quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

02/12/2017 - 9ª Corrida de Rua Cidade de Angelina / SC

Foto: Foco Radical
9ª Corrida de Rua Cidade de Angelina / SC


No último final de semana participei da 9ª Corrida de Rua Cidade de Angelina, prova essa que tenho o prazer e orgulho de ter participado de todas as edições desde o seu início, seja sob a organização do amigo Renato Ventura ou sob o seu apoio, no caso dessa edição, que foi organizada pela ACORSJ (Associação de Corredores de São José).

Como sempre a prova foi realizada no sábado à tarde com largada prevista para às 16:30, na Praça Central de Angelina, em frente à igreja. O município de Angelina fica à cerca de 65 Km da grande Florianópolis no Vale das Graças, e tem como um dos principais atrativos o Santuário de Nossa Senhora de Angelina.

Normalmente gosto de chegar mais cedo para curtir mais aquele clima bucólico junto dos amigos. Porém, dessa vez, por conta de um imprevisto por causa da fila para a retirada do kit da Corrida da Unimed, em Florianópolis, só conseguimos chegar em Angelina próximo do horário da largada. Menos mal que a retirada do kit da prova estava bem tranquila e não perdemos muito tempo. Não esquecemos também da contribuição para um melhor natal da APAE de Angelina, já tradicional.

Como opções tinham as distâncias de 5 Km e 10 Km. São distâncias referências, pois na prática os 5 Km tem um pouquinho mais, e os 10 Km um pouquinho menos. A premiação, além da geral no feminino e masculino, teve também por faixas etárias, somente para os 10 Km e até o 3º lugar. Não mais nos 5 Km.

Por ter programado também a corrida da Unimed no dia seguinte, eu e a Aninha escolhemos correr na distância de 5 Km para não nos desgastarmos muito, e o meu objetivo ficou sendo melhorar o tempo em relação ao ano passado, de 23min18s. Não seria muito fácil.

Deu tempo até de fazer um aquecimento e para a felicidade dos atletas o clima estava bem agradável, sem aquele calor insuportável e sem chuva, como normalmente acontece nessa época do ano. Excelente para correr.

Às 16:33 foi dada a largada para os atletas das duas distâncias. Saímos de frente da igreja, contornamos a praça e em seguida viramos à esquerda na SC-281, no sentido da entrada de Angelina. Eu larguei sem exageros e no ritmo que pensava em levar os 5 Km. Percorremos cerca de 2,35 Km até o retorno, entre subidinhas e descidinhas, porém instantes antes do retorno apareceu aquela subida mais acentuada e que quebra qualquer ritmo. Não foi fácil vencê-la e quando cheguei no ponto do retorno já estava totalmente sem fôlego. Sorte que depois tinha a compensação em descida e um posto de hidratação. Estava tão concentrado que nem me recordo se peguei um copo de água, mas acho que sim.

Lembro de estar correndo perto de dois bons referenciais de ritmo conhecidos, o Ronaldo e a Nicoli (campeã feminina nos 5 Km). Isso era um bom sinal de estar em um bom pace. Não foi fácil acompanhá-los.

A minha volta foi bem mais sofrida que a ida. Parecia que os morros não acabavam mais, mesmo nesses curtos trechos. A parte mais complicada mesmo foi na altura Km 4,5 Km, um pouco antes de chegarmos à praça novamente, onde encaramos mais um subida acentuada. Era curta, mas cansado e no final pesa bastante. Difícil subir sem caminhar.

Morrinho vencido, passamos em frente a praça e seguimos reto para o outro lado da SC-281, no sentido do Convento das Irmãs Franciscanas. Os atletas dos 5 Km (como eu) correram mais uns 300 metros e viraram à direita para completar a prova. Já os atletas dos 10 Km seguiram reto, e encararam mais um tanto de morros até retornarem.


Como fiquei aliviado por não ter optado pela distância de 10 Km na divisão dos atletas. Corri somente mais alguns metros até a linha de chegada. Cruzei o portal com o tempo líquido de 23min36s, conforme registro do meu Garmin. Nesse sistema de chip eles só fazem a medição do tempo bruto. De qualquer forma, não consegui melhorar o meu tempo em relação ao ano passado. Pelo menos não piorei tanto (18 segundos a mais), correndo ainda com a barriga cheia por ter almoçado tarde.

Descansei um pouco, me hidratei rapidamente e comi um bom pedaço de melancia. Em seguida fui acompanhar a chegada da Aninha. Tive menos de 5 minutos pra fazer tudo isso, pois logo ela apontou na reta. Vinha logo atrás da 3ª colocada e por pouco não a alcançou nos metros finais. Excelente !!! Ano passado ela tinha ficado em 6º lugar e esse ano conquistou a 4ª colocação geral feminina nos 5 Km.

Não demorou muito e chegaram o amigo Nilton e a vaquinha de Angelina, que marcou presença mais uma vez na prova, concluindo os 5 Km e registrando tudo durante o percurso. Vale a pena conferir a cobertura no vídeo do Por Falar e Corrida.

A cerimônia de premiação esse ano foi a seco e não caiu uma gota de chuva, ao contrário dos últimos anos. Logo no início, tive a felicidade de poder entregar o troféu no pódio para a Aninha, confirmando o seu 4º lugar geral nos 5 Km. E o amigo Enio (conhecido também como a vaquinha de Angelina) também pode fazer a entrega para a Andressa, atleta que veio de São Paulo correr os 10 Km, e conquistou o seu primeiro troféu na 4ª colocação geral dos 10 Km.

Após o encerramento das atividades fomos forrar o estômago com os amigos e comer um bom lanche ali perto da praça mesmo. Esse ano não teve o tradicional jantar pós-prova.

Ano que vem completo a 10ª Corrida de Rua de Angelina, junto com a sua 10ª edição. Não perco por nada !!!  

Percurso 5 Km (5,19 Km)
Kit (camiseta azul ou amarela da Kalenji)

 Local exato onde conheci a Aninha na Corrida de Angelina de 2015
 Voltando, um pouco antes do morro final
(Foto: Foco Radical)
 Voltando, após o morro final
(Foto: Foco Radical)
 Na premiação tive a honra de entregar o troféu da 4ª colocação geral para a Aninha
                     Depois da prova, confraternização com os amigos de Lages, Fausto e Luciano.
 A vaquinha de Angelina também esteve presente e correu os 5 Km
Parabéns, Aninha !!! 4ª colocada geral nos 5 Km
Não faltou o tradicional licor do amigo Egomar, também 100% Angelina. Obrigado !!!
Medalha da 9º Corrida Cidade de Angelina

Local: Praça Central de Angelina / SC
Data: 02/12/2017
Horário: 16:30 Hs (16:33 Hs)
Distância: 5 Km (5,19 Km) 

Inscrição: R$ 50,00 (primeiro lote) - Cortesia
Kit: Camiseta amarela (ou azul), número de peito e chip retornável.

Tempo: 23min36s (tempo líquido)
Pace: 4:33 min/Km
Tênis: Asics Noosa FF

Colocação: 01 de 03 (45-49 anos)
Colocação: 14 de 40 (masculino)
Colocação: 14 de 79 (geral)

2 comentários:

  1. Show de relato, grande presença a sua de 2018 será mais que especial. Abraço e obrigado pelo apoio de sempre.

    ResponderExcluir
  2. Show de relato Hanada !!! Parabéns pela sua 9ª participação consecutiva na Corrida de Angelina !!! Essa prova é uma das minhas preferidas !!! Participo desde a 6ª edição, no ano de 2014, quando comecei o gosto pela prática da corrida, e confesso ter um carinho todo especial pela prova !!! A sempre bela e simpática cidade de Angelina é uma atração à parte. Amo o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, o qual traz uma paz que renova, e local onde faço anualmente minha peregrinação na Semana Santa, caminhando de Santo Amaro da Imperatriz até o Santuário. O anúncio de a 10ª edição ter novamente o amigo e corredor Renato no comando foi realmente uma notícia que alegrou a todos, não que estas duas últimas edições não tiveram seus méritos de organização, mas todos sentiram a falta da presença em massa dos atletas, na 6ª e 7ª edição, que não teve o Renato no comando. E que venha a 10ª edição da Corrida de Angelina !!! Já estou contando os dias para poder pegar o caminho rumo ao Vale das Graças para mais uma aventura runner !!!

    ResponderExcluir