sexta-feira, 3 de novembro de 2017

29/10/2017 - 10ª Meia maratona de Pomerode / SC

Foto: Foco Radical
10ª Meia maratona de Pomerode / SC

Nesse ano a cidade de Pomerode foi brindada com uma edição especial em comemoração aos 10 anos de história da Meia Maratona de Pomerode. Tive a oportunidade de participar mais um vez, além de três outras edições anteriores, em 2012, 2015 e 2016. Uma das novidades foi a edição de outubro da Revista Corre Brasil que foi dedicada a contar um pouco dessa história, com fotos e relatos de atletas participantes dos anos anteriores. Fiquei muito feliz de ter feito parte dessa história e edição, com fotos das minhas participações nos três anos anteriores. Agradeço a Corre Brasil.


A inscrição eu já tinha feito bem antes, ainda no mês de fevereiro, aproveitando o lote promocional de R$ 64. Preço excelente para uma meia maratona festiva e ainda com direito a chopp no percurso e no final da prova. Hotel eu deixei pra reservar mais tarde e quase fiquei sem, ainda faltando mais de 2 meses para a meia. Consegui a última reserva no Timbó Park Hotel, em Timbó, que fica cerca de 20 minutos de carro do local da largada. Ficar em Pomerode facilita, mas as opções são mais restritas.

Na véspera da prova (sábado) eu e a Aninha saímos no final da manhã rumo a Pomerode. A viagem daqui da grande Florianópolis leva cerca de 2h15min com cerca de 160 Km. Fizemos um pit stop para almoçar na Churrascaria Rossini (espeto corrido por R$ 25) e depois seguimos viagem.

Chegando por lá fomos direto retirar os nossos kits no Parque Municipal de Eventos de Pomerode. Estrutura excelente com um feirinha com vários produtos voltados à corrida, cervejas artesanais, roupas e camisetas, tênis e chopps. O local era amplo, coberto e bem acolhedor. Outra grande surpresa foi a exposição de um grande painel de assinaturas e fotos, medalhas e troféus dos 10 anos de história da Meia de Pomerode. Também estávamos no painel. Como o dia estava quente não deu pra resistir a um choppinho. O meu era de vinho (R$ 12).


Encontramos vários amigos que vieram de vários locais do estado na retirada do kit. Nesse mesmo dia, como parte da programação, tinha a corrida trail run de 10 Km, em um percurso bastante desafiador subindo até o morro da antena, que podíamos avistar bem ao longe. Assistimos a largada com a participação de alguns amigos: Jany, Lú, Cesar August, Martinha e Mariana e depois seguimos para o hotel. Optamos por não ficar no jantar de massas (R$ 25) que seria servido às 19 horas nesse mesmo local.

O hotel que ficamos era bom, confortável e deu até para aproveitar a piscina. O dia estava quente, o que me deixou preocupado para a manhã da prova. A única coisa que me desagradou foi a não flexibilidade de adiantarem o café da manhã para às 5:30 da manhã, uma vez que a largada da meia maratona estava prevista para às 7 horas. Foi pedido de várias atletas que também estavam hospedados por lá, mas só adiantaram para às 6 horas. Resumo, perdemos o café da manhã do hotel e comi somente um pedaço de pizza da noite anterior.

Chegamos ao Parque Municipal de Eventos de Pomerode às 6 horas da manhã e ainda conseguimos vaga no estacionamento. Bom que achamos até um cafezinho para acordar e esquentar. Encontramos a Juciana e o Jabson e fomos para o local da largada no Pórtico Turístico Sul, junto a praça central de Pomerode (cerca de 500 metros de distância).

Além da meia maratona, a programação incluía uma prova de 6 Km com percurso diferente e pro lado oposto. Quem participou dessa prova foi o Enio e a prima dele. A Aninha também tinha feito essa distância no ano passado, e como prometido esse ano voltou para fazer a meia maratona.

Meu objetivo era tentar melhorar o tempo dos 21 Km do ano passado, 1h37min56s. Tinha esperança, mas não estava tão confiante por não ter me preparado para isso. As condições climáticas ajudaram e o dia amanheceu bem fresquinho e sem vento, muito bom para correr.

Às 7 horas foi dada a largada para os mais de 1.100 atletas da meia maratona. Eu tinha me posicionado mais ao meio e acabei saindo embolado, meio encaixotado. Geralmente em meias maratonas isso não é problema, pois tem muito tempo pra se recuperar e se considera o tempo líquido para a classificação.

O percurso não tem muito segredo. É uma reta só pela Av. 15 de Novembro até atingir cerca de 10,6 Km e volta pelo outro lado da via.


Apesar de não ter feito um bom 1º Km (4:47 min/Km) devido ao congestionamento inicial da largada, consegui me recuperar um pouco nos quilômetros que se seguiram e mantive o pace médio na casa dos 4:40 min/ Km até o 6º Km. Foi então que senti uma pequena dor na altura do coração ou próximo dele. Me preocupou um pouco. Não estava correndo no meu esforço normal, respirando muito mais forte que deveria.

Estava próximo do amigo Ronaldo Urbano, que corre em ritmo próximo do meu. Consegui acompanhá-lo durante um tempo, mas foi ficando cadas vez mais difícil desde então. O meu ritmo não encaixava e aos poucos o pace foi subindo. Também tentei acompanhar a amiga Elaine Borges que corria um pouco a minha frente e só consegui mesmo por alguns quilômetros.

Os postos de hidratação estavam distribuídos de 3 em 3 Km e nas minhas passagens estavam com água gelada. Eu intercalei pegando um copo de água em um e passando no outro. Não tomei gel de carboidrato e também nem tinha levado.

Apesar do percurso ser uma reta só e aparentemente plano, o trecho de ida tive a impressão de ser mais em descida, o que significaria que a volta seria mais em subida. Um pouco depois do 6º Km eu já sabia que não daria para brigar por um tempo melhor que no ano passado e a intenção ficou em tentar fazer ainda um sub 1h40min.

Me aproximando do retorno fui contando mais ou menos os atletas à minha frente que voltavam, e já passavam de 300. Quando cheguei no retorno, apesar de estar com paces acima de 4:40 min/Km, estava dentro do tempo para um sub 1h40, mas não poderia mais deixar cair o ritmo.

Como eu previa, a volta teve mais subidinhas e a partir do 11º Km minha segunda meta deixava de ser viável. O jeito foi administrar pra tentar chegar até o fim em um ritmo um pouco mais leve. Na volta é legal que vamos encontrando os amigos e amigas do outro lado, mesmo quase não conseguindo falar ou gritar. Lembro que passei pela Aninha e disse: quebrei !!!

Um pouco mais a frente, do outro lado da via, uma atleta que estava indo gritou o meu nome e disse: "Eu sou sua fã !!!". Pena que não consegui reconhecer quem era, pois foi muito rápido, mas fiquei super feliz e me deu uma injeção de ânimo pra prosseguir. Queria saber quem era e deixar aqui o meu agradecimento.

Segui em frente e os paces só aumentando, já passando de 5 min/Km. Na altura do 15º Km teve um posto de hidratação com copos de isotônico. Dei uma caminhada rápida para conseguir beber e fui em frente tentando ainda não extrapolar 1h45min de prova. Ainda prefiro os isotônicos em saquinhos ou em copos mais duros.

As subidinhas nessa parte final parece que se acentuaram e com as pernas já bem mais pesadas pareciam não ter fim. No Km 19 bateu aquela indecisão. Ao passar por uma bandinha que tocava para os atletas observei a tenda de "hidratação" com chopp. Eu seguia junto com alguns atletas por perto, alternando as posições. Vi que um deles abortou o bloco e literalmente parou para tomar o chopp. Eu resisti e optei por tomar só no final mesmo. Sei que sou meio fraco pra isso.

Na parte final tem aquela subidinha pela rua de paralelepípedos que é de matar. Eu já sabia e subi pela calçada para facilitar. Entrando pelo centro de eventos os atletas foram recebidos com um lindo corredor com tapete vermelho e flores, que davam um charme todo especial na chegada.

 

Consegui completar a meia maratona com o tempo líquido de 1h42min57s. Longe da minha melhor marca do ano passado, mas até que razoável pelo meu início descompassado. Descansei um pouco, tomei água, isotônico, comi melancia e encontrei alguns amigos das redes sociais como o Rodrigo Souza da R2 Run, e o casal William Pertile e Jessyca de Blumenau, que participaram da meia e foram lá dar uma alô também. Muito legal conhecê-los pessoalmente !!!

Depois sai correndo pra acompanhar a chegada da Aninha. Não demorou muito e avistei ela subindo a rua de paralelepípedo, conseguindo fazer o seu 2º melhor tempo em meias maratonas, mesmo tendo sofrido bastante com bolhas nos pés. Aí sim fomos beber aquele merecido chopp gelado. A fila estava meio comprida, mas andou rápido e valeu a pena pra dar aquela refrescada.

Depois da prova, na arena do evento, aconteceu a apresentação da bandinha, tinha também várias barracas com guloseimas como tapiocas, pastéis, pães, salgadinhos e docinhos, teve a tradicional disputa do topiador (serrar a tora em menos tempo), e a feirinha da prova que continuou até o final.

Por pouco não perdemos a premiação que demorou um pouco. Estávamos mais ou menos no limite para poder retornar ao hotel e fazer o check-out. Por sorte eles permitiram ficar até às 13:30. O amigo Jabson, conquistou a 3ª colocação numa boa disputa da categoria.

Mais uma vez a organização da Corre Brasil está de parabéns pelo belo evento que promoveu comemorando os 10 anos de história da Meia maratona de Pomerode. A distância de 21 Km teve um aumento siginificativo de 10% no número de concluintes em relação ao ano anterior, que já tinha crescido bastante. Só ouvi elogios de todos os amigos que estiveram presentes e a maioria deles disseram que querem voltar ano que vem. E nós também !!!



Percurso 2017 (21,18 Km)
Kit da meia maratona
Sempre nos encontramos e nunca combinamos. Eu, Aninha, Sabine e sua mãe
No painel de fotos, no topiador com a Aninha ano passado
Assistindo a largada do 10 Km Trail Run e saboreando um delicioso pastel
Jantar pré-meia maratona. Pizza Doctor X, em Timbó
Fazendo força
(Foto: Foco Radical)
Percurso razoavelmente plano e em uma reta só
(Foto: Mark - Foco Radical)
Reta de chegada muito linda
(Foto: Christian Mendes - Foco Radical)
Hidratação na chegada. Todo concluinte tinha direito a um copo de chopp
Na premiação, com o Jabson, Ju, Aninha, Sô e Fausto.
Medalha da Meia maratona de Pomerode 2017

Local: Portal turístico de Pomerode e Centro de Eventos - Pomerode/SC
Data: 29/10/2017
Horário: 7:00 Hs
Distância: 21,097 Km (21,18 Km)

Inscrição: R$ 64,00 (Primeiro lote)
Kit: Sacolinha, camiseta cinza, barra de cereal, revista Corre Brasil, chip descartável e número de peito.

Tempo: 1h42min57s
Pace: 4:52 min/Km
Tênis: Asics Noosa FF

Colocação: 031 de 0095 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 290 de 0776 (masculino)
Colocação: 324 de 1132 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário