quinta-feira, 29 de março de 2018

23/03/2018 - Corrida Chão da Cidade - Floripa 345 anos

Foto: Equipe Confraria das Corridas
Corrida Chão da Cidade - Floripa 345 anos
Não são muitas as provas que podemos fazer em revezamento e ainda mais percorrendo as ruas e calçadões do centro de Florianópolis, onde é tudo muito movimentado durante a semana. Eu e a Aninha nos animamos em formar uma dupla mista por ser uma boa distância pra cada (5 km) e sem necessidade de deslocamento aos postos de troca.

Em uma oportunidade com desconto promocional, fizemos a nossa inscrição aproveitando o primeiro lote ainda. Só não me dei conta que a corrida seria realizada em uma sexta-feira !!! O motivo ?! Seria feriado municipal em Florianópolis, que completaria 345 anos, e essa corrida fazia parte das comemorações de aniversário da cidade. O detalhe é que eu trabalho em São José, município vizinho. Tive que fazer uma adaptações no serviço para não perder o compromisso assumido.

O evento foi uma idealização dos Núcleo de Assessorias Esportivas, associadas a Associação Comercial de Florianópolis /ACIF, em parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Por isso contou em sua grande maioria com atletas membros dessas assessorias de corridas.

A entrega do kit foi realizada na loja Capitão Malagueta do Shopping Beira Mar, durante o horário de funcionamento, na quarta e quinta-feira que antecederam a prova. Eu retirei o kit da nossa dupla ainda no primeiro dia. Tudo muito tranquilo. Veio com uma camiseta bem colorida e bonita. Foram cerca de 300 atletas inscritos, segundo a organização.

As opções de participação eram somente com a distância de 10 km, que poderiam ser percorridos individualmente (2 voltas), ou em dupla masculina, feminina ou mista (5 km para cada atleta). A premiação foi somente para os 5 primeiros colocados gerais em todas as modalidades. Não teve premiação por categoria de faixa etária.

Para aproveitar a calmaria no centro durante o feriado municipal a largada foi marcada para às 7 horas da manhã, no Largo da Alfândega. Como estacionar por lá não é tarefa muito fácil fomos cedinho e, por incrível que pareça, conseguimos vaga em frente ao Mercado Municipal. Durante os dias normais é impossível !

Chegamos por lá ainda antes das 6 horas da manhã e aos poucos foram chegando os amigos e conhecidos das corridas. Porém, muito não puderam participar por trabalharem nos municípios vizinhos de Florianópolis.

Com um pequeno atraso (7:12) todos os atletas individuais e os primeiros de cada dupla largaram do Largo da Alfândega no sentido do Terminal 1. A Aninha abriu a nossa participação e lá se foi. Eu fiquei por ali aguardando juntamente com os outros "segundos" atletas das outras duplas.

Minha expectativa era que ela chegasse entre 25 e 28 minutos, uma vez que o percurso não era muito plano e tinha muitas quebradas, o que dificultaria manter um ritmo mais constante.

Enquanto aguardava, o Bom Dia SC da NSC TV, entrou ao vivo no ar, com a repórter Mayara Vieira informando a programação das festividades do aniversário da cidade e mostrando um pouco do ambiente da prova. E eu ali no meu aquecimento, esperando a minha vez para correr.


Acho que para quem fica esperando no revezamento a ansiedade é maior em relação aos que largam primeiro. É aquela expectativa pela chegada da parceira ou parceiro para o recebimento da pulseira e o início da sua prova.

Com pouco mais de 17 minutos os atletas de ponta começaram a completar a 1ª volta. A Aninha correu no seu limite e segundo a minha contagem, me passou a pulseira do revezamento na 5ª colocação entre as duplas mistas. Me animei e que responsabilidade ! Cabia a mim manter essa colocação, que já seria um excelente resultado.

Recebi a pulseira e saí em disparada, consciente de que o percurso tinha alguns trechos pesados de subidas. Só não contava com tantas quebradas entre as ruas. Inicialmente fui no sentido do Terminal 1 abrindo a minha volta. Um pouco mais a frente fiz o retorno, voltei pela Av. Tiradentes até chegar na Praça XV de Novembro, por onde subi pela rua lateral. Como essas ruas eram de paralelepípedos preferi correr sobre as calçadas, onde era possível, pra evitar alguma torção nos pés.

Mais a frente entramos pela Av. Hercílio Luz, completando o 1º km. Me surpreendi com o pace quando olhei o Garmin (4:16 min/km). Sabia que tinha abusado, mas é difícil se conter no início do revezamento. Tive que reduzir  o ritmo, mas sempre controlando pra não ser ultrapassado.

Viramos à esquerda na Rua Emílio Bum, atravessamos a Praça Getúlio Vargas, seguimos reto e passamos pela frente da Catedral Metropolitana de Florianópolis, com pouco mais de 2 km percorridos.
Descemos e viramos à direita na Rua Felipe Schmidt pela qual percorremos cerca de 1,2 km em uma reta até o Parque da Luz. Estava tão concentrado que nem me lembro de ter passado por postos de hidratação, mas sei que teve. Meu esforço era máximo e até aquele momento ninguém havia me ultrapassado. Passei por vários atletas, mas nem via se eram de duplas ou individuais.

Contornamos o Parque da Luz e retornamos pela outra grande reta, pela Rua Conselheiro Mafra, até chegarmos no Mercado Público Municipal. Eram os metros finais. Cruzamos pelo vão central, onde ficam as mesas dos restaurantes. Nesse ponto o meu Garmin registrou os 5 km.

Lá na frente a Aninha me aguardava para cruzarmos juntos a linha de chegada. Eu vinha em modo acelerado para não perder nenhuma posição da dupla e chegamos em um forte sprint, completando os 10 km em 50min30s. Acho que pela primeira vez não sofri ultrapassagem alguma durante uma prova. Tinha mantido pelo menos a nossa colocação.

Me recuperei do esforço final e retirei a medalha mediante a devolução do chip que era retornável. Aproveitei para me hidratar e comer umas frutas e barrinhas de Supino, disponibilizadas pela organização aos atletas ao final da prova.

Ficamos a espera da cerimônia de premiação, e conversando com os amigos que também já tinham concluído. Enquanto aguardávamos tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente a Carolina Sprícigo, jornalista e uma das administradoras do perfil e do canal do Youtube @mulheresnapista, residindo agora em Floripa. Foi um prazer conhecê-la e tenho certeza que nos veremos agora em muitas provas da região.

Após a chegada dos últimos atletas iniciou-se a premiação. A expectativa maior para nós ficou por conta da dupla mista, que foi a última modalidade a ser chamada. Ficamos na 4ª colocação entre as 18 concluintes. Foi a nossa 1ª conquista em dupla mista e acabou sendo melhor que esperávamos. Eu e a Aninha ficamos muito felizes em subir ao pódio nessa prova especial e comemorativa. Recebemos um único troféu, tipo uma almofada, e 2 kits com camiseta e boné da Caixa. Só achei que no caso de duplas poderia ser entregue um troféu para cada atleta. Nem sempre são casais ou representam uma única equipe, e depois fica chato a divisão. A cerimônia não demorou muito, pois não teve premiação nas categorias por faixa etária no individual 10km.

Apesar da data da prova restringir a participação de atletas que não se beneficiaram do feriado municipal de Florianópolis, foi um excelente evento, que abriu o dia de festividades em comemoração ao seu aniversário. Raras são as vezes que podemos correr por esse percurso pelo centro da cidade e pelos seus calçadões. A organização também foi muito boa e acredito que essa prova tem tudo para crescer nas próximas edições.


Percurso solo e das duplas (2 voltas)
 Kit da dupla
Eu e a Aninha: dupla mista
Foto: Ana Kátia Alves
Aninha cruzando o vão central do Mercado Público de Florianópolis
Foto: Ana Kátia Alves
Passando em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis
Foto: Foco Radical
Palácio Cruz e Souza
Foto: Foco Radical
Encontrando a Carolina Sprícigo - Mulheres na Pista
Pódio - 4º colocados na dupla mista
(Foto: Fausto Egídio - Confraria das Corridas)
Pódio - 4º colocados na dupla mista
Felizes com a premiação - 1ª vez
Troféu e medalhas Chão da Cidade 2018

Local: Largo da Alfândega - FLN/SC
Data: 23/03/2018
Horário: 07:00 h (7h12min)
Distância: 10 Km (4,98 km + 5,14 km = 10,12 km)

Inscrição: R$ 201,40 a dupla
Kit: Sacola, camiseta, pacote de snack, voucher de desconto da loja Capitão Malagueta, pulseira para revezamento, número de peito e chip retornável.

Tempo: 50min30s
Pace médio: 4:59 min/Km
Tênis Edu: Asics Gel Hyper Speed 6
Tênis Ana: Newton Distance IV

Colocação: 004 de 018 (dupla mista)
Colocação: 009 de 051 (geral duplas)

Um comentário:

  1. Olá Edu, tudo bem? Parabéns pela corrida. Não achei em lugar nenhum os resultados dessa corrida. Sabes me dizer se não foram disponibilizados?

    ResponderExcluir