentro do esperado durante os 3 primeiros quilômetros. No 4º Km, já acessando as ruas centrais de Brusque, o ritmo deu uma quebrada. Tinha uma subidinha e pra piorar com ruas de paralelepípedos. Sorte que é um trecho curto.

O trânsito de veículos pelo centro de Brusque era controlado. O detalhe dessa parte central é que eram muitas viradas pelas ruas, alternâncias de subidas e descidas. Não eram extensas, mas dava uma quebradinha no ritmo.

Passada essa parte central o percurso ficou mais plano e mais reto, possibilitando manter uma regularidade no pace. Pegamos uma reta longa, cruzamos uma ponte e acessamos novamente a Av. Beira Rio. Nesse trecho eu ainda estava bem e ainda pensava em um tempo abaixo de 1h40min. Quando passei por um posto de hidratação tive o prazer de receber o copo de água do amigo Egomar, que dessa vez estava de staff da prova e fez até um registro da minha passagem. Muito obrigado, Egomar.  

Na altura do 8º Km porém, havia uma saída da Av. Beira Rio com quase 1 Km entre ida e volta. Iniciava com uma subidinha, o suficiente para dar uma boa quebrada no nosso psicológico, depois de uma sequência de retas e planos. Para os atletas que estavam fazendo 10 Km, como a Aninha, só tinha mais um pouco de reta e terminava.


Juro que enquanto passava por ali assistindo alguns atletas concluindo os 10 Km deu vontade de ficar, mas ainda estava em um ritmo aceitável com alguns parceiros de pace na mesma tocada. Era hora de tomar o meu gel de carboidrato, mas não me deu vontade, e acabei optando por não forçar.  

A partir do 12º Km, onde acessamos uma pista de terra por cerca de 1 Km o meu gás foi acabando. Trechinho chatinho pra correr. Pra piorar dei uma tropeçada quase indo de cara pro chão. Senti um pouco o forte tranco. Felizmente deu pra continuar. Tentei retomar então o ritmo em seguida nos trechos mais planos, mas não consegui mais.

No 15º Km novamente passávamos pela pior subidinha, só que agora com as pernas bem mais cansadas. Não deu pra subir forte e o pace foi pra 5:14 min/Km, além de sofrer várias ultrapassagens. Estava praticamente dando adeus ao meu objetivo. Eram 30 segundos perdidos importantes no tempo final.  

Passado o pior momento da prova, depois o percurso facilitou um pouco. No plano consegui segurar um ritmo melhor e recuperar algumas das posições. Isso foi até boa parte da Av. Beira Rio, quando chegou novamente a saída com subidinha. A essa altura eu estava na base do sacrifício com dores nas pernas e coração saindo pela boca. Além disso, ver os amigos já voltando enquanto estávamos indo desanimava mais ainda.  

Retornando a Av. Beira Rio, faltavam uns 700 metros para acabar. Dei uma olhadinha no Garmin e vi algo em torno 1h36min. Até deu uma animada. Será que dava ? Duro que não tinha reserva alguma, mas fiz o que pude até o final e faltou até pouco pra cumprir o meu objetivo. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 1h40min18s, muito mal por conta do desgaste físico. Demorei um bom tempo para me recuperar.

Fiquei um pouco decepcionado por faltar pouco, mas tenho que considerar alguns pontos: treino longo durante a semana da prova, a gripe que incomodou um pouco, e talvez a não utilização do gel de carboidrato. Fica a lição registrada. Ano que vem tentamos de novo. 

Me hidratei, retirei a medalha, me troquei rapidamente, pois estava morrendo de frio apesar do sol já ter saído e o tempo estar agradável. Novamente precisei dos serviços de massagens da equipe da Elementos Massoterapia, que também marcavam presença no evento. Dessa vez tive que fazer uma sessão completa, pois doía tudo, principalmente as costas. Mãos mágicas, deu uma boa relaxada.

Depois eu e a Aninha assistimos a premiação e aproveitamos para visitar a Festa dos Colonos ao lado, com exposições de produtos e animais, área gastronômica e até um parque de diversões. Apesar de quebrados aproveitamos bem, principalmente a parte gastronômica.

Percurso: Meia maratona são 2 voltas.

 Fausto (Confraria das Corridas), Aninha, eu, Ademar e esposa 
(Foto: Fausto Egídeo)
Eu e a amiga Kátia Fonseca que veio de São Paulo para a Meia de Brusque
 Vista por cima
(Foto: Emanuel Galafassi - Focoradical)
 Opa, quase passei do ponto
(Foto: Mark Maderovysk - Focoradical)
Avenida Beira-Rio completando a 1ª volta
(Foto: Claudemir Marcolla)
Fechando a 1ª volta, ainda inteiro
(Foto: Felipe da Cruz - Focoradical)


Chegando ao posto de hidratação na 2ª volta
(Foto: Egomar Prochnow)
Finalzinho da prova. Menos de 2 Km
(Foto: Mário Sérgio Jesus - Focoradical)
Reta final
(Foto: Felipe da Cruz - Focoradical)
Chegada: Tempo líquido: 1h40min18s
(Foto: Fausto Egídio)
 Missão cumprida junto com a Aninha
(Foto: Corre Brasil)
Com o amigo Jander Carvalho
Rose e Fran da Elementos Massoterapia consertando os estragos 
Eu e a Aninha com a linda medalha
Na Festa dos Colonos - Porção alemã. Muita fome após a prova !!!

Local: Arena Brusque / SC
Data: 24/07/2016 
Horário: 08:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,21 Km) 

Inscrição: R$ 64,00
Kit: Sacola, camiseta, pote de atum, sacola, chip descartável e número de peito.  

Tempo: 1h40min18s
Pace: 4:44 min/Km

Colocação: 013 de 023 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 095 de 211 (masculino)
Colocação: 106 de 268 (geral)

Um comentário:

  1. Parabéns por mais essa prova e pelo show de relato Hanada!!! Não é fácil não fazer uma Meia após um treino de 33km três dias antes, estar gripado e conseguir esse ótimo tempo!!! Foi um excelente treino para o que nos aguarda em SP!!! Particularmente, tenho um certo amor por essa prova da Meia de Brusque... ainda que tenha em seu percurso muitas viradas, alternâncias de subidas e descidas, dando uma quebradinha no ritmo, é nela que consegui meus melhores tempos em provas de 21km, sendo 01:36:50 em 2015 e 01:32:19 este ano, sendo este último meu recorde pessoal.
    E que venha a Meia de Brusque edição 2017!!!

    ResponderExcluir