quinta-feira, 22 de março de 2018

18/03/2018 - Circuito Petrobrás Rei e Rainha do Mar - Beach Run

Foto: Foco Radical
Circuito Petrobrás Rei e Rainha do Mar - Beach Run - FLN/SC 
Essa prova apareceu de repente e sem planejamento. Por alguma mídia social fiquei sabendo dessa edição da Beach Run, que é uma das modalidades do Circuito Petrobrás Rei e Rainha do Mar. Além da corrida tem provas de biathlon, natação e sup. Eu conhecia de ver na TV a transmissão da etapa do Rio de Janeiro.

Com um preço promocional convidativo (R$ 56,16 primeiro lote) eu e a Aninha nos animamos a participar. Ainda mais que seria pelas areias de Jurerê Internacional, mais uma das belas praias de Florianópolis. Nos inscrevemos somente para a modalidade de "corrida", cujo percurso era único de 5 km.

A entrega do kit foi realizada na véspera da prova (sábado) na loja Decathlon da SC-401. Fomos retirar os kits no início da tarde e, apesar do movimento da loja, foi bem tranquilo a retirada em si. O destaque ficou por conta da bela mochila da Mormaii, uma viseira e o número de peito já com o chip descartável. Gostei bastante.

Na manhã da prova, como São José não é tão pertinho de Jurerê Internacional tivemos que madrugar para poder chegar com uma hora de antecedência ao local da largada, em frente à Rua das Lagostas. Teria que entregar para a amiga Adriane o kit dela que estava comigo. No trajeto enfrentamos um pequeno congestionamento às 5:45 da manhã devido a dispersão na saída de uma casa noturna na rodovia. Menos mal que local para estacionar perto da prova foi tranquilo.

Chegamos com o dia fresquinho, tempo fechado e com um ventinho. Isso complicaria um pouco a vida dos atletas que participariam das provas no mar por causa do seu agito. O evento disponibilizou  com uma boa infraestrutura, com banheiros químicos, guarda-volumes, tendas de serviços e produtos, massagens, tendas de medalhas, portal enorme, pódio, além de todo parte aquática. Tudo para suportar a multi modalidade esportiva.

No Beach Run (somente corrida) participaram cerca de 200 atletas equilibrados entre homens e mulheres, mas tenho certeza que esse número seria maior se tivesse sido mais divulgado ao público das corridas. Muito amigos nem ficaram sabendo dessa prova ou quando ficaram sabendo já estavam encerradas as inscrições.

Todo o percurso foi pelas areias da praia que, para a nossa felicidade, estava bem firme e favorável para correr. Pontualmente foi dada a largada, às 7 horas, sendo a corrida a primeira das modalidades a largar. Partimos pela areia mais fofa, na altura da Av. das Lagostas e seguimos à direita até quase o final da praia.

Não tinha objetivo de tempo definido, pois sei que o rendimento de correr na areia cai em relação ao asfalto, mas manter um pace abaixo de 4:40 min/km não seria nada mal. Fiz a minha largada mais moderada e me contive, enquanto isso assistia os amigos e amigas dispararem na frente. Acho que quase todos saíram cantando os pneus.

Meu 1º km foi dentro do esperado e serviu para dar uma esquentada, uma vez que não tive tempo de fazer um bom aquecimento antes da largada. Somente a partir do 2º km, mantendo o meu ritmo, fui me posicionando melhor na corrida, que ainda estava acelerada. Seguimos até o retorno, que ocorreu com 2 km percorridos. 


Apesar de ter um posto de hidratação no percurso não utilizei pra não perder tempo. A volta geralmente é bem mais sofrida e conseguir manter o ritmo é sempre um desafio. Até o 3º km até que sustentei, mas no 4º km quebrei um pouquinho passando dos 4:40 min/km. Mas nada muito exagerado.

A parte mais difícil foi o último quilômetro. Chegamos no ponto da largada, mas teríamos que retornar novamente e fazer mais 500m de ida e volta. Aí o psicológico trabalha contra e a briga mental é grande. Mesmo assim ainda consegui melhorar o pace nesse quilômetro final, cravando o tempo líquido total em 22min59s. Digamos que foi um sub-23min bem dos apertados. O meu Garmin registrou 4,98 Km, mas de alguns amigos ficou perto de 5 Km mesmo.
 
Como sempre esse finalzinho é naquele sofrimento máximo, ainda mais tentando correr próximo dos amigos Paulo Henrique, Lélis, Santos, Fausto e Ronaldo. Todos chegando muito próximos. O bom é que um vai "puxando" ou "empurrando" o outro, ficando uma boa disputa !!!

Até que gostei do meu tempo, considerando que pelas praias e dunas do Costão do Santinho não consigo correr abaixo de 25min na distância de 5 Km. Esperei um pouco e vi a chegada das amigas Adriane, Liz, Lislin, e da Aninha, que vieram na sequência. Prova curta chega todo mundo bem próximo.

Me hidratei, peguei uma fruta e uma caixinha de proteína de leite (Natural Wwhey). Depois ficamos assistindo as outras modalidades, que ocorreram em seguida. Acompanhamos a participação da medalhista olímpica Poliana Okimoto na modalidade Beach Biathlon (natação e corrida). Não é sempre que temos essa oportunidade.

Conversamos com a campeã da Beach Run, a querida Jocélia Melek, e também com o Joabe que também correu e muito. Conheci pessoalmente mais alguns amigos "ex-virtuais" das corridas e pudemos bater um papinho: o Ronan de Itajaí e a Sandra aqui de Florianópolis, que estão de parabéns pela participação na prova. 

Encontrei também a corredora e blogueira Andrea Pasold, do blog "A vida é uma corrida". Ela administradoras do grupo @mulheresquecorremoficial, de Balneário Camboriú, e veio me entregar pessoalmente (em primeira mão), o kit do "Treino Virtual Corra com Respeito", organizado por elas. Trata-se de um treino de corrida virtual unissex, voltado à conscientização e luta pelo combate à violência contra a mulher, e ao estímulo e celebração dos benefícios da corrida à saúde física e mental, sendo que as inscrições podem ser feitas com ou sem kit até dia 23/03/2018. Mais informações nos perfis do Instagram e do Facebook: @mulheresquecorremoficial. Adorei o kit e fiquei muito honrado e grato por poder participar dessa ação.

Quanto a premiação, foram entregues troféus no pódio para os 3 primeiros colocados gerais, feminino e masculino. Para os 3 primeiros colocados das categorias por faixa etária foram disponibilizadas medalhas de ouro, prata e bronze, a serem retiradas em uma tenda da organização. Acredito que tenha sido por causa da grande quantidade de categorias e as várias modalidades, o que inviabilizaria a chamada ao pódio uma a uma. Mas que fica um pouco sem graça para o vencedores das categorias, isso fica. Pela listagem da classificação eu bati na trave e fiquei na 4ª colocação da minha categoria de 45 a 49 anos. 

Em resumo, gostei muito da organização do evento e de toda a estrutura que envolveu todas as atividades esportivas do Circuito Rei e Rainha do Mar. Agora, já sabendo da sua existência, ficarei atento para a etapa do ano que vem. 

Percurso da prova (4,98 Km)
Retirada do kit na Decathlon, com Aninha, Fausto, Sô, Tiago e Marcelo
  Kit com destaque para a mochila da Mormaii
Foi de emocionar essa foto da amiga campeã do Beach Run Rainha do Mar, Jocélia Melek
Escobar do "Instituto Paulo Escobar"
Bom rever as amigas Lislin e Liz
Fazendo muita força
(Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical)
Areia firme, boa pra correr
(Foto: Foco Radical)
Eu e a Aninha com as medalhas e assistindo as outras modalidades
 Conhecendo pessoalmente novos amigos atletas: Sandra e Ronan
Gisele, Zenilda e a Andrea Pasold do blog "A vida é uma corrida
Medalha de participação do Circuito Petrobrás Rei e Rainha do Mar 2018

Local: Praia de Jurerê Internacional (Av. das Lagostas) - FLN//SC
Data: 18/03/2018
Horário: 7h
Distância: 5 Km (4,98 Km)

Inscrição: R$ 56,16 (Preço especial com cupom de desconto)
Kit: Mochila da Mormaii, camiseta, viseira, pacote de biscoito Piraquê, chip descartável no número do peito.

Tempo: 22min59s
Pace: 4:37 min/Km
Tênis: Skechers Go Meb Speed 3

Colocação: 04 de 014 (45-49 anos)
Colocação: 36 de 105 (masculino)
Colocação: 39 de 197 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário