sábado, 25 de novembro de 2017

19/11/2017 - 13ª Meia maratona Internacional Uninter de Florianópolis / SC

Foto: Foco Radical
13ª Meia maratona Internacional Uninter de Florianópolis / SC


Para mim essa é uma das melhores meias-maratonas para aqueles que desejam estrear ou baterem o seu recorde pessoal, principalmente se não tiver soprando um vento contra. Por isso era a minha principal esperança esse ano de melhorar alguma marca, uma vez que nas outras distâncias está bem difícil.

Participo dessa prova sempre na distância de 21 Km (meia maratona), desde que iniciei em 2010. Incluindo essa foram 8 participações seguidas, sendo que a 1ª primeira delas também foi a minha estreia nas meias maratonas, e lembro que já sonhava com um sub-2h. Revendo as minhas anotações percebi o quanto sou inconstante de ano pra ano.

Data Meias Maratonas Distância Tempo 
19/11/17 13ª Meia Maratona internacional de FLN/SC 21,21 01:42:54
20/12/16 12ª Meia maratona internacional de FLN/SC 21,20 01:37:44
11/10/15 11ª Meia maratona internacional de FLN/SC 21,24 01:46:16
23/03/14 10ª Meia maratona Internacional de FLN/SC 21,13 01:38:30
24/03/13 Meia maratona Internacional de FLN/SC 21,22 01:40:20
25/03/12 Meia maratona Internacional de FLN/SC 21,22 01:42:38
20/03/11 Meia maratona internacional de FLN/SC 21,00 01:47:09
21/03/10 Meia maratona internacional de FLN/SC 21,00 02:02:11

Não fiz treinamento específico para essa prova. Aliás, depois que penei para chegar na última Maratona de Floripa, no final de agosto, dei uma aliviada nos treinos, principalmente nos de intensidade. As rodagens eu continuei normalmente, mas mais espaçadas. Só para manter o condicionamento.

Esse ano, conforme anunciado pela organizadora, Corre Brasil, a prova teve novo crescimento, com mais de 5.000 atletas inscritos nas distâncias de 5 Km, 10 Km e 21 Km. Para se ter uma ideia, só no número de concluintes da meia maratona o crescimento foi superior a 21%, com a presença de muitos atletas de outros estados e outros países.

Para a entrega do kit foi montada uma estrutura com uma Expo de vários produtos e serviços ligados ao mundo das corridas. As instalações foram no próprio local da largada, junto a Praça Sesquicentenário, na beira mar norte de Florianópolis. A entrega iniciou-se na tarde da sexta-feira e foi até o final da tarde do sábado para retirada do kit completo. Como de costume, também foi possível retirar o kit no dia do evento, mas com direito somente ao número de peito e chip descartável.

Fiz a retirada do meu kit e da Aninha logo no início dos trabalhos e até peguei uma pequena fila. Não deve ter sido diferente nos outros períodos, considerando o número de atletas inscritos. Com certeza anunciava um grande evento e bem movimentado. O bom da entrega ser em local externo, aberto ao público, é que não precisamos ter gastos com estacionamento como quando é feita em lojas de Shopping Centers.

No dia da prova, acordei cedinho para chegar ao local da largada às 5:30 e garantir um bom local para estacionar o carro. Prefiro ir mais cedo e ficar esperando um pouco a chegar em cima da hora e ficar desesperado tentando encontrar um lugar para deixar o carro. A largada estava prevista para às 7:00 para os 21 Km, e 7:30 para as distâncias de 5 Km e 10 Km.

Depois de encontrar o pessoal que foi chegando aos poucos, fiz o meu aquecimento de leve. Em provas longas não costumo me aquecer muito. Isso dá pra ser feito nos quilômetros iniciais. A Aninha também foi para fazer a meia maratona, e ela sim tinha se preparado para essa prova, com o objetivo de alcançar o seu cobiçado sub-2h. Na largada ela preferiu sair mais atrás e eu fui mais para a frente para evitar aquele congestionamento inicial.

Minha expectativa super otimista para essa prova era tentar melhorar o meu tempo do ano passado, ou seja, bater o meu RP na distância, quer é de 1h37min44s, que já sabia ser muito difícil. Pelo menos o dia fresquinho e sem sol ajudou, exceto pelo nosso velho conhecido das corridas pela beira mar de Florianópolis me atrapalhou: o vento.

A nossa largada dos 21 Km ocorreu às 7:06, conforme registro do Garmin. Como eu estava mais à frente não perdi muito tempo até cruzar o portal. Também foi tranquilo correr depois de alguns metros pois as faixas da pista da beira mar são largas e estavam fechadas para os veículos. Agora já consigo me controlar e não sair mais tão forte na empolgação dos outros.

Primeiramente fomos no sentido do Túnel Antonieta de Barros. Após completar o meu 1º Km já percebi que as coisas não seriam tão boas assim. Nessa ida o vento já soprava contra e percebi um certo esforço pra manter o ritmo esperado. Foram praticamente 4 Km até o primeiro retorno junto a entrada do túnel e até aí o vento não perdoou.

Na volta já deu pra ter a noção da quantidade de atletas fazendo a meia maratona. Era um mar de gente correndo, cada um em busca do seu objetivo. De vez em quando passava algum conhecido dando um olá e uma palavra de incentivo. Em um certo momento a Natiele, atleta atualmente de Penha/SC, passou por mim e tive o prazer finalmente de conhecê-la pessoalmente, mesmo que rapidinho nesse primeiro momento. Muito legal. Em seguida ela foi sumindo a minha frente e eu segui no meu ritmo constante com pace pouco acima de 4:40 min/Km.

Quanto a hidratação, eu estava alternando ora pegando um copo de água, ora não. O tempo estava fresquinho e não senti muita sede. Gel de carboidrato nem levei e nem tomei.

Já entrando pelo trecho da beira mar novamente podíamos observar os atletas dos 5 Km e 10 Km que vinham no sentido oposto. Eles largaram cerca de 30 minutos depois que o pessoal da meia maratona. Com pouco mais de 8 Km passamos pelo ponto de largada, com a grande presença do público incentivando os atletas que passavam. Eu ainda me sentia bem e estava dentro do meu tempo.


Essa segunda parte fomos no sentido da UFSC. Era o trecho onde eu imaginei que já estaria correndo mais confortável e poderia recuperar alguns segundinhos por quilômetro, mas não foi isso que aconteceu, muito pelo contrário. Os meus paces começaram a subir, me exigindo mais força. Com a parcial do 10º Km de 47min16s, já vi  que não teria recorde pessoal, mas ainda daria pra brigar pelo sub 1h40min.

Depois dos 11º Km apareceu um posto de isotônico. Inicialmente estavam servindo em copinhos de  plástico, mas com a grande quantidade de atletas passando, os staffs não venceram e acabaram dando a garrafa inteira. Um fato curioso é que ao longo dos próximos quilômetros notei uma fila de garrafas com isotônico deixadas ao chão da via ainda quase cheias. Também deixei a minha por lá. A gente só consegue dar uns 3 ou 4 goles. Beber 500 ml correndo durante a prova é muito. Ainda sou da preferência de disponibilizarem o isotônico em saquinhos ou em copos, tipo os de água.

A partir do 12º Km senti a ação do vento contrária novamente, e por mais que me esforçasse, não consegui mais sustentar o ritmo e o pace subiu, ficando na casa dos 5 min/Km. Muito esforço e pouco rendimento. Isso foi até o retorno, próximo a UFSC, já com quase 15 Km percorridos. Notei a presença de um ponto de leitura de chip. Nesses pontos extremos isso é importante para evitar que alguns atletas retornem antes.

Com os 15 Km percorridos em 1h12min11s, dei adeus também ao sub 1h40min. Até sabia que na volta poderia contar com o vento a favor, mas já estava bem mais cansado e totalmente sem fôlego pra tentar acelerar mais. Quem estava muito bem e correu boa parte da prova bem próxima foi a amiga Ivana. Não é a toa que ela foi campeã da sua categoria. Correu muito.

Enquanto voltava observava a passagem dos atletas do outro lado da pista e queria ver a Aninha. Mas a quantidade de atletas era tão grande que não consegui vê-la. Queria saber como ela estava na busca pelo sub-2h. O suspense ficou para o final.

Para os meus últimos 5 Km já estava sem uma meta, pois as que eu tinha me proposto já tinham fracassadas. Acho que ter algum objetivo é sempre bom para podermos nos focar e nos empenharmos na busca. Me veio então na cabeça de, pelo menos, melhorar o meu tempo em relação a última meia maratona de Pomerode que foi de 1h42min57s, há duas semanas atrás. Isso foi bom, pois comecei a ter que fazer as contas mentais e desviar a atenção do sofrimento final.

Segui na parte final sabendo que não poderia deixar o pace escapar muito da casa dos 5 min/Km. Várias vezes pensei em caminhar, mas se cedesse não teria tempo pra recuperar. Finalmente avistei a chegada, e como a nossa visão enxerga longe. Parece que demorou uma eternidade até conseguir efetivamente cruzar o portal de chegada. E nos metros finais teve que ser com sprint para cravar 1h42min54s de tempo líquido, ou seja, míseros 3 segundos abaixo do tempo da meia de Pomerode. Mas pelo menos consegui !!!

Não fiquei muito tempo na área de dispersão. Logo me hidratei bastante, retirei a linda medalha, que tive a honra de receber das mãos da querida atleta e amiga Jocélia Melek, e depois fui caminhando ao encontro da Aninha. Ela não deveria demorar muito a chegar. Acho que para quem assiste a expectativa é muito maior.

De repente vejo ao longe a Aninha vindo toda concentrada já com a escolta dos amigos Nilton e Jabson. Conferi no relógio do portal e já se passavam das 2 horas de prova. Como ela tinha largado mais atrás sabia que tinha alguns minutos de diferença, mas não quanto. Na sua passagem me juntei ao grupo e em seguida a Marcinha também. Eram todos "puxando e empurrando" a Aninha até a poucos metros da chegada. Depois só acompanhei ela passando comemorando sozinha pelo portal. O engraçado é que fiquei sem saber se tinha dado ou não o sub-2h.

Como a arena de chegada estava muito cheia só consegui encontrá-la um bom tempo depois e, perguntado sobre o sub-2h ela me entregou feliz um papel todo dobrado...


Que orgulho da Aninha. Completou a meia maratona com o tempo líquido de 1h59min04s e quebrou a perseguida barreira do sub-2h. Exigiu treino, esforço e dedicação durante alguns meses, mas o resultado veio e está de super parabéns !!!

Depois foi só alegria e encontro com os amigos naquele clima de dever cumprido. Pude conhecer pessoalmente o Said Ali do Blog Colecionador de Corridas e a Thamiriz do Blog da Miriz, a Andressa de São Paulo, e até reencontrar meu ex-professor de Física do antigo Colegial (1986), Hideaki Morimasa, que veio com uma caravana com mais de 15 atletas de Guarulhos/SP (cidade onde cresci), para participarem dessa meia maratona.


Quanto as distâncias, na meia maratona estava bem aferida, com um percurso velho conhecido. Entretanto ouvi vários relatos de que nas distância de 5 Km e 10 Km os GPS´s tinham registrados cerca de 300 metros de diferença para menos. Talvez por um retorno mal posicionado. Para aqueles que foram tentar o RP nessas distâncias complicou, ou melhor, facilitou !!!

Em resumo, a prova foi um grande sucesso e já se firmou como umas das maiores do estado, atraindo um grande público externo e movimentando a economia da capital. Com uma excelente estrutura e uma boa experiência adquirida ao longo dos últimos anos, a Corre Brasil se destaca como uma das grandes organizadoras de corridas de Santa Catarina, inclusive quanto ao planejamento, com a divulgação do calendário de provas de 2018 já disponibilizado antes mesmo de encerrarmos esse ano e com preços bem acessíveis, a partir de R$ 20.

Nem preciso dizer que essa meia maratona é uma das que já estão no meu calendário de 2018. E lá tentaremos fazer um pouquinho melhor.

Percurso 2017 (21,21 Km)
Kit da Meia maratona Internacional de Florianópolis 2017
  Retirando os kits na sexta-feira à tarde
 Eu, James, Jabson, Ju, Aninha, Enio e Andressa. Chegamos cedo !!! 
Eu, a Susi com a filha, e a Aninha. Só na expectativa para a largada.
(Foto: Juliane Bogo - Corre Brasil)
Aquecendo um pouco
 Aguardando a largada
Descendo o viaduto, com cerca de 6 Km percorridos
(Foto: Foco Radical)
Passando pelo local da largada e indo no sentido da UFSC com 8 Km
(Foto: Luciane Aquino)
Chegando pra não deixar o relógio virar para 1h43min
(Foto: Foco Radical)
A escolta na chegada da Aninha
Keep calm: Eu sou sub-2h
(Foto: Juliane Bogo - Corre Brasil)
Missão cumprida
Depois da prova é só alegria
Linda medalha

Local: Praça Sesquicentenário - Beira mar norte - FLN/SC
Data: 19/11/2017
Horário: 7:00 Hs (7:06 Hs)
Distância: 21,097 Km (21,21 Km)

Inscrição: R$ 64,00 (1º lote)
Kit: Sacolinha, camiseta, pacote de snacks de granola, pacote de café de 250g, uma barrinha de supino, número de peito e chip descartável.

Tempo: 1h42min54s
Pace: 4:51 min/Km
Tênis: Asics Hyperspeed 6

Colocação: 046 de 0150 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 371 de 1208 (masculino)
Colocação: 403 de 1882 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário