quinta-feira, 22 de junho de 2017

18/06/2017 - 10ª Corrida Volta da Lagoa 2017 - FLN/SC

Foto: Foco Radical
10ª Corrida Volta da Lagoa 2017

Sem dúvida essa é a prova que corri mais vezes. Com essa participação fechei a minha 10ª Corrida Volta da Lagoa desde que comecei a minha vida de corredor no início de 2009, sem perder nenhuma edição durante esses anos. A seguir tem o link de todas elas. A contagem dá prova foi assim mesmo.

21/08/2016 - 9ª Corrida Volta a Lagoa - FLN/SC - 10,5Km (10,69Km) - 52min01s
05/07/2015 - 9ª Corrida Volta a Lagoa - FLN/SC - 10 Km (10,72Km) - 48min32s
26/07/2014 - 8ª Corrida Volta a Lagoa - FLN/SC - 10 Km (10,52Km) - 48min55s
21/07/2013 - Corrida Volta da Lagoa - FLN / SC - 10Km (10,45 Km) - 59min31s
29/07/2012 - Corrida Volta a Lagoa - FLN / SC - 10Km (10,42 Km) - 48min45s
17/07/2011 - Corrida Volta a Lagoa - FLN / SC - 10Km (10,4 Km) - 51min13s
06/06/2010 - Corrida Volta a Lagoa - FLN/SC - 10 Km - 51min49s
20/09/2009 - Corrida Volta a Lagoa - FLN / SC - 10 Km (10,5 Km) - 59min25s
21/06/2009 - Corrida Volta a Lagoa - FLN / SC - 10,7 Km - 1h03min25s


Nesta edição havia como opções as distâncias de 3 Km e 10,5 Km (individual ou de revezamento em dupla). Inicialmente até tive vontade de fazer dupla mista com a Aninha, mas a logística para o local de troca e a tradição de ter participado de todas as edições nos 10 Km não me deixaram mudar. Quem sabe em 2018 ?

A entrega do kit foi na Decathlon da SC-401, das 10 às 14 horas do sábado que antecedeu a prova. Apesar de ser um pouco fora de mão para mim acho bem interessante o local, pois podemos aproveitar e dar uma olhada nos itens esportivos da loja, além do estacionamento não ser cobrado como nos shoppings. Estava bem tranquilo e aproveitei para retirar o kit dos amigos Renato e Josué. Para aqueles que foram pessoalmente foi disponibilizado um cupom para sorteio de um relógio com monitor cardíaco. Mas acho que não dei sorte.

Ao contrário do ano passado que estava frio e chuvoso, dessa vez as condições climáticas foram bem favoráveis. O tempo estava firme, sem uma gota de chuva, e não muito frio. Só um ventinho às vezes mais forte nas partes abertas. Importante registrar que como é uma área com muita vegetação foi um festival de picadas de borrachudos, por isso da próxima vez é bom ir preparado com um bom repelente.

Conforme divulgado pela organização (ACORSJ) durante a semana, o horário da largada foi alterado para às 9 horas. Nessa época do ano mais fria acho que ficou melhor pra não precisarmos madrugar. Mesmo assim seguimos para o local da prova chegando às 7:40. O bom é que por lá tem bastante espaço para estacionar sem grandes problemas.

A minha intenção inicial para a prova era tentar bater o meu melhor tempo do percurso que foi em 2015 com 48min32s. Não que eu tenha me preparado para isso, mas coloquei como uma meta para correr atrás e me motivar.

Inicialmente foi feita a largada dos portadores de necessidades especiais, em seguida os atletas dos 10,5 Km (individual e do revezamento), e posteriormente os atletas dos 3 Km, com um percurso mais local, sem avançar pela Lagoa da Conceição. A Aninha também participou na distância de 10,5 Km.

Fizemos a largada passando pelo centrinho da Lagoa no 1º Km, para depois acessarmos o início da Av. das Rendeiras. Mas só por um curto trecho. Em seguida viramos à direita na SC-406 e por cerca de 3 Km margeamos a Lagoa com um lindo cenário a nossa direita. Enquanto corria por esse trecho os amigos Ronaldo Urbano, Santos e o Valdir, me acompanhavam numa mesma tocada. Bom para manter o ritmo.

Nesses quilômetros iniciais estava tudo dentro do planejado, mesmo porque é mais plano. Passei por um posto de hidratação e dei uns goles de água, pois já estava com a boca seca. Começava então a preparação mental para os morros que viriam pela frente, belos quebradores de ritmo. Talvez por isso tenha me poupado um pouco antes.

            Garmin - 10ª Corrida Volta da Lagoa 2017             

A partir do 5º Km a calmaria acabou e começaram os trechos não tão planos, culminando com o temido Morro do Badejo, no final do Km 6. O posto de troca do revezamento fica um pouco antes do morro, ou seja, quem pega a encrenca é o segundo atleta da dupla. São cerca de 550 metros de subida com 41 metros de elevação. Ao meu redor quase todos deram uma caminhadinha, inclusive eu. Só o amigo Urbano que vi subindo trotando. Juro que também tentei, mas o coração já estava saindo pela boca mesmo indo devagar.

No alto do morro vem o alívio, pois depois de uma grande subida vem uma grande descida. Serve para dar uma descansada, ou não. Já tinha percebido que os meus paces tinham ficado muito altos e que aquela meta "gostaria" ficaria para uma próxima. Aí a motivação fica em tentar escapar dos atletas que vem logo atrás e alcançar um ou outro que seguem à frente. Mas estava bem sofrido, pois as subidinhas e descidinhas continuavam e eu não conseguia encaixar uma cadência na respiração.

Próximo da chegada vi o amigo Analto, que tinha me passado ainda na primeira parte da prova. Mesmo morrendo ainda tentei acelerar pra ver se chegava junto com ele, mas ficou só na foto após a chegada mesmo. Não consegui. Meu tempo fechou em 52min11s, 10 segundos a mais que no ano passado, e muito longe da minha ousada meta. Vou precisar estudar o que está acontecendo com o meu desempenho pra ter caído tanto em relação à 2015, cerca de 3min30s de diferença. Deve ser o peso da idade ou os quilos a mais.

Na chegada, recebemos a medalha e aproveitei pra me hidratar bastante. O dia já estava mais quente com a abertura do sol e a Coca-Cola gelada disponível aos atletas nunca caiu tão bem. Tinha também muita água, mexerica, banana, melancia e até um bolinho bem gostoso.

Recuperado, fui fazer uns registros dos amigos e acompanhar a chegada da Aninha que estreava na prova. Apesar de também chegar bem cansada por causa dos morros fez um excelente resultado e bateu na trave do pódio, ficando em 4º lugar na categoria.

Depois de assistirmos a premiação de vários amigos aproveitamos a dica de restaurante anunciada pelo locutor do evento a poucos metros dali, Empório Lagoa. O preço do buffet livre era bem convidativo (R$ 18,00), com destaque para o bolinho de peixe que estava uma delícia.

Resumindo, a prova estava bem organizada, com boa hidratação no percurso e na chegada com excelente recepção. O dia estava lindo, principalmente para as fotos. Tiveram alguns probleminhas quanto a leitura dos chips e prejudicou um pouco a premiação. Inicialmente imaginava que teria muito mais atletas, mas talvez pelo valor da inscrição (no último lote chegou a mais de R$ 120), e a presença de poucas assessorias esportivas, o número de concluintes nos 10 Km teve uma redução de mais de 200 atletas em relação ao ano passado. Também teve o fato de ser um final de semana de feriado prolongado.

Para aqueles que gostam de comparações deixei a seguir o percurso e como estavam as condições climáticas segundo registro do Garmin no horário da prova de 2016 e 2017, 10ºC de diferença.
 
Percurso Volta da Lagoa 2017 - 10,5 Km
Percurso Volta da Lagoa 2016 - 10,69 Km

Retirada do kit na Decathlon - FLN/SC 
Kit da 10ª Corrida Volta da Lagoa 2017 
Margeando a Lagoa da Conceição com os amigos Santos e o Valdir
(Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical)

Um dos únicos trechos fora do asfalto. A poucos metros da chegada.
(Foto: Emanuel K. F. Galafassi - Foco Radical)
 Chegada, tentando alcançar o Analto !!!
(Foto: Foco Radical)
Aninha chegando na curva final
 Aninha e eu com a medalha da prova

Com os amigos no final dos trabalhos
Medalha da 10ª Corrida Volta a Lagoa 2017 

Local: Em frente a Academia Power Club - FLN/SC
Data: 18/06/2017 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 10,5 Km (10,5 Km) 

Inscrição: R$ 64,00 (em grupo)
Kit: Camiseta, 3 pacotes de suco em pó, sacolinha, número de peito e chip descartável.    

Tempo: 52min11s
Pace: 4:58 min/Km

2017
Colocação: 10 de 020 (45-49 anos)
Colocação: 53 de 132 (masculino)
Colocação: 59 de 213 (geral)


2016
Colocação: 011 de 031 (45-49 anos)
Colocação: 099 de 289 (masculino)
Colocação: 108 de 423 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário