quinta-feira, 23 de março de 2017

18/03/2017 - 6ª Jaraguá Night Race - Jaraguá do Sul / SC

Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical
6ª Jaraguá Night Race - Jaraguá do Sul

O calendário de provas aqui de Santa Catarina para esse final de semana estava recheado, com corridas para todos os gostos: de rua, trilhas, praias, de aventuras. Ainda em fevereiro quando ainda não tinha decidido de qual participaria fui convidado pela Natiele da ACORJS para novamente participar da Jaraguá Night Race. Sou muito grato pela atenção e pela lembrança. Ano passado tive uma boa experiência e decidi repetir a dose esse ano. A Aninha também topou voltar de primeira, pois tinha gostado muito do ambiente do evento e do Parque da Malwee.

A prova estava prevista para sábado, final de tarde, e já ciente que o tempo de deslocamento aqui da grande Florianópolis até a cidade de Jaraguá do Sul leva em torno de 2 horas e meia, optamos por não retornar no mesmo dia (à noite). Ainda mais depois de uma corrida com distribuição de chopp no final. O Hotel Mercure Jaraguá do Sul foi o escolhido novamente, pelas condições e pela excelente localização, ao lado do Park Shopping.

A entrega do kit foi realizada na sexta e no sábado de manhã na loja da SNC, no centro de Jaraguá do Sul. Para os atletas de outras cidades os kits completos também puderam ser retirados algumas horas antes da prova, no próprio Parque da Malwee. Isso é bem legal, pois facilita muito a logística dos atletas de fora. E valeu muito a pena o kit, recheado de produtos.

Daqui da grande Florianópolis encontrei poucos conhecidos. A assessoria Run the City foi em peso, sendo umas das maiores juntamente com a SPF Running, assessoria da região. Juntas devem ter levado perto de 150 atletas. Antes da prova tivemos o prazer de encontrar a simpática Jocélia Melek, que venceu a prova feminina nos 5 Km, e o grande Paraíba, que venceu a prova masculina nos 10 Km. Esses são feras e correm muito.

Inicialmente teve a corrida infantil para a criançada com um bom número de participações. A garotada fez bonito. Em seguida foi a vez dos adultos. Era possível participar das corridas de 5 Km (uma volta no parque) ou 10 Km (duas voltas no parque). Um ponto positivo foi em relação a premiação por categoria para a distância de 10 Km que passou a ser de 5 em 5 anos, até o 3º colocado. Ano passado tinha sido de 10 em 10 anos, ficando muito mais disputado uma colocação no pódio.

Outra mudança interessante foi a antecipação da largada da prova para às 17 horas. Tivemos que chegar mais cedo, mas deu pra conhecer e admirar melhor o Parque da Malwee. Ano passado já estava tudo escuro e chuvoso no horário da prova. Pouco tinha dado pra ver. Dessa vez São Pedro também ajudou e o dia estava fresquinho e seco. Muito bom para correr e para passear.

Minha meta para a prova era tentar baixar o tempo do ano passado que tinha sido de 45min26s nos 10 Km, mesmo me sentindo mais pesadinho e um ano mais velho. Essa era a intenção da Aninha também, baixar o seu tempo do ano passado. Como sabia que a saída tem um caminho um pouco estreito pra tanta gente procuramos nos posicionar mais à frente pra não perder muito tempo na dispersão.

A largada, prevista para às 17 horas, atrasou só um pouquinho. Eu lembrava do percurso e saí com a intenção de segurar um pouco o ritmo nesse início, pois sabia que depois do 2º Km começariam os altos e baixos dentro do parque. Ficou só na intenção mesmo. Acabei largando mais forte que no ano passado, com pace de 4:06 min/Km no 1º Km. Nesse trecho havia uma forte descida que levava para fora do parque.

Até o final do 2º Km corremos do lado externo margeando o parque, em asfalto. Tive que dar uma aliviada, mas ainda continuava mais forte que o normal. Lógico que logo pagaria caro. Acessamos o parque pela entrada principal novamente e a partir daí começaram as subidas e descidas que quebraram o ritmo. Em seguida havia um posto de hidratação. Peguei um copo de água tanto na 1ª como na 2ª volta.

Com o dia ainda claro ficou muito melhor para correr, observar a paisagem e as instalações do parque, que apresentava muitos atrativos como: quiosques, restaurantes, trilhas demarcadas, pedalinhos, campos de futebol, pista de bicicross e até um museu. Ano passado não tinha visto quase nada durante o percurso devido a escuridão. Muitas famílias também faziam seu passeio por lá.

COMPARATIVO DE PACE POR KM DE 2016 E 2017 

Dentro do parque o meu pace variou de 4:45 a 5:00 min/Km. Não consigo fazer as subidas forte. O coração e a respiração vão a mil. O ritmo só melhorou quando saímos novamente do parque já na 2ª volta. Me sentia razoavelmente bem. Ninguém mais me ultrapassava e às vezes conseguia chegar em alguns atletas que estavam logo à minha frente. 

Entramos pelo parque pela 2ª vez e a subidinha de boas-vindas derrubou o meu pace, mas seguia firme e resistindo ao pedido do corpo de caminhar. Tinha gente me seguindo de perto e fui me segurando como dava. Nem olhava mais para as parciais no Garmin. Lembro que consegui melhorar umas 3 posições e perdi uma nesse trecho final.

Nos últimos metros lembrei que no ano passado tinha dado um sprint final antecipado com a falsa sensação de chegada. Faltavam ainda uns 300 metros e já tinha usado todo o meu gás. Dessa vez retardei um pouco até fazer o retorno final, e vendo de longe o relógio do portal marcando o tempo próximo da minha marca de 2016 acelerei o máximo que pude. Valeu a pena, pelo menos para a minha satisfação pessoal !!! 

Meu tempo líquido ficou em 45min23s contra os 45min26s. Foram somente 3 segundos, mas melhorei !!! Eu tinha feito uma aposta com o Enio do podcast Por Falar em Corrida que caso não melhorasse o meu tempo teria que levar uma cuca (uma espécie de bolo tradicional da região) para ele. Ufa, tive que comer a cuca !!!

Após a chegada dei uma boa hidratada, comi uns pedaços de melancia, entrei na fila do chopp e do açaí, mas acabei desistindo de tão comprida. Fui acompanhar a chegada da Aninha. Na hora a gente nem soube, mas o incrível foi que ela também melhorou o seu tempo em exatos 3 segundos. Nem que tivéssemos combinado !!!

Pausa para uma breve recuperação, fotos e bate papo com alguns outros atletas conhecidos das redes sociais e blog, como Deini de Navegantes, e o Fábio. Também encontrei o Jairo aqui de Floripa, e o Vilmar de Joinville. Muito legal essa troca de experiências e confraternização pós-prova.

Acompanhamos de longe a premiação enquanto aguardávamos ainda na fila do chopp. Eu e a Aninha batemos na trave, ficando ambos na 4ª colocação nas respectivas categorias. Faltou um pouco mais de feijão.

Tivemos mais um excelente evento e com as condições climáticas favoráveis ficou perfeito. Acho que a organização acertou nas melhorias de antecipação do horário e nas faixas de premiação da categoria. No final já estávamos combinando de voltar no ano que vem pra tentar melhorar um pouco mais esses tais "3 segundos".

Percurso da Jaraguá Night Race (Garmin)
Percurso da Jaraguá Night Race ilustrativo
 Kit recheado de produtos e com vale açaí e vale chopp
 
Antes da prova, com o campeão dos 10 Km Paraíba
 Vegetação no percurso pelo parque
 
Eu e a Aninha com a campeã dos 5 Km feminino, Jocélia Melek e o Joabe
Finalizando a primeira volta dentro do parque
(Foto: Foco Radical)
Passagem pela pontezinha dentro do parque. Já bem suado.
(Foto: Foco Radical)
Eu e a Aninha com as medalhas. 4º colocados na categoria
Medalha da prova

Local: Parque da Malwee - Jaraguá do Sul / SC
Data: 18/03/2017
Horário: 17:00 Hs
Distância: 10 Km (9,62 Km) 

Inscrição: R$ 60,00 (primeiro lote)
Kit: Camiseta, pacotinho de arroz e massa integral, vale açaí, vale chopp, pacote de snack, gel de carboidrato, cookie, 2 tabletes de chocolate, barra de cereal, numero de peito personalizado e chip descartável.


Tempo: 45min23s
Pace: 4:43 min/Km

Colocação: 004 de 014 (40-49 anos)
Colocação: 041 de 120 (masculino)
Colocação: 042 de 168 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário