terça-feira, 23 de maio de 2017

20/05/2017 - Corrida Rústica Aniversário de Biguaçu - 184 anos

 Foto: Foco Radical
 Corrida Rústica Aniversário de Biguaçu - 184 anos



Depois de 3 semanas seguidas fazendo provas e treinos longos quebrei a sequência e resolvi participar de duas corridas mais curtas de "5 Km" nesse final de semana. Uma delas foi realizada em Biguaçu como parte dos eventos de comemoração do aniversário da cidade. Eu quis repetir a dose, pois na edição do ano passado tinha conseguido o meu melhor desempenho em provas dessa distância.

O ideal era dar continuidade aos treinos longos progressivos como preparação para as maratonas que estão por vir: São Paulo City Marathon (31/07) e Maratona de Floripa (27/08). Mas acho que ainda tenho um tempinho e me dei ao luxo de quebrar a sequência nesse final de semana.

Ajudou o fato do valor da inscrição ser bem em conta (R$ 34 + 1 Kg de alimento), sendo que o kit era somente o número de peito e o chip, que deveriam ser devolvidos ao final da prova. Tudo entregue até minutos antes da largada.

O dia da prova, sábado à tarde, estava bem chuvoso e a previsão não era das melhores. Fui bem cedinho (14:15 horas), pois sabia da dificuldade de encontrar vagas para estacionar. Além da corrida havia outras atividades na arena, como gincanas, apresentações e a praça de alimentação. Tudo em função das festividades do aniversário de Biguaçu.

Não imaginava a quantidade de inscritos que superou os 300 atletas, segundo a organização. E foi legal de ver a presença de grande partes dos amigos das corridas por lá, mesmo o tempo estando chuvoso. Até momentos antes da largada a fila para inscrições e entrega do kit estavam bem grandes. Enquanto isso tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Irma Schmitz e o namorado, que vieram de Itapema, e também o Gabriel Neunzig. Ambos só tinha tido contato pelas redes sociais, até então.

Inicialmente foram feitas as baterias das corridas infantis. A largada principal, prevista para às 16 horas, sofreu um pequeno atraso, ocorrendo somente às 16:17. Não sei se foi por causa da chuva que se intensificou bem no horário, ou pelas finalizações das entregas dos kits. Mas, enfim, largamos da Praça Nereu Ramos. 

Consegui sair mais a frente e não peguei muito congestionamento. Demos uma voltinha no quarteirão, e logo percebi que tinha saído muito forte. Sem querer a gente acaba acompanhando o pessoal que está ao nosso redor e nem se dá conta. MeuKm fechou em 4:08 min/Km.

Em seguida acessamos Av. Sete de Setembro, com quase 1,5 Km de extensão até o retorno que se deu pela Rua João M Rosa. Nesse trecho eu tinha emparelhado  com o amigo Santos de Biguaçu. Sei que ele corre mais forte que eu, e tentei acompanhá-lo durante a prova. Foi bom que ele ia passando algumas orientações de respiração e passadas enquanto seguíamos lado a lado.

Apesar de estar mantendo o ritmo desejado parecia que algo estava descompassado e sentia que o esforço estava demais. As ruas também estavam bem molhadas com várias poças d´água, exigindo alguns pequenos desvios, além de dar a sensação de estarmos mais pesados. Já me conformava que seria difícil repetir o desempenho do ano passado.

Continuei tentando acompanhar o Santos e depois de uns 4 Km o amigo Pertino, passou por nós. Eu já estava quase quebrando o ritmo, e isso me deu uma motivação a mais para me manter e tentar acompanhá-lo. O Pertino também é da minha categoria, mas imaginava que ele concorreria pela categoria de moradores de Biguaçu. Seguimos os três por um bom trecho correndo lado a lado.

Já completando os 5 Km (registrados pelo Garmin) e voltando pela Rua Hermógenes Prazeres, avistamos a praça onde estava montada a arena da chegada. Apertei um pouco o ritmo e me dei mal. Ao chegar perto, descobri que ainda teria a volta no quarteirão (o mesmo inicial) com cerca de 800 metros. Foi um sacrifício conseguir completar esse trecho final, pois já tinha investido toda a minha energia e a capacidade respiratória.

Na chegada, o Santos seguiu à frente um pouco mais forte, depois eu cheguei me arrastando e o Pertino grudado logo em seguida. Meu tempo líquido registrado foi de 25min35s, para os 5,83 Km registrados pelo GPS. Passei os 5 Km com 22min, cerca de 1 minuto a mais que no ano passado.

Troquei o chip e o número de peito pela medalha, me hidratei um pouco, comi algumas frutas e fui me trocar, pois estava todo molhado e com frio. Depois retornei para acompanhar a premiação.

Ano passado tinha ficado em 5º lugar na categoria (45-49 anos), mas a premiação era somente até o 3º colocado. Nesse ano estenderam a premiação até o 5º colocado. Como eu tinha piorado o meu tempo em mais de 1 minuto já não estava tão confiante em subir ao pódio, ainda mais que o número de atletas tinha aumentado.

A entrega dos troféus demorou um pouco, pois foi realizada no palco principal onde estava sendo apresentadas as atrações. O grupo da "Somos Loucas por Corridas", encabeçada pela D. Eni, papou boa parte dos troféus no feminino, além de ganhar também o prêmio de maior equipe presente também. Animação total. Eu também fiquei bem contente, pois consegui a 5ª colocação da categoria e subi ao pódio pela primeira vez esse ano. Foi aquele troféu suado que quase escapou no final, mas não dessa vez.

Depois da premiação, aproveitei as barracas de comidas na arena do evento e não pude resistir aos pastéis de carne com ovo. Mas tinha muito mais opções de comida, espetinhos, crepes, esfihas, churros, batata frita, pipoca, doces e muito mais. Aproveitei pra jantar por ali mesmo.

Percurso da Corrida Biguaçu Run 5 Km


  Presença em massa dos amigos das "Somos Loucas por Corridas"
  Foto pra registrar o número, em frente a igreja
Largada
(Foto: Zilda dos Santos)
E dessa vez deu pódio: 5º colocado na categoria (45-49 anos)
(Foto: Eni Griss Costa)
Feliz com a medalha e o troféu
Essas mulheres não são fracas não !!!
Local: Praça Nereu Ramos - Biguaçu/SC
Data: 20/05/2017
Horário: 16:00 Hs (16:17)
Distância: 5Km (5,83Km) 

Inscrição: R$ 34,00 + 1 Kg de alimento não perecível
Kit: Número de peito e chip retornável

Tempo: 25min35s (passagem pelos 5 Km - 22min)
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 05 de 011 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 46 de 153 (masculino)
Colocação: 48 de 233 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário