sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

21/02/2016 - Corrida de Revezamento Ponta do Papagaio/Guarda do Embaú

                                                                                                                            (Foto: Ana Paula Marcon)
Corrida de Revezamento Ponta do Papagaio / Guarda do Embaú 2016

Resultados
Fotos da Corrida (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida (by Carla Legal)

Vídeo da Largada dos 30 Km solo


Vídeo da Largada dos 30 Km revezamento


Essa prova sem dúvida alguma vai ficar marcada na Minha vida de corredor. Desde que comecei a praticar esse esporte com o intuito maior de cuidar da saúde não imaginava a remota possibilidade de passar por essa experiência incrível.

Foi a minha 3ª participação nessa tradicional prova. Em 2014 formei um trio com a amiga Luísa e o Maurício, e em 2015 fiz a prova individual na distância de 9 Km. Esse ano, depois de alguns treinos pelo percurso principal das trilhas percebi que realmente não era essa a minha melhor opção. Abortei a participação nas distâncias de 9 Km e 30 Km. Decidi então, participar da distância de 5 Km que não pegaria essa parte mais pesada, mesmo sabendo que não passaria pelo percurso mais bonito da prova e que a premiação seria somente geral, sem categorias por faixa etária.

A retirada do kit foi realizada na véspera novamente na Melo Granitos. Não haveria entrega de kits no dia da prova. Foi bem tranquilo, apesar da quantidade de atletas inscritos. O kit foi simples: uma camiseta (de cores diferentes para cada modalidade de distância), uma caixa de cappuccino, pulseira indicando a distância, chip retornável e número de peito.

A expectativa para a prova era grande, com os inscritos passando de 1.400, praticamente dobrando a quantidade de atletas em relação ao ano anterior. O grande atrativo, a beleza do percurso pela Guarda do Embaú, trilhas, praias e a Ponta do Papagaio. Muitos atletas vindo de outras cidades e até de outros estados marcando presença, lotando as pousadas pelos arredores.

Como tenho a facilidade de morar a uns 40 minutos do local da prova pude ir no dia, somente tendo que chegar bem cedinho para garantir uma boa vaga na pracinha da Pinheira. Saímos daqui às 5 horas sob forte chuva que caía desde a madrugada. Às 5:45 já estávamos lá. Na noite anterior foi o fim do horário de verão e o bom é que ganhamos uma hora a mais pra descansar.

Na chegada muitas dúvidas sobre a realização da prova. Alguns amigos já haviam inclusive desistido de ir por causa da chuva. Porém aos poucos a chuva foi cessando para a nossa felicidade.

Esse ano várias eram as opções de participação: 5 Km, 9 Km e 30 Km individuais, e 30 Km em revezamento de duplas, trios ou quintetos. Tinha para todos os gostos, sendo que as inscrições foram encerradas 2 semanas antes. Muitas assessorias esportivas participando, principalmente nas modalidades de revezamento.

As largadas foram realizadas em 3 etapas com intervalos de uns 10 minutos. Por volta das 7:30 largaram inicialmente os atletas dos 30 Km individuais. Em seguida foram os primeiros atletas das equipes dos 30 Km. E por último os atletas da prova de 5 Km e 9 Km, na qual eu me incluo.

Observando por ali antes da largada, percebi que não eram muitos os atletas com numeração dos 5 Km, e senti que poderia estar brigando por uma boa colocação, pois seriam premiados até os 10 primeiros colocados. Faria o meu máximo.

Entretanto, não consegui me posicionar muito bem na largada, sendo que demorei uns 15 segundos para passar pelo portal. Além disso as ruas eram estreitas e foi necessário alguns desvios nesse início. Prova de 5 Km precisamos largar forte e manter-se forte, coisa que ainda não consigo. Fiz o meu 1º Km em ritmo de tiro, 4:06 min/Km, começando com asfalto e paralelepípedos. Lógico que foi na empolgação esse ritmo, mesmo porque eu nem tinha conseguido me aquecer antes.

No 2º Km o pace subiu e ficou dentro da minha realidade. Eu nem tinha muita noção de como estava indo na prova, pois corria ao lado dos atletas dos 9 Km também. Isso foi até a entrada da trilha da Guarda do Embaú, com cerca de 2,8 Km. Nesse ponto eles seguiram para a trilha e nós dos 5 Km fizemos o retorno, voltando praticamente pelo mesmo caminho.


Ao chegar no retorno peguei um copo de água, confirmei com um staff, e me dei conta que ninguém tinha voltado antes, ou seja, provavelmente eu estava em primeiro na prova dos 5 Km. Será que eu
estava no caminho certo ? Era o que passava pela cabeça.

Estranha a sensação de estar correndo sozinho na frente. Nunca me preocupei com o percurso, pois só seguia os outros atletas. Após o retorno eu estava bem cansado e o pace do 4º Km foi lá pra cima. Eu nem olhava para trás, mas sentia que a qualquer hora alguém me ultrapassaria. Também não dava pra fazer nada além. Estava bem no limite.

Um pouco a frente encontrei a Euseli da organização que estava em um carro e que me confirmou que era só seguir em frente. E lá fui eu meio que não acreditando ainda. Dificilmente na vida teria uma outra oportunidade assim e tentava ainda me manter forte no meu ritmo.

Faltando uns 300 metros a Adriane também da organização me sinaliza que era só virar para chegar e que estava em primeiro. Aí foi só segurar o fôlego e acelerar pra cruzar a linha de chegada. Bateu aquela sensação totalmente estranha de chegar sem acreditar ainda direito. Não tinha ninguém, não tinha fotógrafo, não tinha fila. Só estava eu lá. Aproveitei então para fazer uma boa massagem oferecida pela Elementos Massoterapia.

Me hidratei um pouco e fui acompanhar a saída da trilha do pessoal na praia de cima. Não estavam saindo muito limpinhos...rs. Fiquei vendo a passagem dos amigos e voltei acompanhando a Ana Paula nesse trecho final. Eram quase 1,5 Km.

A premiação dos 5 Km foi feita em seguida. Pela primeira vez fui chamado para subir ao pódio no lugar mais alto. Sensação incrível. Mesmo sabendo que era a distância alternativa, posso dizer que me proporcionou um momento único na minha vida e inesquecível. Enquanto aguardava lá em cima para erguer o troféu me entregaram uma garrafa de champanhe para estourar !!! Que momento inesperado e mágico. Não vou esquecer tão cedo !!!

Percurso total dos 30 Km

Depois aproveitei para dar um bom mergulho no mar para refrescar e assistimos um pouco da premiação dos 9 Km. Aproveitamos também pra comemorar a 200ª corrida do amigo Renato Ventura, organizador da Corrida de Angelina. Praticamente começamos a correr na mesma época em 2009. Além de uma deliciosa torta pra comemorar, recebeu um troféu e uma camiseta dos amigos com alusão a sua marca de 200 corridas.

A fome apertou e fomos almoçar no restaurante de sempre. A prova de 30 Km ainda seguia e a sua premiação demorou bastante, pois precisavam aguardar a chegada de todos para poderem fechar. Isso só ocorreu depois que voltamos do almoço, quase indo embora.

Eu particularmente não tenho do que me queixar da prova. Pra mim foi tudo perfeito. Mas me disseram que teve alguns problemas de inversão do percurso nas trilhas pelo pessoal do revezamento. Mas acredito que no geral a maioria também gostou. Prova em um ambiente muito acolhedor.

Retirada do Kit na Marmoraria Melo
Muitos amigos e amigas marcando presença
Só a mulherada
Depois da chuva. Preparação para as largadas
Ainda no início - bloco sextavado
Um pouco mais a frente - chão batido
Voltando com a Aninha pra fechar os 9 Km
Dessa vez deu pra fazer massagens. Sem filas !!!
Obrigado Fran e Rose da Elementos Massoterapia
Campeão geral dos 5 Km. Alegria imensa !!!
Minha 1ª vez e provavelmente a única. 
 Não tem preço !!!

Local: Praia da Pinheira - Palhoça/SC
Data: 21/02/2016 
Horário: 8:00 Hs
Distância: 5 Km (5,23 Km) 

Inscrição: R$ 90 (cortesia)
Kit: Sacola, camiseta, caixinha de cappuccino, pulseira com a distância, número de peito, chip retornável
Tempo: 23min08s
Pace: 4:26 min/Km

Colocação: categoria não teve
Colocação: 01 de 24 (masculino)
Colocação: 01 de 60 (geral)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

14/02/2016 - Corrida de Verão do Pereba

Corrida de Verão do Pereba - FLN/SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

No último domingo participamos de mais uma corrida do Pereba pelas ruas do Abraão e Coqueiros, em Florianópolis. Essa é aquela corrida simples sem grandes aparatos tecnológicos, mas organizada e preparada com muito carinho pelo amigo Analto Romalino da Cunha. Uma prova muito acolhedora para os amigos e amantes do esporte. E não se enganem, o nível dos atletas é bem alto.

Nessa oportunidade veio até uma Van com uma delegação de atletas da região de Balneário Camboriú e Itajaí para disputar e prestigiar a prova. Muito legal esse apoio até do pessoal de fora.

Um pouco antes da largada dos adultos foi realizada a tradicional corrida das crianças. Logo em seguida, enquanto aguardávamos a largada principal, próximo das 16:30, desabou um temporal. Era chuva de verão, mas foi bem fortinha. A largada não pôde esperar e foi feita sob chuva mesmo. 

Eu nem consegui me aquecer e saí do jeito que deu. Meu objetivo para a prova era tentar fazer o melhor e de preferência com tempo do percurso abaixo de 27 min. 

No início segurei o ritmo um pouco, pois eu estava frio ainda, e em seguida já tínhamos que encarar uma forte subida.

Com o passar do primeiro quilômetro o ritmo foi encaixando e fui recuperando algumas posições. A chuva também foi cedendo e ficou melhor para correr. Até o retorno, na antiga lombada eletrônica de Coqueiros pela minha contagem eu estava em 25º lugar, já meio isolado. Nesse retorno teve um posto de hidratação.


Na volta a chuva tinha parado e consegui melhorar um pouquinho a posição. Passei pela a Aninha, que fazia a sua primeira prova do Pereba, e vinha bem em uma boa disputa pela 5ª posição.

Próximo do 5º Km não consegui mais manter o ritmo. Eram as duas subidas finais e já estava bem no limite. Eu e o Ernani vínhamos na mesma tocada até praticamente a chegada. Ele chegou alguns segundos antes. Meu tempo líquido ficou em 27min15s. Não deu o sub 27 min. Fica para a próxima.

Pegamos a medalha, escolhemos o troféu como já é a tradição nas corridas do Analto, e aproveitamos para saborear as frutas, bolo, sacolé, refrigerantes e água. Além de fazer aquela confraternização com os amigos e os devidos registros.

Em seguida foi realizada a premiação. A Aninha conquistou o 5º lugar na classificação geral feminina e ganhou o tradicional "saco" do Pereba, recheado de brindes. Na minha categoria de 45-49 anos, com o maior número de atletas (9 nessa faixa etária), fiquei com a 3ª colocação. Pelo menos deu pra chegar na frente de um super herói, o Batman !!!

Garmin - Percurso da Corrida de Verão do Pereba - FLN/SC

 Delegação de Itajaí e região aquecendo
  Ana Paula e o Batman (atração da prova e da criançada) 
Aguardando a largada, antes da chuva
 Os amigos que marcaram presença e foram prestigiar o evento
 Pódio geral da Aninha (5º lugar) e da Marlei (2º lugar) 
Dividindo o pódio com o Batman (3º lugar na categoria 45-49 anos)
Selfie com o troféu escolhido !!!

Local: Em frente a casa do Analto - Abraão - FLN/SC
Data: 14/02/2016 
Horário: 16:30 Hs
Distância: 6 Km (5,88 Km) 

Inscrição: R$ 10,00
Kit: Número de peito 
Tempo: 27min15s
Pace: 4:38 min/Km

Colocação: 03 de 09 (45-49 anos)
Colocação: 22 de 55 (masculino)
Colocação: 23 de 66 (geral)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

30/01/2016 - Night Run Costão do Santinho 2016

Night Run Costão do Santinho - FLN/SC 

Resultado (Não teve)
Fotos da Corrida FB 

O belo dia de sábado seguia com sol e bem abafado, até que de repente...tudo mudou !!!

Ano passado não pude participar, mas esse ano estava retornando para mais uma prova Night Run Costão do Santinho. Com as distâncias programadas de 5 Km e 10 Km (em duas voltas), optei pela distância mais curta por não ser bem o terreno que estou acostumado. Dessa forma, sabia que sofreria menos.

Retirei o kit na sexta-feira (véspera da prova) na loja Decathlon da SC-401. Esse ano, além da excelente camiseta regata, o kit veio recheado de itens, com destaque para a lanterna de cabeça (headlamp), que com quatro tipos de iluminação ajudou muito os atletas na partes mais escuras do percurso. Por lá encontrei a amiga Sabine, João Paulo, Marcos Vinícius, Ronaldo Urbano e esposa.

No dia da prova procurei sair cedo de casa, próximo das 18 horas. Essa época do ano o trânsito fica complicado e é bom se garantir, mesmo a largada estando prevista às 21 horas. Outra dificuldade também é quanto ao estacionamento. Cheguei perto das 19 horas e não havia mais vagas públicas próximas. Acabei deixando no estacionamento pago de sempre, R$ 20. Pelo menos era o mais pertinho.

Chegando no local do evento já percebemos a grandiosidade da estrutura montada. Várias tendas espalhadas pela praia. Destaque para a quantidade de assessorias esportivas que participaram em peso. A estrutura estava excelente, com tendas de comidas, frutas, cerveja, isotônico, água de côco, açaí, barras de cereais, queijinhos, massagens, muitos banheiros químicos, e até um painel de mensagens para escrever com pincel e guache.

Entretanto, instantes depois, próximo às 19:30, o tempo começou a fechar e em questão de minutos o céu escureceu, começou a ventania e desabou um temporal. Quem já estava por lá teve que se abrigar rapidamente em algum local coberto. Nós conseguimos um lugarzinho em uma das tendas. Todas já estavam lotadas. A chuva forte demorou a passar. 

Confesso que já estava conformado da possibilidade de não ter a corrida, ainda mais com os relâmpagos e raios que começaram a cair com mais frequência. Boa parte da estrutura montada foi ficando comprometida, principalmente a parte elétrica. Todos na expectativa.

A chuva aos poucos foi perdendo força, mas não parou. A organização avaliou os riscos e optou por manter a prova. Porém, algumas alterações foram feitas, entre as principais: não utilização do sistema eletrônico dos chips e definir distância única da prova de 5 Km, mesmo para os que estavam inscritos para os 10 Km. 

A largada prevista para as 21 horas atrasou uns 20 minutos e aconteceu com chuva mesmo. Ficou bonito de ver, pois foi feita sob uma bonita queima de fogos, iluminando os trechos de praia iniciais. A maioria dos atletas usava o headlamp na cabeça, que veio no kit, e realmente foi necessário. Eu preferi levar o meu na mão. Na cabeça eu sabia que logo iria incomodar.

Larguei em uma posição mais intermediária passando pelo portal com pouco mais de 20 segundos. Essa primeira parte foi feita pela praia em areia firme e foi o meu melhor trecho, principalmente o 1º Km. Isso durou cerca de 1,5 Km. Aí começaram os trechos de areia fofa, trilhas e muitas poças d´água. Inicialmente com uma trilha mais estreita acompanhei o ritmo do pessoal à frente.
Trecho de trilhas, areia fofa e poças de água


Mas não tem jeito. Por mais que eu tenha me poupado no trecho inicial logo senti a variação do terreno e a quebra do ritmo. Prefiro correr em ritmo constante. Essa alternância de esforços e mudanças de passadas complicam a minha vida. Meu coração parece que acelera muito e a recuperação é mais difícil. Comecei a sofrer várias ultrapassagens.

Nessa parte da prova a lanterninha de cabeça foi muito útil. Com ela eu já estava tropeçando e escorregando um pouco. Eram muitas poças e difícil saber onde pisar. Se estivesse sem iluminação, com certeza seriam vários tombos. Essa parte tinha aproximadamente 1,8 Km, mas a sensação que eu tive é de que não tinha fim.

O alívio só veio quando avistei a praia novamente. Porém, a essa altura estava bem no meu limite e não consegui retomar um ritmo bom como do início. Tivemos pouco mais de 1,7 Km pela praia novamente. Muito esforço e pouco rendimento. Sempre fico imaginando se tivesse optado por 10 Km (que acabou não tendo). Aqui eu acho que a minha opção vai ser sempre de 5 Km.

Literalmente me arrastando fechei a prova com o tempo líquido de 25min30s, melhorando um pouco o tempo de 2014 (26min22s). Pelo menos isso. Fiquei então esperando a chegada da Aninha. Enquanto isso tentei fazer algumas fotos das chegadas. Mas todas descartadas...sem chances.

A Aninha chegou um pouco depois com um tempo muito bom para a prova. Novamente as tentativas de fotos com a medalha agora foram literalmente por água abaixo. Complicado fazer esses registros à noite e com chuva. Fomos então aproveitar a estrutura do evento. Além de encontrar alguns amigos, comi muito pão de queijo, Polenguinho, macarrão, escondidinho de carne, pera, bolo, açaí com granola, tomei isotônico, água de côco e até peguei uma cervejinha. Tudo com muita fartura. Excelente !!!

Em decorrência das readequações feitas por causa da chuva e sem sistema eletrônico com chip, a premiação foi feita somente para os 5 primeiros colocados geral masculino e feminino para a distância de 5 Km. Não houve as premiações para as categorias e nem para os 10 Km, conforme anunciado antes da largada. Também não teve a divulgação do resultado de todos os concluintes. Manualmente seria muito complicado mesmo.

Em resumo, apesar de todo o transtorno provocado pelo temporal que caiu uma hora antes da corrida, o evento no geral foi muito bom, principalmente para quem foi para curtir e sem grandes pretensões de disputa por pódio. Essa foi a minha impressão. Ano que vem estaremos lá de novo !!!

Ah, o headlamp até que resistiu bem as condições sob chuva !!! Muito bom.

Percurso da prova (5,11 Km)

Retirada do kit na Decathlon com a amiga Sabine e João Paulo de Bauru/SP 
 Kit recheado com destaque para o headlamp
 Muitas tendas de assessorias esportivas
 Arena para chegada dos atletas
 O tempo começando a mudar. Pouco antes do temporal.
 Painel para registros com pincel e guache
Ana Paula também fazendo a sua arte no painel 
Portal da prova
Na parceria da Aninha (enquanto o tempo estava bom)
  Tempo fechado para a largada
 Metendo o pé na água. Aí estava raso ainda.
 Chegando muito cansado. Tempo líquido: 25min30s.
Medalha da prova. Foto: Por falar em Corrida

Local: Praia Costão do Santinho - FLN//SC
Data: 30/01/2016 
Horário: 21:00 Hs (21:20 Hs)
Distância: 5 Km (5,11 Km) 

Inscrição: R$ 64,00
Kit: Sacolinha, camiseta regata, headlamp, caixinha de água de côco, garrafinha de água, saquinho de granola, hidratante, barra de cereal, mini-squeeze, chip descartável e número de peito..


Tempo: 25min30s
Pace: 4:59 min/Km

Colocação: não teve (45-49 anos)
Colocação: não teve (masculino)
Colocação: não teve (geral)