quinta-feira, 12 de outubro de 2017

08/10/2017 - Oktoberfest Run - Blumenau/SC

Foto: Foco Radical
Oktoberfest Run - Blumenau/SC


Apesar de morar em Santa Catarina há uns 13 anos nunca tinha ido para uma Oktoberfest, em Blumenau, exceto por uma breve passagem em 2012, quando voltava de uma meia maratona em Pomerode. Essa era a oportunidade de unir o útil ao agradável: correr e fazer um passeio para conhecer melhor o parque Vila Germânica.

Quando confirmei a inscrição tentei reservar hotel na região para ir na véspera, mas já estavam todos praticamente lotados e nos poucos que restavam vagas os preços eram inviáveis, passando de R$ 1.000 a diária. O jeito foi ir cedinho de madrugada, uma vez que para os atletas de fora, foi disponibilizada a opção da retirada do kit no dia. Isso facilitou, pois não teria como ir na véspera.

A entrega do kit foi na Loja Treme Terra no Shopping Park Europeu, na tarde da véspera da prova. Os atletas puderam optar pelas distâncias de 5 Km, 10 Km e 2,5 Km para os caracterizados de Fritz e Frida. Além da corrida infantil também.

Com a largada prevista inicialmente para às 8:00, eu a Aninha e o Enio saímos de São José quase 5 horas da manhã e chegamos no Parque Vila Germânica às 6:45. Conseguimos um bom lugar para estacionar, bem em frente a entrada da Oktoberfest. Ao lado encontramos os amigos da turma do Longão de Lages que já estavam na preparação. Pra garantir o nosso kit tivemos que nos armar de capa e guarda-chuva para irmos até a arena do evento.

Retiramos o kit e ainda estava tranquilo, mas já não havia mais camisetas nos tamanhos M e G. Menos mal que a "P" acabou servindo, pois queria uma que pudesse usar. Com a proximidade da largada, o fluxo de atletas retirando o kit e se abrigando da chuva foi aumentando o que acabou provocando uma grande concentração sob a grande tenda, e consequentemente um atraso de mais de meia hora.

A largada foi um pouco depois das 8:30 para todas as distâncias: 5 Km, 10 Km e 2,5 Km, sendo que os Fritz e as Fridas se posicionaram mais atrás. Não esperava, mas foram vários os corredores devidamente caracterizados, sendo que uma das vantagens é que na chegada eles tinham direito a um copo de chopp. Acho que já aproveitaram e emendaram a Oktoberfest. No total foram mais de 800 atletas inscritos, segundo o organização.

Eu bobeei na largada e acabei não me posicionando mais a frente. A Aninha e o Enio também iriam fazer a distância de 5 Km. Acho que todos pensamos em não nos desgastar muito pra poder aproveitar um pouco da Oktoberfest depois. Como foi computado somente o tempo bruto quem saiu mais atrás perdeu um certo tempo até cruzar o pórtico de largada. No meu caso foram pouco mais de 20 seg. Talvez tenha influenciado no meu resultado ?!!!

Logo no início fiquei um pouco encaixotado pela quantidade de atletas e poças de água que todos acabavam evitando. Como eu sabia que mais cedo ou mais tarde iria me molhar não evitei muito e acabei espalhando água pra todos os lados. Assim que foi possível fui para a calçada, que estava livre, e segui por ali mesmo nos trechos iniciais.

Saímos pela Rua Alberto Stein e 100 metros a frente, na rotatória, viramos à direita e acessamos a Rua Humberto de Campos até completarmos os 600 metros, ainda com todo o gás. Nessa primeira parte havia muitos corredores e estava difícil correr livre. Em seguida entramos pela Rua Sete de Setembro para completar o 1º Km. Achei que ficou até razoável, com pace de 4:24 min/Km.

Ao completar o meu 2º Km já percebi que não seria das minhas melhores provas de 5 Km em se tratando de tempo. Talvez por pegar umas pequenas subidas. Mas, o fato é que já estava rodando acima de 4:30 min/Km e com muito esforço, mesmo correndo com mais liberdade.

Quase chegando ao ponto de retorno dos 5 Km, que ocorreu na mesma Av. Sete de Setembro, com 2,37 Km, contei mais de 50 atletas à minha frente quando eles já estavam voltando, o que já deixava qualquer pretensão de premiação bem distante. Mas seguimos em frente pra tentar fazer o melhor possível do dia.

Próximo do retorno dos 5 Km teve um posto de hidratação. Lembro de ter pego um copo de água para dar uma molhada na boca, apesar da chuva que caía. Normalmente em provas curtas não costumo pegar, mas estava sentindo a boca seca. Os atletas dos 10 Km seguiram reto nesse retorno e fizeram uma volta maior e diferente, por outro lado.

Com a separação dos atletas dos 5 Km e 10 Km a minha volta ficou mais livre para correr. Como retornamos pelo mesmo percurso deu pra ver a grande quantidade de atletas que vinham em seguida. No 3º e 4º Km mantive o ritmo, não tanto quanto gostaria, mas no que foi possível. Estava correndo meio isolado já.

No finalzinho deu pra perceber que não teríamos 5 Km exatos e que seria menos. Pra mim foi até um alívio, pois nessas provas de 5 Km em ritmo intenso quanto antes acabar melhor, a menos que esteja no tempo para fazer um RP. Como estava correndo sozinho entrei pela reta final tranquilo e nem tinha dado muita importância por ter sido ultrapassado por um atleta. Cruzei o portal de chegada logo atrás dele, com o tempo líquido de 21min28s, conforme meu Garmin.

Dei uma respirada, devolvi o chip e recebi a medalha da prova. Muito bonita por sinal, com o desenho de uma caneca de chopp e fita com as cores da Alemanha. Tomei mais uns 2 copos de água, comi uma banana e fui ver a chegada da Aninha e do Enio que vieram logo em seguida. A Ana veio forte e o Enio veio correndo concentrado na filmagem para os vídeos do Podcast "Por Falar em Corrida".

A medida que o pessoal ia chegando a chuva ia apertando e a enorme tenda onde estava montada a estrutura foi ficando pequena pra tanta gente. Nem conseguimos ir para o carro se trocar. Ficamos por ali aguardando a premiação. Quem quisesse podia tomar um copo de chopp por R$ 10. Eu dei sorte que a amiga Iara, que correu de Frida, ganhou o dela e como não quis acabou me cedendo. Veio bem a calhar !!!

A entrega da premiação e a chuva demoraram a passar. Ficamos por lá aguardando juntos com os amigos Jairo e Fátima aqui de Floripa também. Quando começou, a premiação dos 10 Km teve problemas no pódio geral, ocasionados principalmente por erro no percurso de alguns atletas. Talvez por falta de melhor sinalização/indicação. Consequentemente, isso acabou acarretando outros problemas na classificação das categorias, atrasando um pouco mais.

Na distância de 2,5 Km (Fritz e Frida) e nos 5 Km foi mais tranquilo. Para a minha surpresa e felicidade fui chamado ao pódio pela 3ª colocação na minha categoria (45-49 anos). Não acreditei muito, mas foi verdade. Lá fui eu receber o lindo troféu todo contente. Em seguida, a Aninha também foi chamada ao pódio para receber o seu troféu pela 2ª colocação na categoria. Festa dupla !!!

No início eu havia comentado que o resultado poderia ter sido diferente. No tempo bruto registrado pelos chips eu e o atleta que foi o 2º colocado da minha categoria (Emerson, que foi até me cumprimentar no final), empatamos com exatos 21min50s. Com certeza no tempo líquido haveria alguma diferença. Só não sei se pra cima ou para baixo. De qualquer forma estava feliz !!!

A chuva foi parando aos poucos, e ao término da premiação pudemos nos trocar e aproveitar para entrar na Oktoberfest. Bom que até às 13 horas a entrada era gratuita. Deu pra almoçar, dar uma volta pelos pavilhões e fazer algumas compras sem grandes tumultos. Aproveitamos muito bem o dia fazendo o que gostamos, correndo e passeando.  

Percurso da Oktoberfest Run 5 Km


Percurso da Oktoberfest Run 10 Km

  Kit da Oktoberfest Run

Aguardando a largada: Eu, Ana, Jairo, Enio e Fátima

Uns brindezinhos da Missner

No percurso, já voltando, enquanto o Enio estava indo
(Foto/vídeo: Enio - Por Falar em Corrida)

Aninha chegando

Hora do chopp, com Iara Paiva

Aninha comemorando a 2ª colocação na categoria

Deu pódio na categoria (45-49 anos): 3ª colocação

Troféu e a medalha da Oktoberfest Run

Eu e a Ana na entrada do parque da Vila Germânica

Dentro do parque Vila Germânica

No pavilhão dando uma hidratada

Curtindo a Oktoberfest com a Aninha

Local: Vila Germânica - Blumenau/SC
Data: 08/10/2017
Horário: 08:00 Hs (08:34 Hs)
Distância: 5 Km (4,73 Km)

Inscrição: R$ 50,00 (lote especial)
Kit: Sacola plástica, Camiseta, esparadrapo, colher/garfo plástico, número de peito e chip retornável

Tempo líquido: 21min28s (Garmin)
Tempo bruto: 21min50s (Chip)
Pace: 4:32 min/Km
Tênis: Asics Noosa FF

Colocação: 03 de 021 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 26 de 182 (masculino)
Colocação: 29 de 404 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário