quinta-feira, 26 de outubro de 2017

22/10/2017 - Corrida e Caminhada das Mulheres e Desafio dos Homens

Foto: Foco Radical
Corrida e Caminhada das Mulheres e Desafio dos Homens - São José / SC


Esse final de semana seria para fazer um bom treino preparativo para a Meia Maratona de Pomerode, mas como essa corrida é no quintal de casa, eu e a Aninha resolvemos encarar mais uma corridinha com distância de 5 Km. A prova principal que está na sua 2ª edição é dedicada às mulheres, mas para não deixar a gente com vontade tem também a corrida Desafio dos Homens.

A organização da prova foi da ACORSJ, que disponibilizou para as opções de caminhada, 5 Km e de 10 Km. Um dos principais atrativos foi a premiação em dinheiro para os primeiros colocados. Isso atraiu atletas de outras regiões do estado de Santa Catarina. Como a corrida era das mulheres as premiações foram mais generosas para elas, com valores maiores e premiação por faixa etária nas distâncias de 5 Km e 10 Km.



Para retirar o kit o local ficou meio fora de mão. Apesar da corrida ser na beira mar de São José a entrega foi na Decathlon da SC-401 em Florianópolis. Para aqueles que vão de carro a vantagem é que lá tem amplo estacionamento próprio e gratuito. O problema mesmo é resistir e sair de lá sem comprar nada. Eu, a Aninha e mais alguns amigos que encontramos por lá não resistimos. Detalhe que a forte chuva que caiu fez com que ficássemos por mais tempo na loja atrás das novidades.

No dia do evento a arena estava toda montada próximo a Fundação Municipal de Esportes e Lazer de São José, como na maioria das corridas por aqui. Esse local fica a menos de 1 Km aqui de casa e não perco muito tempo pra me deslocar. Isso é bom, pois dá pra dormir um pouco mais. Mesmo assim fomos de carro, chegando por lá às 7 horas. Também é fácil para estacionar por perto.

As largadas foram divididas. Primeiro foram as mulheres da caminhada e das distâncias de 5 Km e 10 Km, que largaram simultaneamente às 8 horas. Os homens ficaram assistindo nesse primeiro momento. Aproveitei para fazer o vídeo da largada e da passagem delas logo após o 1º Km pela ciclovia da beira mar de São José.

Exatamente quinze minutos depois foi a vez dos homens largarem. Não eram tantos quanto as mulheres, mas estávamos lá marcando presença. Também tínhamos como opções as distâncias de 5 Km e 10 Km, sendo que para os 5 Km seria dada 1 volta e para os 10 Km seriam 2 voltas. Como eu estou naquelas de sofrer durante menos tempo, mesmo que seja mais intenso, encarei os 5 Km somente.

Igualmente as mulheres, saímos no sentido de Florianópolis, percorrendo cerca de 650 metros até virarmos à direita na divisa entre os dois municípios. Nesse ponto saímos de umas das faixas da pista, que estava fechada para os atletas, e entramos pela ciclovia.

Nesse 1º Km corri sem exageros, ainda meio encaixotado pela concentração inicial dos atletas que largaram todos empolgados. Ao chegar a ciclovia e até o meio dela consegui manter o pace abaixo de 4:20 min/Km que para mim é razoável nessa distância. Avançando um pouco mais, com a ação do vento que soprava contra, meu pace foi subindo e no 3º Km fechou em 4:32 min/Km. Pela minha experiência prática quando pego esse vento mais forte contrário sei que perco de 10 a 15 segundos por Km. E foi bem isso que aconteceu, além de ter forçado um pouco mais.

Com cerca de 3,2 Km percorridos chegamos ao retorno na outra ponta da beira mar de São José. Passei batido pelos postos de hidratação. Deixei pra depois da chegada. Pensei que então que na volta o vento colaboraria um pouco e foi o que aconteceu no 4º Km, baixando o pace para 4:22 min/Km. O problema é que eu já estava muito cansado do esforço anterior. A respiração no limite.

A seguir tem um comparativo dos tempos e passagens acumuladas entre essa e a corrida da semana passada "Corrida pela Paz". Interessante que os números ficaram bem próximos e a diferença de tempo na passagem dos 5 Km foi de 1 segundo.


Voltando à prova, o meu último quilômetro sofreu uma queda no ritmo novamente. Já estava querendo caminhar, e só não o fiz porque tinha outros atletas próximos e não queria perder o bonde. Meu alívio veio quando chegou a entrada para os atletas dos 5 Km. Virei à direita e cruzei o portal de chegada. Os atletas dos 10 Km seguiram reto e abriram a 2ª volta. Ainda bem que fiquei por ali mesmo. Não aguentava mais.

O meu tempo líquido fechou em 22min48s. Razoável, considerando que os 5 Km tiveram uns 200 metros a mais. Na arena de chegada, uma boa parte das mulheres já tinham chegado, pois tinham largado antes. Vi poucos homens por ali ainda, o que levava a crer ter conseguido uma boa colocação.

Recebi a medalha, bem bonita, com destaque maior alusivo às mulheres. Minha hidratação inicial pós-prova foi um copo de coca-cola e um pedaço de melancia. Sei que refrigerante não é das melhores opções de bebida, mas é muito bom ao final de uma prova intensa.

Logo fui encontrar a Aninha que tinha feito os 5 Km e já tinha chegado também. Ela estava meio gripada nesse dia, e mesmo assim conseguiu fazer a prova em um bom tempo. Enquanto descansávamos ficamos assistindo a chegada dos amigos dos 10 Km, que não demoraram muito a vir.

A premiação demorou um pouco, pois tiveram várias faixas etárias (de 10 em 10 anos) nos 5 e 10 Km. Eu fiquei na 11º colocação geral masculina nos 5 Km. Gostei do resultado. Pena que no masculino só tiveram troféus para as faixas etárias nos 10 Km. Nos 5 Km eu fiquei em 3º colocado na minha categoria 40-49 anos. No geral o amigo Jabson conquistou a 4ª colocação e a Jocélia a 2ª colocação nos 10 Km . Ambos levaram um dinheirinho pra casa. Grandes atletas !!! Ainda durante a premiação teve vários sorteios, mas como o azarado aqui não ganha nem par ou ímpar fui pra casa de mãos vazias. Eram umas cestas bem bonitas.

Dessa vez, como o horário avançou, não deu pra ir tomar o tradicional café da manha, pois já estava mais para a hora do almoço.

Percurso - 5 Km 1 volta e 10 Km 2 voltas

Kit da corrida
Retirada do kit na Loja Decatlhon

Um pouco antes da largada
Com o James e o Enio do Por falar em corrida antes da largada

Largada das mulheres
Eu e a Aninha com as lindas medalhas
As mulheres na expectativa da premiação
Eu, James e Jabson. Essa categoria não é fraca não !!!

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 22/10/2017
Horário: 8:15 Hs (Largada dos homens)
Distância: 5Km (5,21 Km)

Inscrição: R$ 30,00 (em grupo)
Kit: Camiseta, barra de cereal, número de peito e chip descartável.

Tempo: 22min48s
Pace: 4:23 min/Km
Tênis: Asics Hyper Speed

Colocação: 003 de 011 (40-49 anos)
Colocação: 011 de 064 (masculino)
Colocação: 014 de 231 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário