terça-feira, 3 de abril de 2018

25/03/2018 - Corrida Pedra Branca 2018 - Palhoça/SC

Foto: José Carlos Terres
Corrida Pedra Branca 2018 - Palhoça / SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida FB (by José Carlos Terres)

Essa é uma daquelas provas que gosto de fazer pra testar a velocidade e ver o quanto consigo percorrer no tempo de 12 min do teste de Cooper. Por isso nas últimas edições sempre opto pela distância de 3 km, ao invés das de 6 km ou 12 km. É aquela corrida com o pé embaixo e a língua pra fora o percurso todo.

A Corrida Pedra Branca, organizada pela Sports Do tem a largada e chegada na Praça do Passeio Pedra Branca, e percorre um bom trecho contornando a Cidade Universitária Pedra Branca. Uma volta completa tem aproximadamente 3 km. O percurso não todo plano e tem umas subidas pesadinhas logo ao final do 1º km, mas depois tem a compensação, com uma forte descida.

O local da entrega do kit mudou esse ano. Foi no Edifício Atrium (piso térreo), bem em frente a praça do Passeio. Aconteceu nos dois dias que antecederam a prova. Dessa vez não houve aquela abordagem para a apresentação dos empreendimentos Pedra Branca. Só pude ir com a Aninha na véspera e estava tudo bem tranquilo.


 
Vídeo: José Carlos Terres

Conforme a organização foram cerca de 750 atletas inscritos distribuídos nas três modalidades de distâncias: 3 km, 6 km e 12 km. Uma boa parte dos atletas não gosta de fazer várias voltas (4 voltas no caso dos 12 km) e eu sou um deles. Por isso prefiro correr a de 1 volta mesmo. Nas primeiras edições lembro que havia opções de revezamento, e acho que pra esse tipo de percurso seria interessante retornar também essa modalidade.

A largada estava prevista para às 9 horas. Horário meio tarde para uma corrida de domingo de manhã, mas parece que é por causa das normas do condomínio Pedra Branca. Eu não sabia.

No domingo de manhã eu e a Aninha fomos para o local da prova umas 7h30min. A vantagem da largada ser mais tarde é poder dormir um pouco mais. Porém, no caminho desabou um temporal com algumas ruas ficando até alagadas. Já sabíamos que correríamos sob chuva. Menos mal que deu uma aliviada depois.

Chegando por lá fomos encontrando os vários amigos das corridas que aos poucos iam chegando. Bom que boa parte da estrutura era coberta, inclusive os banheiros, e nos protegia da chuva enquanto aguardávamos.

Como a prova é curta, fiz meu aquecimento pra não sair tão frio, ainda mais que estava chuviscando. Nada muito exagerado. Eu e a Aninha, que também iria fazer a distância de 3 km, nos posicionamos um pouco atrás da linha de frente, pra não perder muito tempo na largada. Foi onde deu pra chegar.

A largada foi única para todas as distâncias  e foi debaixo de chuva mesmo. Eu conhecia bem o percurso e procurei me controlar no 1º km, pois no seu final começaria as subidas, na Av. dos Lagos. Mesmo assim o meu pace ficou em ritmo de tiro 4:06 min/Km. Normalmente eu só consigo manter esse pace correndo apenas por 1 km.

No início do 2º km é o momento de maior esforço e onde minha respiração vai ao limite para tentar vencer os morrinhos. Essa subidas terminam logo após percorrermos cerca de 1,2 km. Depois disso vem uma grande descida de uns 200 m para dar uma aliviada e compensar o ritmo perdido nas subidas. Nem dá pra recuperar o fôlego. E depois o percurso fica praticamente plano.

Garmin - Corrida Pedra Branca 2015 - Palhoça / SC

No trecho plano, sem conseguir manter o ritmo inicial e já desgastado pelo esforço inicial sofri algumas ultrapassagens e passei poucos atletas. A chuva apertou e acho que também dificultou um pouco esse finalzinho. Faltando uns 500 metros para chegar, a vontade era imensa de desacelerar, mas não dá tempo pra isso. Os atletas estão todos muito próximos e não dá pra saber de que distância estão disputando.

Aguentei no meu limite para tentar fazer um bom tempo ainda, e a reta final foi do jeito que deu. Debaixo de muita chuva cruzei o portal de chegada, com a narração do amigo locutor Marcello Goma. O tempo líquido ficou em 12min58s.  Achei meio alto em relação às minhas edições anteriores, mas como teve uma pequena alteração no percurso com uns 200 m a mais (registrado pelo Garmin) até que não foi ruim.

Meu pace médio ficou em 4:09 min/km, o meu melhor até hoje na distância de 3 km. Eu dificilmente consigo fazer esse pace em tiros de 1 km, quem diria sustentá-lo nos 3 km seguidos. Se fosse medir os meus 12 min do teste de Cooper teria percorrido 2,91 km. Nada mal. Acho que até dá pra melhorar em um percurso todo plano, mas ficará para uma próxima.

Cheguei bem exausto e molhado. Como sabia que a Aninha viria em seguida fiquei a sua espera para os devidos registros. E para a minha alegria, após a chegada da 1a. colocada dos 3 km, lá veio ela num belo sprint com a 2ª colocada, cruzando a linha de chegada na 3ª colocação geral dos 3 km e com apenas 1 seg de diferença no tempo bruto. Curioso que no tempo líquido ela foi melhor. Mas na classificação geral vale a ordem de chegada. Fiquei super contente pelo resultado da Aninha diante das 70 atletas femininas.

Descansamos um pouco e aproveitamos bem toda a arena montada para os atletas. Que bom que foi em local coberto. Muitas frutas, biscoito, barrinha de Supino, água, café, isotônico, e a entrega da medalha, que esse ano foi diferente. Na verdade eu só estava querendo mesmo era um bom banho quente depois daquela chuva toda. Também teve disponível aos atletas o serviço de massagem da Elementos Assessoria da nossa amiga Fran.

Como a nossa prova foi rápida ficamos assistindo a dos outros atletas amigos que participavam das demais distâncias (6 km e 12 km). E a chuva não deu trégua. Como eu fiquei agradecido por ter feito a distância menor. O Jabson fez 12 km e também fez um final apertado e disputado.

Ficamos para a premiação, com a Aninha subindo ao pódio na 3ª colocação geral dos 3 km e o amigo Jabson também na 3ª colocação geral dos 12 km. Não teve premiação por categoria de faixa etária. Eu não soube na hora, mas passei raspando do pódio, ficando em 6º lugar nos 3 km masculino e o meu amigo Edson do IFSC em 8º lugar. Lembrei de uma ultrapassagem que sofri na segunda metade da prova.

Apesar da chuva, foi uma corrida muito bem organizada e com excelente estrutura aos atletas. O legal é que tem distância para todos os gostos em um percurso relativamente rápido e bem tranquilo para correr, sem grandes preocupações com passagem de veículos. Agradeço ao amigo Cláudio Rafael e Eliane que deram uma força na viabilização da nossa participação.

Percurso da Corrida da Pedra Branca (3,13 Km cada volta)
Eu e a Aninha na retirada do kit na véspera da prova
Kit da Corrida Pedra Branca 2018
Alguns dos amigos presentes na Corrida Pedra Branca
Iniciando o 3º km e perdendo uma posição importante
Tentando acompanhar o pessoal
Reta final sob chuva com registro do Strava
Chegada com tempo líquido de 12min58s
Aninha no pódio conquistando o 3º lugar geral nos 3 km
 Aninha e Jabson de parabéns pelas conquistas
(Foto: José Carlos Terres)
 Eu e a Aninha com a campeã dos 12 km Susy Lizote
(Foto: José Carlos Terres)
Medalha da Corrida Pedra Branca 2018

Local: Passeio Pedra Branca - Palhoça / SC
Data: 25/03/2018
Horário: 09:00 Hs
Distância: 3 km (3,13 km)

Inscrição: R$ 50,00 (em grupo)
Kit: Camiseta, squeeze, chip descartável, Número de peito

Tempo: 12min58s
Pace: 4:09 min/km
Tênis: Asics Piranha

Colocação: xx de xxx (categoria não teve)
Colocação: 06 de 087 (masculino)
Colocação: 06 de 194 (geral)

Um comentário: