quinta-feira, 5 de outubro de 2017

01/10/2017 - Corrida de Revezamento 15K São José / SC

Foto: Christian Mendes - Foco Radical
15K São José 2017
No mês de março desse ano eu a Aninha participamos da 1ª edição dos 15K Florianópolis. Essa prova tem a distância total de 15 Km e pode ser feita individualmente, ou revezando em dupla ou trio. Como havíamos gostado da brincadeira, resolvemos correr em dupla de novo, só invertendo a sequência no revezamento.

Ajudou o fato do bom desconto disponibilizado aos participantes da edição de Florianópolis no 1º lote de inscrições. Para quem tem como se programar antes as finanças agradecem. Por isso é sempre bom ficar atento para aproveitar as oportunidades. Uma boa política adotada pela organizadora do evento AT Sports.

Nesse mesmo final de semana aconteceu também a Amazing Runs Garopaba. Eu participei ano passado e fui convidado para participar esse ano novamente, mas como houve a alteração da data inicial acabou encavalando com os 15K São José, na qual já estávamos inscritos. Uma pena, pois a Amazing Run Garopaba é uma linda prova no município de Garopaba e que vale muito a pena.


Como essa corrida era em São José, a entrega dos kits foi na Loja Paquetá do Continente Shopping, durante o sábado. Eu fui perto da hora do almoço e levei alguns tênis que não usava mais para doação. Estava bem tranquilo e deu até pra bater um papinho com os amigos Danilo, Jorge, Newton e a Zê, que estavam por lá também. Depois acabei aproveitando pra esticar um cineminha com o meu filho na véspera do seu aniversário. Chorado mesmo foi pagar R$ 18 de estacionamento no final.

Na véspera da prova, o tempo estava bem nublado e com muito vento e chuva. Naquelas condições seria bem complicado correr, mas felizmente no dia da corrida amanheceu bem diferente, com o céu limpo e em condições excelentes para um bom evento ao ar livre.

Eu moro bem pertinho da beira mar de São José, local da largada, e isso minimizou a necessidade de acordar tão cedo, umas vez que as largadas estavam previstas para às 7 horas. Chegamos por lá próximo das 6 horas e já estava tudo preparado: várias tendas de assessorias esportivas, banheiros químicos, tenda massagens da Elementos Assessoria, portal, palco e toda a estrutura de pós-prova.

Como dessa vez eu faria a segunda parte do revezamento estava bem despreocupado quanto a aquecimento e preparativos iniciais. Isso ficou por conta da Aninha, que abriria o revezamento da nossa dupla mista, ou como ela diz dupla mestiça. Aproveitei o tempo de espera para fazer alguns registros iniciais, das largadas, de trechos da prova e até de algumas trocas do revezamento (vide o vídeo acima).

O nosso objetivo era melhorar o tempo em relação aos 15K Florianópolis, e tentar fazer um sub 1h15min, se possível, mesmo sabendo que o percurso seria mais difícil por conta de algumas subidas. Eu tinha certeza que a Aninha melhoraria o seu tempo, mas para mim seria mais complicado. Tentaríamos !!!

As largadas atrasaram um pouco e foi dividida em duas. Inicialmente saíram os atletas dos 15 Km solo. Cerca de 3 minutos depois largaram os primeiros atletas dos revezamentos. Até aí eu só estava de expectador e torcedor. E lá foi a Aninha, que optou por sair no pelotão mais ao fundo. Como sabia que ainda teria pelo menos 35 min até a sua chegada, fui lá acompanhar um pouco a passagem dos atletas pela Av. Presidente Kennedy. A vantagem de correr em casa. Nessa ponto os atletas estavam com cerca de 3 Km percorridos.

Esperei a passagem da Aninha e em seguida fui terminar o meu aquecimento e me posicionar para a troca do revezamento. O percurso para as modalidades solo e dupla era o mesmo, sendo que no individual seriam feitas duas voltas para completar os 15 Km. No caso dos trios, o circuito era menor com 5 Km, realizado em 3 voltas, uma para cada membro do trio. 
Ficar esperando no revezamento é uma ansiedade só, e acho que é um dos momentos mais legais da prova. Todos os atletas ficam na maior expectativa aguardando os seus companheiros, e depois saem queimando o chão. Comigo não foi diferente. Com pouco mais de 40 min a Aninha chegou e me passou a pulseira de identificação dos atletas do revezamento. Saí pensando em não iniciar tão forte, mas...

Por cerca de 1 Km corri pela pista da Av. beira mar de São José no sentido Florianópolis. Foi o meu melhor quilômetro, com pace de 4:14 min/Km, e ficou por aí mesmo. Em seguida fizemos o retorno pela Av. Presidente Kennedy e seguimos até a altura do Bistek Supermercados. Nesse trecho, que deu aproximadamente 3 Km em linha reta, alguma coisa não rendeu tão bem. Me esforçava para segurar um pace na casa dos 4:40 min/Km. Acho que tinha abusado um pouquinho na empolgação inicial e também o calor começou a aumentar. Mais ou menos no meio da avenida teve um posto de hidratação e peguei um copo de água pra dar uma refrescada.

Entramos novamente para a Av. beira mar. Nesse ponto, os atletas dos trios viraram à esquerda e retornaram para o ponto de largada/revezamento. Os atletas das duplas e solo viravam à direita e continuavam pela beira mar no sentido do Centro Histórico de São José. Até o 5º Km era razoavelmente plano, mas faltando alguns metros para o retorno, com cerca de 5,2 Km e quase chegando na praça, uma subidinha conhecida deu mais uma quebrada no ritmo. Foi o meu pior pace com 4:55 min/Km. 

Nos últimos 2 Km, em que voltamos pela Av. beira mar corri meio sozinho em relação as outras duplas. Nenhuma ameaça atrás e ninguém à vista na frente. A briga ficou sendo somente contra o meu relógio, mas estava muito difícil melhorar esse tempo. 

Avistei o portal de chegada ao longe, mas estava sem gás para um sprint. Fui correndo do jeito que deu. Na reta final a minha dupla, Aninha, me aguardava para cruzarmos a linha de chegada juntos. Ela vinha fazendo um transmissão pelo Facebook "ao vivo" da nossa chegada. Eu só fiquei sabendo depois. Se soubesse antes tinha me ajeitado melhor...rs. Respirei um pouco e minutos depois fui conferir o meu tempo líquido que foi de 35min15s, cerca de 45 seg acima da edição de Florianópolis. Eu não consegui melhorar, mas a Aninha conseguiu reduzir um pouco o seu tempo.

Aproveitei para matar a sede com vários copos de água, acho que foram uns quatro em seguida. Comi também uma banana pra forrar o estômago. Retirei a medalha e fiquei por ali conversando com os amigos sobre a prova.

A premiação não demorou muito, pois para os 15K solo tiveram troféus somente para os 5 primeiros colocados gerais. Não teve premiação por categoria de faixa etária. Nas duplas e trios a premiação também foi até a 5ª colocação nas modalidades masculinas, feministas e mistas. Em algumas delas tiveram que revisar o resultado e demorou um pouquinho mais.

A nossa dupla mista ficou na 10ª colocação das 26 participantes, e mesmo com o tempo total um pouco maior melhoramos uma posição em relação a etapa de Florianópolis. Fizemos o que foi possível e foi bem divertido.

O bom das provas com largadas cedo é que prejudica pouco o trânsito local e antes das 10 horas já estamos todos livres e com as missões cumpridas. Como estávamos todos com fome, aproveitamos para tomar um bom café da manhã com os amigos na padaria Big Pan. Como eu sempre digo, a melhor parte.  
  
Percurso solo e das duplas (2 voltas)
Retirada do kit na Loja Paquetá Esportes com o Gabi, Danilo e Jorge
Kit da dupla

Largada dos 15K solo

Aninha passando pela Av. Presidente Kennedy no Km 3
 Abrindo a minha volta
(Foto: Christian Mendes - Foco Radical)
Na reta final pela Av. Beira mar de São José
(Foto: Foco Radical)
Nem combinamos a camiseta
 Missão cumprida !!! Tempo total: 1h16min12s
Medalha

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 01/10/2017
Horário: 07:05 Hs (7:13 Hs)
Distância: 15 Km (7,54 Km + 7,53 Km = 15,07 Km)

Inscrição: R$ 108,00 a dupla no 1º lote com desconto (cortesia)
Kit: Sacola plástica, camiseta, um sachê de gel de carboidrato, pulseira para revezamento, número de peito e chip descartável.

Tempo: 1h16min12s
Pace médio: 5:03 min/Km
Tênis Edu: Asics Gel Hyper Speed 6
Tênis Ana: Newton Distance IV

Colocação: 010 de 026 (dupla mista)
Colocação: 020 de 064 (geral duplas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário